A técnica TTouch para reduzir o estresse em seu animal de estimação

Técnica TTouch

Esta técnica conhecida como TTouch tenta obter, através de amor e carinho, a eliminação do estresse e possível ansiedade do animal. Um método excelente para melhorar a vida do animal de estimação.

A pessoa que inventou o método se chama Linda Tellington-Jones, que tentou obter o relaxamento dos animais através da linguagem corporal e do contato. Dessa forma podemos eliminar fobias e medos que nosso animal de estimação possa ter. É preciso estar em um ambiente descontraído, tranquilo, inclusive com música de fundo para que o animal libere seu estresse.

Ruídos, problemas nas articulações e ansiedade

Cachorro correndo

Os cães têm um verdadeiro terror a ruídos altos, como fogos de artifício, bombinhas, foguetes etc., porque a sua capacidade auditiva é muito precisa e muito sensível. Para aliviar os efeitos da ansiedade em nossos animais de estimação, este método consiste em colocar pressão sobre várias partes do seu corpo para conseguir ativar o sistema nervoso e tranquilizá-lo.

Além disso, é muito útil vendar o corpo do animal. As vendas exercem pressão sobre o sistema nervoso e proporcionam um efeito relaxante no animal, acalmando sua ansiedade, e ajudando seu equilíbrio físico e mental.

A melhor maneira de colocar essas vendas é cruzando elas ao redor do peito e em torno das costas, e também nas patas traseiras. A reação dos animais ao sentirem a venda posta pode ser variada, desde a sensação de calma ao nervosismo, desconforto e efeitos imprevistos. Pode ficar parado sem se mover, com medo, deitados, etc.

Nesse caso, devemos prestar atenção em especial à maneira que colocamos as vendas, já que pode ser que aperte o animal ou que ele tenha uma sensibilidade especial em suas costas e pernas e não  seja conveniente colocar a venda. Se observarmos isso, é melhor removê-la.

Tipologia do TTouch

Existem vários tipos de TTouch que conhecemos e apresentamos a seguir:

  • O circular consiste em realizar círculos, um por um, na parte de trás do animal, exercendo pressão com os dedos para ativar a circulação; deste modo, nosso animal reduzirá seu estresse. Enquanto colocamos nossas mãos sobre ele, vamos dizendo palavras de carinho para proporcionar um clima de confiança e relaxamento.
  • Outro tipo de TTouch é o de deslizamentos sobre as costas do cão, sob a forma de carícia, deslizando nossos dedos de uma maneira que ele sinta a sensação de bem-estar, e consiga relaxar seus músculos.
  • O TTouch Python oferece um ambiente tranquilo, onde o animal respirando será lenta, pausada, profunda e tranquila. É importante que o nosso cão ou qualquer outro animal de estimação saiba que nós também estamos tranquilos, se ele detectar que seu dono está nervoso, o efeito relaxante não será alcançado.
  • Outra técnica do TTouch é o circuito e a pista. O objectivo é fazer com que o animal se concentre; especialmente para os animais de estimação com tendência ao esquecimento. Consiste em fazer exercícios e movimentos em uma pista, movimentos distintos e diferentes improvisados, incluindo um passeio como em um labirinto; desta forma, conseguiremos consertar sua atenção e obediência.

Benefícios físicos e psicológicos

Carinho em cachorro

O Ttouch é realizado em partes específicas do corpo, tais como as orelhas, por exemplo. Quando fazemos carinhos em círculo sobre suas orelhas, iremos notando que o animal está mais tranquilo, e ainda vai fechar ligeiramente os olhos com uma agradável sensação de bem-estar.

Em animais com problemas de digestão, uma leve massagem sobre a área do seu estômago vai melhorar seus problemas. Para otimizar seus movimentos, massagearemos suas patas com nossas mãos.

O método TTouch também fornece orientações técnicas para cães teimosos, desobedientes, tímidos, animais que não admitem a disciplina não importa quanto nos esforçarmos devido ao seu caráter hostil. Neste caso, essa técnica consiste em vendar o animal e ter ao lado uma vara de contato. Com toques muito suaves no animal, ele acaba obedecendo.

Veremos as vantagens desse método, por exemplo, quando formos sair para a rua com o nosso animal. Observaremos que o seu nível de obediência terá aumentado, e ele respeitará nossas ordens com muito mais facilidade.

Muitos profissionais no mundo animal utilizam esse método, veterinários, adestradores, cuidadores, enfermeiros caninos, etc. Em muitos casos, esses animais chegam muito nervosos nas clínicas de cães, ou têm dor ou ansiedade, etc. Os efeitos do método TTouch são positivos, uma vez que proporcionam muita serenidade para nossos animais de estimação.