Como acalmar um filhote latidor

cão latidor

Ninguém gosta de um cão que late e late sem parar e incomoda nossos vizinhos. Ter um cão latidor, que late quando não há motivo aparente, pode ser um problema e também pode nos colocar em problemas. Portanto, é necessário educar o nosso peludo para que ele não incomode quando não há razão para isso.

Antes de tentar acalmar o seu cão latidor, você deve primeiro tentar descobrir o motivo de seus latidos. Neste artigo, ajudaremos a fazer ambas as coisas, descobrir o porquê e acalmá-lo.

Como acalmar um cão latidor

Um dos motivos pelos quais um cão late é porque quer algo. Não consegue chamar sua atenção de outra maneira e o faz latindo. O que fazer para acabar com este comportamento?

Não ceda

filhote-um-novo-amigo

Como no caso de uma criança que faz birra, não ceda aos desejos dele. Se você deixar de dar ao seu cão o que ele lhe pede, ele deixará de chamar sua atenção desta maneira. Isto irá demorar alguns dias, já que, se você tiver atendido aos seus desejos durante muito tempo, não será fácil lhe fazer entender que agora você não fará mais.

Por outro lado, você terá que aprender a distinguir entre latidos verdadeiros para pedir, por exemplo, para fazer suas necessidades, ou os que são para atrair sua atenção. É óbvio, sob nenhum motivo você deverá ceder aos desejos de seu cão, sem importar quantas vezes ele latir por eles.

Ignore os latidos

Pense que a forma que os cães têm para se comunicar são os latidos. Mas isso não é desculpa para que o façam quando bem quiserem. Ignorar um cão latidor é a melhor opção para acabar com seus latidos.

Inclusive, mesmo se você o repreender, o animal acreditará que você está lhe dando atenção e intensificará seus latidos. Não brigue com ele, tampouco grite ou o acaricie, tentando acalmá-lo. O melhor é fazer como se ele não estivesse latindo. Dizem que não há melhor defesa do que um bom ataque.

Recompense seu bom comportamento

O reforço positivo sempre é o melhor sistema para educar um cão, por isso, dar uma recompensa quando seu peludo parar de latir ou ficar em silêncio, ajudará o animal a relacionar o silêncio com algo positivo, uma guloseima ou algo que você queira lhe dar.

Comportamento de substituição

A melhor forma de evitar um comportamento indesejado é ensinar um comportamento de substituição. Isso quer dizer que você deverá oferecer a oportunidade ao seu cão de ter um comportamento alternativo quando ele estiver latindo mais do que o habitual.

Assim, ao invés ficar nervoso porque o seu cão late, peça que ele lhe traga seu brinquedo favorito e brinque com ele. Em alguns segundos, ele terá esquecido o motivo pelo qual latia.

Você também pode evitar as situações que fazem com que seu cão lata, por exemplo se ele o faz porque o brinquedo está embaixo do sofá, coloque algo que impeça que isso aconteça.

Acalmar a ansiedade de separação

filhote-pastor-alemao

Se você não ouve o seu cão latir, mas seus vizinhos se queixam, é possível que o motivo pelo qual o seu cão late seja a ansiedade de separação. Para que ele deixe de fazer isso, você deverá acalmar essa sensação em seu animal de estimação. Como?

O melhor modo de fazer isso é que relacione algo horrível para ele, neste caso, ficar sozinho em casa, com algo que ele goste, como alguma guloseima. Antes de sair, deixe-lhe um brinquedo que esconda algumas guloseimas dentro. Assim, ele aprenderá que, cada vez que você sair, terá algo que ele goste a seu alcance. O perigo é que ele queira que você saia mais frequentemente.

Tenha paciência

Esta é a chave para eliminar qualquer mau comportamento ou tipo de conduta que não desejemos em nosso cão. Não grite, não brigue, fale com amor e carinho e seja paciente. Deste modo, você conseguirá seus objetivos e reforçará o vínculo com o seu animal.