Albinismo, uma falha genética

Cada animal é especial e único em sua própria maneira. No entanto, animais albinos costumam chamar a atenção por sua cor. Talvez você já tenha ouvido sobre o termo albino em referência aos seres humanos que não possuem pigmentos em seus olhos, pele e cabelo. 

Mas você sabia que os cães também podem ter essa condição genética? Nem todos os cães brancos são albinos, mas há alguns casos em que eles têm algum grau dessa condição genética.

O albinismo é uma condição hereditária que está presente no nascimento, ele se caracteriza pela falta do pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos. Existem muitos tipos de albinismo envolvendo a falta de pigmento em graus variados.

Essa condição, que pode se apresentar em todas as raças de animais, pode ser acompanhada por problemas nos olhos.

Os cães e as pessoas têm em comum a mutação genética que provoca o albinismo. O mesmo gene mutante, por exemplo, da raça Dobermann Pinscher, também está associado a uma forma de albinismo em seres humanos.

Causas

Quais são as causas do albinismo?

O albinismo é uma doença rara e há diferentes tipos. Um dos mais conhecidos é o oculocutaneous e suas causas são genéticas.

Cada célula do corpo contém um par de genes, herdado de cada pai. Esses genes agem como uma espécie de “plano mestre” que orienta o desenvolvimento de um feto.

É um problema hereditário, causado por uma falha em um ou mais dos genes que são responsáveis por dar o pigmento, a melanina, para os olhos e pele.

Como resultado, os animais albinos têm pouco ou nenhum pigmento nos olhos, na pele e a pelagem pode ser incolor. Existem diferentes tipos de albinismo, pois envolvem um número de genes diferentes.

Também é possível herdar um gene normal e um com albinismo. Neste caso, o gene normal fornece informações suficientes no seu modelo celular para gerar um pouco de pigmento.

Muitos animais com albinismo podem ter uma variedade de problemas em sua aparência. Na verdade, eles podem ter uma íris que varia de cinza pálido e de azul a marrom.

Animais com albinismo podem ter algumas dificuldades nos olhos: pouca visão, astigmatismo ou problemas presentes na coordenação, fixação e monitoramento de objetos – estrabismo – que pode vir a causar alguns inconvenientes na percepção de profundidade, especialmente à curta distância.

Eles também tendem a ser muito sensíveis à luz (fotofobia).

Cães com albinismo

Cães com albinismo

Um animal completamente branco, com olhos cor de rosa e pele rosa pálida é considerado albino e tecnicamente é conhecido como um cão com tirosinase-negativo.

Tirosinase é uma enzima envolvida na produção de melanina, e esta é a substância natural que dá cor (ou pigmento) para os olhos, para a pele e pelos, no caso dos cães.

O albinismo é uma falta, ou defeito, nesta enzima e é causado por um gene recessivo que é herdado de ambos os pais. Muitos cães albinos sofrem de surdez porque a pele não pigmentada do canal auditivo faz com que as terminações nervosas possam estar degeneradas.

Outras formas de albinismo podem ocorrer em cães que sofrem algum tipo de clareamento, mas tem um pouco de pigmento. Geralmente, isto pode ser visto em raças tais como os Pastores Alemães brancos, no West Highland Terrier branco e no Dobermann.

Outros cães, por outro lado, podem herdar genes que criam padrões de pelagem exclusivos, causados pela falta de pigmentação. Isso muitas vezes aparece nos Pastores Australianos, no Shetland, Corgi, Dachshunds, Collies, Dogue Alemão e outros.

Não há tratamento que possa substituir a falta de melanina que causa os sintomas do albinismo. Os veterinários só podem tratar, mas não podem curar os problemas de visão.

Por outro lado, como mencionado, a melanina protege a pele da luz direta do sol. Portanto, os cães albinos são muito suscetíveis a queimaduras solares e câncer de pele e olhos.

No caso de você ter um cão com essa condição, recomenda-se que ele não seja diretamente exposto ao sol. Neste sentido, é necessário protegê-lo. Para fazer isso, aplica-se um protetor solar.

Também é aconselhável proteger a pele usando itens como roupas e protetores, incluindo óculos de sol para animais de estimação.