A tartaruga de orelhas vermelhas. Um animal delicado

A tartaruga de orelhas vermelhas é uma tartaruga terrestre comumente tida como animal de estimação. Também chamada de “tartaruga florida”, em homenagem as curiosas manchas vermelhas que tem em ambos os lados do pescoço. 

No entanto, este anfíbio é um animal muito delicado, e sua vida em cativeiro tende a ser difícil e curta, se você não tiver cuidado com o habitat dela.

Esta espécie de tartaruga é pequena, mas pode chegar a 20 centímetros de comprimento, sendo, principalmente, um animal diurno que passa muito tempo na água.

Uma vez atingida a maturidade, as manchas de ambos os lados de sua cabeça desaparecem.

Cuidados especiais

tartaruga-orelha-vermelha-2

Ter um animal de estimação exótico não é uma tarefa fácil, infelizmente, por causa disso, muitos acabam gravemente doentes ou morrem por negligência por parte de seus cuidadores, ou ainda, são comidos por outros animais.

Com este tipo de tartaruga, você deve dar atenção especial e redobrar os cuidados para com os olhos, pois estes tendem a inchar, mesmo se elas viverem em um ambiente limpo.

O espaço ideal para as tartarugas viverem deve garantir que elas possam desfrutar de uma boa qualidade de vida. Normalmente, sugere-se levá-las a um espaço amplo, onde tenha água suficiente para que a tartaruga possa mergulhar e nadar.

Algo a que se deve estar atento para com os répteis é a temperatura da água, e também a temperatura do tanque. Lembre-se de que se a água estiver muito quente, será tão ruim quanto se estivesse muito fria.

Portanto, você deve monitorar a temperatura da água para que não exceda os 25 °C e para que nunca caia abaixo dos 18 °C. Caso contrário, a tartaruga poderá ficar doente.

Algo que se deve fazer com frequência é a troca da água do tanque, você também deve incluir nele um filtro, para evitar o acúmulo de bactérias. A qualidade e o cuidado para com a água são essenciais para a saúde do seu animal de estimação.

É aconselhável que o tanque esteja em um lugar ensolarado, assim, a tartaruga pode regular sua temperatura corporal e evitar fungos de ambientes muito úmidos.

O tanque vai precisar de um bom pedaço de terra, um tronco ou qualquer coisa que permitirá que sua tartaruga saia da água para tomar sol.

Alimentação

tartaruga-orelha-vermelha-3

A alimentação é muito importante para as tartarugas, pois a longevidade do animal depende de sua alimentação.

Em geral, a dieta desta categoria de animais é composta de proteína animal, frutas e legumes. Entretanto, as suas necessidades nutricionais variam de acordo com a idade.

Por exemplo, para as tartarugas jovens, é recomendada uma dieta rica em proteínas, pois isso irá ajudá-las a crescer e se fortalecerem.

Quando adultas, as tartarugas irão exigir um maior consumo de vegetais, porque daí obtêm nutrientes essenciais para o seu sustento, focando naqueles vegetais ricos em cálcio, fortalecendo, assim, seu casco, também por serem mais fáceis de digerir.

Tente manter uma dieta rica em vitaminas, caso contrário o casco dela poderá enfraquecer e o sistema imunológico poderá tornar-se propenso a infecções ou doenças.

Uma boa maneira de saber se a tartaruga de orelha vermelha está em más condições é observar a dureza de seu casco, se estiver frágil ou se possuir rachaduras, é aconselhável levá-la ao veterinário. Além disso, observe se as pálpebras estão inflamadas.

Se você decidir alimentar sua tartaruga com rações especiais, lembre-se de alternar a dieta com o consumo de outros produtos, como o frango por exemplo.

O frango é uma boa opção para eles. O ovo, o fígado e vegetais (especialmente verdes) também são excelentes suplementos nutricionais.

As tartarugas novas alimentam-se com mais frequência do que as mais velhas, dessa maneira, enquanto uma tartaruguinha de alguns meses deve ser alimentada todos os dias, uma tartaruga de dois anos, alimenta-se de quatro à cinco vezes por semana.

As tartarugas adultas tendem a comer pouco, apenas uma vez por semana.

Tenha em mente que, para comprar qualquer animal exótico, você deve exigir uma licença do vendedor, assim você evita comprar um animal traficado.

Normalmente, as tartarugas de orelha vermelha são encontradas no mercado dos países onde são obtidas.

O processo de tráfico ilegal de animais produz graves danos aos ecossistemas e matam milhares de animais, produtos de práticas ilícitas de captura e transporte.