A saúde cardiovascular e os benefícios de ter um cachorro

Você sabia que ter um cachorro pode beneficiar sua saúde cardiovascular? De acordo com cientistas, possuir um animal de estimação, especialmente um cachorro, pode reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, isso porque as pessoas sentem menos estresse acompanhados de seus cachorros; realizam mais atividade física, têm níveis ideais colesterol, pressão sanguínea e uma menor incidência de obesidade.

Mas isso não é tudo. Em nível emocional, possuir um animal de estimação pode reduzir a depressão, o estresse e a ansiedade.

Diminui o estresse

Ter um cachorro pode colaborar para sua saúde cardiovascular

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que quando uma tarefa estressante é feita, as pessoas sentem menos fadiga quando seus animais de estimação estão com eles do que quando um namorado, membro da família ou amigo está perto, por exemplo.

Passar o tempo com um animal também aumenta o nível do hormônio oxitocina, muitas vezes referido como o “hormônio do amor”, um neurotransmissor que aumenta a confiança e reduz o medo.

Reduz a pressão arterial

Ter um cachorro tem o potencial de reduzir a pressão arterial, especialmente em pacientes com hipertensão ou com alto risco de distúrbios emocionais. O contato com um animal de estimação reduz os níveis de estresse, um dos muitos fatores que podem desencadear níveis de pressão arterial.

Alivia a dor

Acredite ou não, os cães podem ser o melhor remédio, especialmente quando uma pessoa está lidando com uma dor crônica, como a enxaqueca ou artrite. Possuir um animal de estimação reduz a ansiedade. E obviamente, menos ansiedade, menos dor.

Reduz o colesterol

Outro resultado saudável para o coração é a redução do colesterol. Pessoas que possuem cães, homens, em particular, têm níveis de colesterol significativamente mais baixos do que aqueles sem animais de estimação.

E não é de admirar. Cachorros precisam de exercício, e para muitos de nós, passear com eles é uma parte importante da nossa própria rotina de exercícios, o que faz com que pessoas que possuem animais sejam menos sedentários e mais ativas.

Para obter os benefícios físicos e mentais, é necessário realizar, pelo menos, 30 minutos de caminhada a pé ou duas atividades de 15 minutos por dia.

Melhora o humor

As pessoas que têm cães têm melhor humor do que aqueles sem animais de estimação. Elas são menos sobrecarregados e geralmente são mais felizes. Os cães são um grande conforto.

Eles fazem as pessoas se sentirem mais felizes, mais calmas e mais amadas, o que resulta em uma melhor saúde geral. É por isso que os cães são, muitas vezes, utilizados em terapias para tratar o transtorno pós-traumático, como possuir um estresse animal não significa apenas ficar certas responsabilidades, mas são uma fonte de carinho e atenção.

Ajuda as pessoas a socializar

Embora possa parecer um pouco contraditório, possuir um cachorro, na verdade, aumenta as chances de uma pessoa socializar. Sair com o cachorro para uma caminhada, de acordo com pesquisas, aumenta a socialização com outras pessoas e muitas vezes melhora a percepção sobre você.

Pessoas acompanhadas de animais de estimação, muitas vezes, são percebidas como mais amigáveis.

A próxima vez que você falar com um conhecido sobre caminhar  acompanhando do seu  cachorro, lembre-se de dizer que você não está apenas passando o tempo, está também melhorando a sua saúde.

Ajuda as crianças a se desenvolverem

Saúde cardiovascular ao se ter um animal

Crianças que crescem em uma casa com animais de estimação são beneficiadas de inúmeras maneiras, especialmente em seu desenvolvimento emocional. Quando uma criança tem um cachorro, ela aprende a se expressar de muitas maneiras e a se relacionar melhor.

Animais de estimação também são muito benéficos para as crianças e jovens que  sofrem de transtornos como o autismo e o déficit de atenção e a hiperatividade. Para esses, lidar com os cuidados de um animal de estimação melhora as suas responsabilidades.

Ainda é importante ressaltar que crianças autistas que têm contato com animais apresentam uma melhora da experiência sensorial extremamente significativa. Manter contato e dar carinho aos animais traz resultados reconfortantes.