É alérgico a gatos? Estas dicas podem te ajudar

Você é alérgico a gatos?

Ser alérgico a gatos ou a outros animais é uma das piores coisas que podem acontecer com alguém. Por mais gratificante e benéfico que seja estar perto desses seres, desenvolver reações alérgicas pode dificultar e muito a convivência.

Quando alguém sofre com esse problema, não é possível aproveitar nem ao menos um momento junto desse pequeno animalzinho, graças aos vários sintomas alérgicos que a pessoa pode apresentar.

Para muitos amantes dos animais, a pior alergia de todas é a alergia a gatos. Basta abraçar ou acariciar um deles para que os sintomas comecem a aparecer.

De acordo com cientistas, as reações alérgicas ocorrem porque os alérgenos do gato desencadeiam uma resposta de hipersensibilidade no corpo quando uma toxina bacteriana comum está presente. Isso geraria, nas pessoas alérgicas, uma resposta imune caracterizada por sintomas como coriza, espirros ou tosse.

Se você é uma dessas pessoas que apresentam alergia a gatos e quer combater os sintomas que aparecem ao estar perto desses lindos animaizinhos, siga as dicas que daremos a seguir.

Escove o pelo de seu gato

alergias mascote

De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o que desencadeia a alergia aos gatos é uma espécie de caspa que eles possuem.

As caspas aparecem principalmente durante a troca de pelo e é terrível para as pessoas alérgicas. Além de causar sintomas como espirros e tosse, pode ser muito prejudicial.

Para evitar esse incômodo, o melhor é escovar o pelo de seu amigo uma vez por dia. Naturalmente, isso deverá ser feito por alguém que não seja alérgico por esses animais.

De acordo com a recomendação de especialistas, a escovação deve ser feita ao ar livre ou ambiente aberto. Caso contrário, a caspa permanecerá no ambiente, desencadeando os sintomas alérgicos.

Elimine os pelos de objetos próximos

Esse é outro truque muito eficaz para as terríveis alergias que esses adoráveis animais provocam. Você deve eliminar todos os pelinhos que os gatos deixam nos locais que frequenta.

O primeiro objeto que você deve inspecionar é o tapete, já que ele costuma ser o lugar que apresenta a maior quantidade de pelos dos felinos.

Fique atento as suas roupas, caso seja comum que seu gato brinque com elas. Abaixo, listamos diversos métodos muito eficazes para eliminar os pelos:

  • Utilize um rolo com papel adesivo. Basta passá-lo nos locais onde o felino deixou mais pelos e os removerá com muita facilidade.
  • Esfregue um pano úmido sobre suas roupas.
  • Use luvas de borracha. Basta passá-las sobre a superfície cheia de pelos para removê-los rapidamente.
  • Se nenhuma das sugestões anteriores deu resultado, a última opção que você pode escolher é mergulhar sua roupa na água e esperar que todos os pelos se soltem do tecido.

Além de todos os lugares já mencionados em que o seu gatinho possa ter deixado pelos, não se esqueça de limpar constantemente a caixa de areia.

Esterilizá-lo pode ajudar a reduzir a alergia

dar banho no gato

Curiosamente, esse procedimento cirúrgico é fundamental se você quiser combater as reações alérgicas que seu pequeno amigo de quatro patas gera.

A razão? A esterilização reduz consideravelmente a produção do alérgeno que provoca as reações alérgicas, principalmente no caso de machos.

Além disso, é um procedimento que traz muitos benefícios para o seu felino. Entre eles estão:

  • No caso dos machos, reduzirá significativamente o nível de agressividade do animal.
  • Reduz as chances de desenvolver problemas renais.
  • Nas fêmeas, reduzirá os riscos de desenvolver câncer de útero e gravidez psicológica.
  • Reduz a chance de o animal fugir de casa.

Especialistas afirmam que as reações alérgicas que um gato esterilizado pode causar, quando não completamente eliminadas, são muito menos intensas.

Conviver com animais é muito benéfico para nós seres humanos. Essas criaturas nos ajudam a ser mais responsáveis e nos ensinam a cuidar de outra vida.

Se você deseja viver com um gatinho, mas é alérgico, as dicas deste artigo vão ser de grande ajuda.