Adotar um cão mestiço

cão mestiço

A maioria das pessoas que desejam adotar um animal de estimação sempre pensam em um cão de raça, mas hoje iremos lhe falar sobre todas as vantagens que se há em adotar um cão mestiço. Saiba que há cães vira-latas que também são muito lindos, e que também precisam de um lar.

Para saber quais as vantagens se há em adotar um vira-lata, examinemos primeiro as desvantagens de se adotar um de raça.

Desvantagens de se adotar um cão de raça

Cachorro com filhotes

Autor: RD_Elsie

É difícil encontrar um cão de raça em uma associação protetora de animais, por isso as pessoas que desejam um sempre optam por comprá-lo. Mas você sabe tudo o que isso implica?

Os cães de raça provêm de criadouros de animais onde se selecionam as mães e os pais com puro pedigree e beleza excepcional que beira a perfeição, para que cruzem e tragam filhotes ininterruptamente. Vocês não podem imaginar como é cansativo para uma cadela parir ininterruptamente, já que seus partos são de entre três e nove filhotes.

Mas isso não importa para os donos destes criadouros, que apenas querem enriquecer à custa dos animais. Eles obrigam as cadelas a parirem até que elas morram esgotadas.

Por outro lado, quando nascem os filhotes, eles selecionam os perfeitos, os que parecem saídos das fotografias mais belas e profissionais que existem, e desprezam os outros sem compaixão, e os jogam em uma parede ou por um precipício para que morram.

E o que acontece com os filhotes perfeitos? Centenas deles são acumulados e enjaulados em caminhões em condições insalubres. Nestas viagens, mais da metade destes bichinhos morrem. Mas a compensação econômica que estes magnatas dos negócios terão com apenas metade dos filhotes já vale a empreitada, claro, segundo a opinião deles.

Este processo pelo qual passam todos os cães de raça pode ter grandes consequências em seu comportamento e sua saúde psíquica e emocional. Eles podem ficar traumatizados e o comportamento deles é mais difícil de se moldar. Você ainda quer adotar um cão de raça?

Por que adotar um cão mestiço?

Primeiro, se você quer um cão original, diferente e que não se pareça com nenhum outro, saiba que isso você não poderá conseguir com um cão de raça, pois há centenas como eles. Se quer um cão original, terá que adotar a um cão mestiço. Eles são únicos e autênticos.

Os cães mestiços costumam ser cães que foram abandonados por vários motivos:

  • Eram lindos quando filhotes, mas ao crescerem perderam essa beleza (segundo seus donos).
  • Adotaram por impulso e logo os viram como um estorvo.
  • Seus donos não sabiam o que fazer com eles ao saírem de férias.
  • Seus donos se mudaram para uma casa onde não se permitem animais.
  • Se tornaram idosos e os donos não estão dispostos a cuidar mais deles.

filhotes vira-latas

Que coisa mais cruel! Mas o certo é que adotar um cão mestiço te fará partícipe de algo maravilhoso: dar um lar a um animal que necessita e que está desejoso de receber e também de dar todo o amor possível.

Os cães mestiços são muito mais fáceis de serem educados. Estes cães foram expostos a uma submissão forçada e quando você os ama e lhes dá o que necessitam, eles se sentem tão agradecidos que lhe obedecerão em tudo. Também, estão livres dos traumas que têm os cães de raça, pois não passaram por tudo aquilo que dissemos anteriormente, por isso o comportamento deles também será bem mais tranquilo.

Estes animais possuem o chamado “vigor híbrido” que lhes faz ter uma incrível capacidade física. O “vigor híbrido” consiste em se manter em um cão proveniente de duas raças, de maneira natural e sem escolhê-las, o melhor de ambas as raças fazendo dele um ser extraordinário.

São amáveis, carinhosos, fortes e obedientes, o que mais você poderia querer de um pet? Você ainda está pensando se adota ou não um cão mestiço? Eu, se fosse você, não pensaria mais…