A picada de abelha ou vespa no cão: como agir

Os cães,  assim como os gatos, geralmente são curiosos e perseguem tudo aquilo que voa, inclusive os insetos. Em situações como essas, eles podem acabar sendo picados por abelhas ou vespas. O mais provável é que eles não sofram mais consequências, além de alguma dor ou uma pequena irritação por um curto período de tempo.

Além disso, fique atento se eles forem picados mais de uma vez, se a picada for dentro da boca ou se eles forem alérgicos ao veneno que foi injetado, as consequências podem ser graves.

O que fazer diante uma picada de abelha ou vespa?

Cão e veterinário

 

Se seu animal de estimação tiver antecedentes de reações alérgicas a este tipo de picadas, não perca tempo e leve-o ao veterinário com urgência, porque é alta a possibilidade de que ele sofra um choque anafilático – isso causa risco de morte no seu animal.

  • Diante de sintomas como: fraqueza geral, dificuldade para respirar e um grande inchaço ao redor da picada, o animal deve receber atenção profissional de forma imediata.

Outros sintomas para levar muito em conta são:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Febre;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Tremores;
  • Extremidades frias;

Os cães, geralmente, são picados no focinho, que é uma zona muito sensível do corpo deles. Nesses casos, eles podem sentir bastante dor, mas é muito provável que não tenham muitos inconvenientes. O problema acontece quando o cão caça e morde a sua “presa”.

Se a inflamação se estende para a língua, a boca, a garganta ou o pescoço, pode sofrer obstrução e bloqueios das vias respiratórias superiores.

O ferrão da abelha é dentado e se separa do corpo do inseto – causando sua morte – para ficar na pele do animal que foi picado. Os ferrões das vespas não são dentados, mas provocam mais dor.

Além disso, esses insetos picam várias vezes quando se sentem atacados, por isso, podem provocar problemas de maior gravidade no seu animalzinho.

Se o animal foi picado por uma abelha, você deve tentar tirar o ferrão. A melhor forma é raspando com um pedaço de cartolina ou com a borda de um cartão de crédito ou algo similar.

É desaconselhável o uso de pinças, porque, ao pressionar o ferrão, ele pode se desprender e liberar mais veneno, o que pode agravar a situação do seu animal.Uma vez retirado o ferrão, você tem que higienizar a zona afetada com água e sabonete neutro para cães.

Para descer o inchaço e acalmar o dor, você pode aplicar gelo (enrolado numa toalha) ou compressas frias. Também pode utilizar uma mistura de água e de bicarbonato de sódio, se a picada foi de abelha, ou de vinagre diluído em água, no caso de ter sido de vespa.

Se seu veterinário aprova e te indica a dose correta, dê ao seu animal de estimação um anti-histamínico para contrariar os efeitos do ferrão.

Como prevenir picadas

Cachorro deitado na grama

A única forma de prever estas situações é vigiar – especialmente os filhotes – quando estiverem brincando ou passeando ao ar livre.

  • Tenha em mente que estes insetos, geralmente, são mais comuns na primavera e no verão, sobre tudo, nas horas mais quentes do dia.  É aconselhável que, durante esse período, você saia com seu cão pela manhã, ou ao anoitecer, quando as temperaturas não estejam muito altas.
  • Tente manter seu animal afastado de zonas de muita vegetação e de distintas fontes de água, porque são lugares onde certamente existem muitas abelhas e vespas.
  • Como esses animais sentem-se atraídos pelos cheiros doces, é desejável que evite o uso de perfume e utilize desodorante sem aroma quando estiver passando um tempo ao ar livre com seu animal de estimação.
  • Tenha em conta que eles também podem ser atraídos pelas bebidas com açúcar, como refrigerantes ou sucos e por algumas comidas, por isso, é necessário manter as garrafas fechadas e os alimentos fechados enquanto estiver passeando com seu cachorro.

Se, apesar destas precauções, não for possível livrar o seu animal de estimação de uma picada, mantenha a calma, limpe o local da picada e observe a evolução da ferida. O mais provável é que não aconteça nenhum problema.

Além disso, é bom estar prevenido e saber como agir para evitar problemas maiores. Seu fiel amigo, com certeza, te agradecerá muito.