Alimentos proibidos para seu cão no Natal

Alimentos proibidos para seu cão

Quando chegam estas festas tão cativantes, além de carinho, compartilhamos comida. Passamos várias semanas preparando a ceia e as comidas nestas festas para podermos desfrutar com o nossos familiares e amigos. Entre nossos amigos está o nosso cão, por isso devemos nos lembrar que tipos de alimentos estão proibidos para ele.

Por mais que queiramos que nosso amiguinho participe das festas que estamos preparando, devemos cuidar de sua saúde e demonstrar carinho para ele de outras maneiras. Por isso, apesar do título deste artigo, nós vamos mais além. Não só vamos lhe dizer quais os alimentos você não poderá lhe dar ao seu cão no Natal, mas também lhe diremos os quais poderá, sim, lhe oferecer. Porque para o “Meus animais” você e seus pets são muito importantes!

Alimentos proibidos para seu cão em Natal

Cachorro comendo chocolate

Chocolate

Dentre os alimentos proibidos, o número 1 é o chocolate. É um alimento proibido por excelência, já que além do açúcar ser prejudicial para o animal, o chocolate contém um tipo de substância chamada teobromina que não só pode fazer mal para o seu cão, mas também poderá matá-lo.

Sorvetes

Já sabemos que enquanto vocês estiverem jantando, seu cão pedirá de tudo o que estiverem comendo. Mas não se esqueça que eles apenas querem comer e comer. É sua responsabilidade decidir o que lhe dar e o que não. Os sorvetes não são uma boa opção. O alto conteúdo de nata (produto lácteo) poderá causar grande dano ao estômago de seu animal.

Frutas secos

Esqueça de dar ao seu cão amêndoas, nozes ou qualquer tipo de sementes. Elas têm um alto conteúdo de fósforo que podem prejudicar gravemente o organismo de seu animal. Além disso, as nozes são tóxicas para eles.

Xilitol

Embora seja uma substância principalmente encontrada em chicletes, no Natal há muitos produtos para serem assados que contêm xilitol. Além disso, estes costumam ter um alto conteúdo de açúcar, muito prejudicial para o seu cão.

Abacate

Este pode estar muito presente em saladas e coquetéis de camarão. Resista à ideia de oferecer essa fruta ao seu cão. O abacate tem uma substância chamada Persina que pode causar danos gastrointestinais e respiratórios em seu amigo.

Uvas

Não, não e não. Não queira que seu cão participe das festividades comendo uvas. Conhecem-se casos que com apenas 6 uvas, alguns cães sofreram uma insuficiência renal. Podem provocar vômitos e diarreias deixando o cão desidratado e podendo matá-lo em 3 ou 4 dias.

Cebola e alho

O estômago de um cão não está tão preparado como o nossos para sabores tão fortes e a cebola e o alho podem causar grandes danos ao seu animal. Evite-os por completo.

Produtos lácteos

Como no caso dos sorvetes, o leite, o iogurtes e os queijos ficam proibidos para os cães. Além de seu alto conteúdo de lactose, o excesso de gordura destes alimentos não é benéfico para o organismo deles.

Alimentos que você pode, sim, dar ao seu cão no Natal

Listamos anteriormente os alimentos proibidos de serem compartilhados com seu cão, porém isso não significa que não há nada que você possa oferecer ao seu peludo. Aqui daremos algumas recomendações:

Cachorro comendo maçã

  • Sorvetes. Não se engane. Não falamos do típico sorvete que utiliza leite em sua composição, mas sim do leite e da nata que é utilizada para fazê-lo. Este sorvete que aqui falamos é sem leite e seu animal poderá comer sem problemas. Apenas evite dar-lhe muito gelado.
  • Fruta. Embora você não possa dar uvas ao seu cão, há outros tipos de frutas, como a maçã, o abacaxi ou a melancia que os cães poderão comer sem problemas.
  • Peru. Não se esqueça de guardar uma parte do peru para seu melhor amigo. Se ao invés do forno o fez ensopado, lave-o com água antes, para que não fiquem restos de cebola ou alho sobre ele.
  • Frutos do mar. Você não poderá lhe dar em excesso, mas poderá lhe dar de presente um camarão, porém sem casca. A casca poderá lhe causar constipações. Se o seu cão for um dálmata, esqueça esta sugestão.
  • Alimentos sem lactose. Se houver alguém intolerante à lactose na família e têm alimentos sem lactose como queijo, poderá também oferecer de presente um pedacinho ao seu cão. Ele vai adorar.
  • Presunto. Um pedacinho de presunto York ou serrano ninguém rejeita, tampouco irá seu cão.

Esperamos que passe sempre festas felizes e cercado por quem ama, incluindo o seu cão. E que todos desfrutem de uma ceia maravilhosa e sem nenhum problema.