Alimentos para cuidar dos dentes do seu cachorro

Embora os dentes dos cachorros sejam muito fortes, eles também precisam de cuidados. No entanto, limpá-los de maneira habitual pode ser uma tarefa tediosa, por não ser algo do agrado dele. Para conseguir um bom cuidado dental, existem alimentos que se tornarão nossos aliados.

Isso é importante, já que os cachorros têm uma maneira de comer muito diferente da nossa. Não mastigam os alimentos. Isso faz com que fiquem restos de comida nos dentes e, portanto, necessitem de uma boa higiene dental.

Alimentos para a higiene dental canina

ca-come-devagar

Vamos ver a seguir uma série de alimentos que ajudarão você nessa tarefa. Eles tornarão a hora de comer um momento agradável tanto para você como para o seu cachorro.

Alimentos para higiene oral

Esse tipo de alimento é preparado especialmente para cuidar e manter a higiene dos dentes dos cães.

Previnem a cárie e o mau hálito e contêm aromatizantes naturais, como o alecrim e o eucalipto. Esses têm uma textura dura, por isso ao mastigá-los, eles ajudarão a arrastar os restos de alimentos da boca do cão.

Esses alimentos se apresentam de diversas formas, como palitos, biscoitos ou ossos.

Rações secas

Sempre dissemos a você que o alimento criado especificamente para os cachorros contém tudo o que é necessário para sua saúde. Nesse caso, também cuidam da saúde dos seus cães.

De fato, existem alguns que eliminam a cárie, porque têm ingredientes capazes de captar o cálcio da saliva. Além disso, contêm substâncias que aderem aos dentes e evitam o acúmulo da cárie.

As rações, por exemplo, têm um tamanho e textura criada, especificamente, para que o animal tenha dificuldade de quebrá-los e se veja obrigado a mastigá-lo mais. Isso o ajudará na eliminação da placa bacteriana e da cárie.

Biscoitos e guloseimas

Esses alimentos são os que os cães mais gostam. Quase todas foram fabricadas com o intuito de cuidar da arcada dentária de seu bichinho e você poderá encontrá-las de mil formas diferentes.

Alimentos naturais

Os cães adoram comer o que nós comemos. Pois bem, sua higiene dental é uma boa oportunidade para permiti-los isso.

Por exemplo, sabe-se que, antigamente, dava-se pão duro aos cachorros com a finalidade de que a fricção, ao comê-lo, lhes ajudasse a eliminar a cárie e a placa bacteriana.

Outros alimentos que podem servir são a maçã e a cenoura, por causa de sua boa textura. Ajudará a arrastar os restos que ficaram na boca. O aipo também pode ser acrescentado a esses alimentos, ainda que você tenha que saber primeiro se o seu cachorro vai gostar, pois o seu sabor um tanto amargo pode não agradá-lo tanto quanto o sabor doce dos anteriores.

No entanto, embora esses alimentos possam dar muito bons resultados, o mais recomendável sempre será uma limpeza bucal tradicional.

Como e quando fazer uma limpeza bucal em meu cachorro

escovar-os-dentes-do-cao

A limpeza bucal é algo que você pode fazer em casa. Você já sabe que, nas lojas, poderá encontrar pastas de dentes, escovas de dente e enxaguantes bucais, especialmente projetados para a saúde bucal canina. Embora, como nós dissemos antes, isso não seja uma tarefa fácil.

Contudo, seja como for, que você faça em casa ou não, você deverá levar o seu cachorro uma vez por ano ao veterinário para que ele faça nele uma limpeza profunda. Não pode achar que, porque lhe dá guloseimas ou alimentos que o protegem da cárie, não será necessário levá-lo à clínica veterinária.

Uma revisão anual e limpeza bucal são necessárias para o seu cão, do mesmo modo que para nós. Mas, obviamente, se você compra alimentos especiais para cuidar de seus dentes, a sessão no veterinário será menor e você o ajudará muito a proteger e cuidar de sua saúde dental.