Uma alimentação correta ajuda a prevenir o câncer em seu animal de estimação

Alimentação para prevenir o câncer nos animais

Assim como ocorre com os seres humanos, há diferentes coisas que podem ser feitas para reduzir a possibilidade de que o seu animal de estimação desenvolva um câncer. No entanto, é preciso levar em conta que estas ações não são iguais as que uma pessoa realiza para afastar esta terrível doença.

Trata-se, como sabemos, de uma doença que pode não apenas ser mortal, mas que também tem um tratamento extremamente difícil e caro, assim como um efeito muito triste, pois podemos ver nosso amigo mais fiel ir se deteriorando pouco a pouco até chegar ao final definitivo de sua vida.

Conselhos importantes para evitar o surgimento de tumores

Veterinária cuidando de cão

Para tentar diminuir e eliminar os riscos associados ao surgimento desta doença, há algumas ações que podem ser priorizadas:

  • Devemos ter muito cuidado com alguns produtos que utilizamos em nosso lar, por meio de sprays, como é o caso do tratamento da grama ou de plantas no interior da casa. Alguns destes compostos que aplicamos podem ter elementos químicos cancerígenos, se não para nós, sim para os nossos cães.
  • Alguns tratamentos contra pulgas e carrapatos são nocivos para os nossos animais, já que causam o mesmo efeito descrito no ponto anterior. É preciso sempre se informar muito bem sobre a sua composição e os possíveis efeitos colaterais que podem causar.
  • Também é preciso ter cuidado com as vacinas e injeções que damos em nossos cães. Algumas das substâncias injetadas são suscetíveis a conter aditivos que podem causar mais males do que os benefícios que prometem oferecer. Assim como no caso das pessoas, uma vacina prejudica o sistema imunológico de nosso cão.
  • Outros elementos como o tabaco, fumar perto de nosso animal de estimação, também o torna mais suscetível a sofrer de câncer no futuro.

Exercício, dieta e alimentação

O exercício regular e a dieta apropriada para o nosso melhor amigo também contribuem para prevenir muitas doenças, assim como é o caso do câncer.

Um dos aspectos mais importantes na prevenção de doenças graves nos animais, assim como ocorre nas pessoas, é a alimentação. Os produtos alimentares que podemos encontrar de forma industrial não são necessariamente ruins, e estão pensados para proporcionar nutrientes. No entanto, eles não contêm nutrientes, vitaminas e elementos saudáveis.

Por isso, devemos evitar sempre que possível dar alimentos industrializados para os nossos animais de estimação. Devemos oferecer a eles alimentos naturais, como é o caso das frutas e das verduras. Assim, estaremos proporcionando a eles uma grande quantidade de nutrientes.

As frutas e as verduras são muito benéficas para as pessoas e também para os animais. No entanto, há animais que podem ter alergias a alguns destes produtos, por isso é importante consultar o seu veterinário de confiança antes de dar estes alimentos a nossos cães.

Aporte nutricional

Cachorro comendo maçã

Nos últimos anos foi comprovado um aumento no número de tumores mais ou menos malignos presentes nos animais de estimação. Para evitar que o sistema imunológico de nossos amigos seja prejudicado, uma série de nutrientes devem ser levados em conta, entre os quais podemos citar:

  • As vitaminas e minerais, integrados com outros nutrientes, são muito importantes, principalmente no caso da vitamina A, por contar com efeitos anticancerígenos. A vitamina C também ajuda a evitar o surgimento de células cancerígenas, combinada com outras vitaminas e minerais. As vitaminas D3 e E também reduzem o surgimento de tumores.
  • Os ácidos graxos saudáveis, como é o caso do ômega 3, estão contidos em alguns peixes como o salmão, sardinha, bacalhau, atum, e também na gema de ovo, no grão-de-bico, espinafre, etc. Eles são muito positivos para evitar o desenvolvimento de tumores.
  • Os chamados bioflavonoides, presentes em alimentos como a uva, o trigo, groselha, e os cítricos, contêm propriedades antioxidantes, benéficas para reduzir o surgimento e o desenvolvimento de células cancerígenas.
  • Os aminoácidos como a arginina e a melatonina também freiam o surgimento de tumores e são antioxidantes. Podemos encontrá-los nos ovos, leite, legumes, cereais, vegetais, frutas, etc.
  • Para o combate ao câncer, foi desenvolvido na atualidade o tratamento com plantas, como é o caso do ginseng, que proporciona uma melhora geral do sistema imunológico, o chá verde, a cúrcuma, o aloe vera e os fungos e cogumelos.

Como acabamos de ver, a natureza nos oferece muitos alimentos que podem agir de uma forma protetora para prevenir doenças graves, como é o caso do câncer. Nenhum destes alimentos e suas características nutricionais é capaz de garantir com certeza absoluta que esta doença terrível não irá surgir, pois também há diversos outros fatores que influenciam o seu surgimento. Entretanto, tudo o que pudermos fazer para preveni-la é válido.