A primeira unidade veterinária móvel

A Espanha começou a inaugurar em diversos lugares unidades veterinárias móveis, que facilitam o trabalho dos veterinários e beneficiam muito os animais atendidos. Quer saber mais sobre essa novidade e como ela funciona?

De onde surgiu a ideia de uma unidade veterinária móvel?

Como quase sempre acontece, essa ideia foi implantada pela primeira vez nos Estados Unidos, pela necessidade de atender aos animais de estimação sem que saiam de casa. Assim como no caso de veterinários que atendem em domicílio, esse tipo de unidade móvel pretende ajudar os animais com mais comodidade e rapidez.

Veterinários em domicílio

cao_gaiola_viajar_carro

O serviço de atendimento veterinário em domicílio se tornou popular com a crise econômica, época em que os veterinários tinham cada vez menos trabalho e passaram a buscar alternativas para pagar o aluguel e chegar ao fim do mês com algum dinheiro.

Esses profissionais se dirigem o mais rápido possível ao domicílio do cliente e atendem o animal em casa, desde que não seja necessário fazer alguma intervenção que não seja permitida fora de um complexo hospitalar. Sim, as taxas são maiores, pois as horas de trabalho não são tão rígidas. Os veterinários também cobram, em média, 15 euros por deslocamento.

Bom, você pode estar se perguntando qual a diferença entre um veterinário em domicílio e uma unidade veterinária móvel. Contamos para você.

Como funciona uma unidade veterinária móvel?

Ainda que veterinários em domicílio e uma unidade veterinária móvel possam parecer a mesma coisa, possuem muitas diferenças, como:

  • O preço. A unidade móvel não cobrará por deslocamentos e, caso seja necessário transportar ou hospitalizar o animal, o levarão sem custos.
  • Um lugar esterilizado para os procedimentos médicos.
  • Um lugar preparado com equipamentos de última tecnologia para aquilo que não é possível fazer em casa.
  • Atende urgências pelo mesmo preço (algo que os veterinários em domicílio não fazem).

Essas são apenas algumas das diferenças entre os dois serviços. Mas quais os benefícios de uma unidade veterinária móvel?

Quais os benefícios?

Eles são muitos, talvez mais do que você possa imaginar. Muitos cães sofrem acidentes e é recomendado que não se movam. Ter que transportar o animal a um centro veterinário implicaria em um movimento que poderia prejudicá-lo.

Algumas pessoas não possuem meio de transporte para poder levar o seu bicho de estimação a uma clínica. Utilizar o transporte público, como ônibus e metrô, também não é o mais recomendável.

Pessoas que trabalham muitas horas por dia têm dificuldade para encontrar uma clínica que esteja aberta ao voltarem para casa.

ambulancia_pets

Serviço 24 horas. Essa é uma vantagem que os veterinários em domicílio normalmente não oferecem, mas uma unidade móvel estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o ano todo.

Por outro lado, em casos mais urgentes, a unidade veterinária móvel poderá transportar o animal a qualquer lugar, atuando como uma ambulância normal. Isso quer dizer que terá preferência no trânsito, chegando com mais rapidez e fazendo com que o paciente tenha mais possibilidade de ser salvo.

O objetivo de uma unidade veterinária móvel é facilitar as coisas para você e seu bicho de estimação, sobretudo em casos de emergência, ajudando a salvar o seu animal.

Já são muitas as unidades desse tipo na Espanha, Estados Unidos e outros países. Esperamos que, pouco a pouco, outros lugares do mundo possam aderir a essa novidade.