Adoção responsável: quais são as chaves?

Adoção responsável

A adoção é um nobre ato que dá a oportunidade a um bichinho de poder contar uma família que o ame e o trate da maneira que ele merece, já que, além de serem seres especiais, os animais de estimação acabam sendo uma parte essencial da vida das pessoas.

Embora adotar seja algo que traz felicidade tanto para o animal como para o dono, é uma decisão que requer muitíssima responsabilidade, já que por se tratar de um ser vivo, devemos oferecer não somente todos os cuidados correspondentes, mas também ser um exemplo a ser seguido, sendo uma pessoa que o trate respeitosa e dignamente. É por isso que aqui deixaremos as chaves para uma adoção responsável.

Tenha paciência e dê ao animal o tempo que ele precisa para se adaptar

Filhote de cachorro

Como você deve supor, quando uma pessoa emigra para outro lugar, ou simplesmente passa certo tempo longe de seu lar, o processo de adaptação é mais difícil nesta etapa, já que por estar em um espaço que não é o que está habituado, o que costuma reinar é uma fortíssima sensação de desconforto.

Isso é exatamente o que acontece com muitos animais quando eles são adotados, e isso pode se traduzir em atitudes retraídas e até tristes, aqui é o momento de ganhar a confiança do animal e mostrar a ele que ele pode contar contigo em qualquer situação.

É nestes momentos que devemos não somente sermos carinhosos e atentos para com o novo membro da família, mas também é o momento de exercitar a paciência, já que a adaptação do animal em seu novo lar poderá demorar um pouco, e superar o trauma que representa ter sido abandonado também.

Adoção responsável requer que se estipule previamente os gastos

É extremamente importante recordar que, ao ter um animal de estimação, haverá uma enorme série de gastos, por isso é fundamental que você esteja certo de que poderá assegurar ao animal tudo o que ele precisa, já que se você for dar esse nobre passo, será imprescindível que lhe ofereça uma boa qualidade de vida, já que do contrário você apenas estará fazendo mal ao animal, isso é adoção responsável.

Por exemplo, um dos gastos que obrigatoriamente existirão com o seu novo animal de estimação são as visitas que ele fará ao veterinário, o que é mais importante do que qualquer outra coisa, já que isso é o que garantirá a saúde do novo membro de sua família.

Outra coisa que terá um custo será a alimentação, já que se você deseja que o seu animal de estimação seja bem alimentado, você terá que lhe dar uma comida que contenha os nutrientes necessários e que lhe ofereça todos os benefícios, e neste caso a ração mais barata que você encontrar nem sempre será a mais adequada.

Por outro lado, por mais que possa parecer banal à primeira vista, também é importante considerar os gastos que você terá no pet shop, já que alguns gatos e cães têm os pelos muito compridos e requerem um cuidado específico para que os animais tenham uma boa saúde, além de uma bela imagem.

A chave para a adoção responsável é educar e oferecer seu carinho

Crianças com animais

Disto não resta dúvidas: quando um animal passa a conviver com você, costuma ser essencial não só que você se adapte a todas as suas particularidades e travessuras, mas também que ele faça o mesmo com o tipo de vida que você leva; já que se existirem maus hábitos que você, talvez, não saiba como controlar, chegará um ponto em que o seu cão estará mal-educado, o que será muito prejudicial e desagradável.

Quando um cão é adotado, tal problema costuma se apresentar com maior regularidade, já que, em geral, se trata de seres que já sofreram diferentes tipos de abusos, além de terem sido abandonados e maltratados, por isso é necessário contar inclusive com ajuda profissional para educá-los no caso de você não conseguir ou não souber como fazê-lo.

Além de tudo isso, o carinho que você irá lhe oferecer sempre será o melhor que poderá fazer por ele, já que a partir disso eles se sentirão acompanhados e se estabelecerá, assim, um vínculo inquebrável entre vocês, cuja solidez dependerá única e exclusivamente do bom trato que você lhe oferecerá dia a dia.

Como vimos, a adoção é uma linda ação, mas longe de ser uma decisão que devemos tomar às pressas, ela deverá ser muito bem pensada.