A alimentação dos papagaios

Uma parte muito importante entre os cuidados de qualquer animal está na alimentação. A alimentação desempenha um papel fundamental quando se trata de animais exóticos que temos como animais de estimação, por isso, preste muita atenção porque iremos ensinar tudo sobre a alimentação dos papagaios.

Antes de mais nada, deve-se ter em mente que os papagaios são animais que, normalmente, são encontrados em climas quentes ou tropicais, assim você deverá dar alimentos característicos dessas regiões para eles.

Igualmente, você deve saber que não pode dar qualquer comida para o animal, porque há certos tipos de alimentos que podem prejudicá-lo.

Uma nutrição adequada será notada na vitalidade que o animal refletir, assim como no estado da plumagem e no bico.

Mesmo os papagaios sendo animais de vida longa, uma boa nutrição garantirá que ele possa ter uma vida tão feliz quanto possível, pois isto permitirá que ele suporte melhor as mudanças de clima e, por sua vez, reduzirá o risco de desenvolvimento de doenças e pode até mesmo impedir algumas doenças, pois fortalece o sistema imunológico, os órgãos e as células.

De que são compostas as dietas dos papagaios

Isto varia muito, dependendo da espécie, mas, no geral, é baseada no consumo de diferentes frutas, vegetais e sementes, embora exista uma pequena parcela que  chegue até a destroçar mamíferos, répteis e pássaros menores.

Geralmente, é usado o alimento seco para animais de estimação, como uma ração.

Frutas mais recomendadas

Recomendações

Algo que você deve manter em mente antes de alimentar seu papagaio com uma dieta à base de frutas, é o teor de glicose que estas oferecem.

Por exemplo, melão ou banana, de maneira bem dosada, podem ser dados, não mais do que duas vezes por semana, uma vez que têm um teor muito elevado de açúcar.

O mesmo se aplica à outras frutas com um elevado teor de sacarose, pois elas possuem uma liga entre a glicose e frutose (por exemplo, a manga ou as cerejas).

Considerando a recomendação anterior, você pode dar qualquer tipo de fruta. Claro, levando em conta que você deve fornecer uma dieta variada para a ave não ficar entediada.

O que recomendamos é variar a cor da fruta que você dá, pois esta é uma maneira de saber se estamos oferecendo diferentes tipos de vitaminas e nutrientes.

De preferência, inclua três tipos de fruta por porção. Algumas das frutas recomendadas para o seu papagaio são: maçãs, peras e laranjas.

Outros alimentos que podem ser dadas e que eles adoram são os pimentões e os tomates.

E principalmente, nunca dê abacate, já que isso pode ser mortal.

Vegetais remomendados

Os papagaios complementam suas dietas com o que é apresentado em seu ambiente natural, como o consumo de diferentes vegetais, que podem ser selecionadossegundo a cor.

Normalmente, ele come vegetais folhosos como espinafre, brócolis ou couve. Você pode dar alface, embora o consumo contínuo dessa verdura possa causar diarreia.

As raízes também são boas como alimento, por exemplo, a cenoura, o aipo e a couve-flor. Mas deve-se ter cuidado ao dar constantemente raízes, pois elas podem ser de difícil digestão.

Ração

Frutas ou ração?

 

No mercado, você pode obter diferentes marcas de ração ou alimento seco para o seu papagaio.

Recomenda-se que este elemento não falte na dieta, embora não implica que seja estritamente necessário.

No estado selvagem, os papagaios tendem a comer lama, argila ou pequenas pedras para ajudar seu corpo a digerir, e, nos animais domésticos, isso pode ser substituídos pela ração.

Tenha em mente que estas são especificidades que dependem da espécie e, em particular, é bom levar em consideração o tamanho do animal.

Outros alimentos

Outro tipo de alimento que você pode incluir, mas não com freqüência, são as massas e alguns legumes (embora eles possam ser difíceis de digerir e é recomendado servir com a ração), os cereais, pão de trigo integral e tiras de frango ou peixe cozido sem tempero.