Animais que tiveram uma segunda oportunidade na vida

Animais que tiveram uma segunda chance

Abandono, maus-tratos, exploração e eutanásias desnecessárias. A lista de atrocidades que o homem comete contra outros seres vivos é imensa. Mas a vida às vezes se encarrega de equilibrar a balança. Por isso, hoje contamos a você algumas histórias de animais que ganharam uma segunda chance na vida.

Animais abandonados que encontraram um novo lar

cachorro de rua

Quem nunca cruzou em seu caminho com animais de estimação abandonados à própria sorte no meio da rua? Animaizinhos indefesos, desnutridos, doentes ou feridos, resgatados por almas sensíveis que lhes dão um lar ou os levam a abrigos onde podem se recuperar e ficar a espera de alguém interessado em adotá-los.

Algumas histórias desse tipo são divulgadas pela imprensa ou se espalham pelas redes sociais, e ficamos felizes que alguns desses seres, mesmo que poucos, consigam mudar seu destino e encontrar o amor e o cuidado de que necessitam.

Há algum tempo, ficamos comovidos, por exemplo, com a notícia de um cão que foi esfaqueado no pescoço e na nuca em Almería, na Espanha, e que, após sua recuperação, tinha sido adotado por uma nova família.

Também conhecemos a história de uma tartaruga abandonada que vagava por uma estrada, até que finalmente se tornou o animal de estimação de um lar de idosos, alegrando o dia das pessoas internadas lá.

A vida às vezes oferece uma segunda chance, inclusive para animais abandonados ou que tenham algum problema físico que os impeça de se desenvolverem normalmente.

A ciência, às vezes, fica do lado dos animais

Também são várias as história de animais que tiveram uma segunda chance de vida graças aos avanços da medicina e da tecnologia.

Dessa forma, seres que certamente teriam encontrado a morte em seu habitat natural, ou animais de estimação que – em muitos casos – teriam sido mortos ou abandonados, hoje desfrutam de uma vida completamente normal, apesar de terem nascido sem um membro ou o terem perdido em um acidente, ou terem alguma doença ou ferimentos causados, principalmente, pelo homem.

Mais uma vez, a vida se encarrega de equilibrar os danos que causamos aos animais, colocando no caminho deles pessoas dispostas a oferecer-lhes uma vida com mais qualidade.

Alguns casos de animais que ganharam uma segunda chance

Apresentamos a você alguns exemplos de animaizinhos que, mesmo com suas limitações físicas, conseguem levar uma vida normal graças à intervenção humana.

Macho, o cavalo

O cavalo foi encontrado desnutrido e com uma pata que havia necrosado perto de uma estrada na Índia. Apesar da eutanásia ser a opção mais escolhida nesse tipo de situação, os veterinários decidiram por amputar o membro danificado e colocar uma prótese. Assim, o animal voltou a andar sem problemas.

Búnker, a grua

Essa ave havia quebrado uma das pernas graças ao impacto de uma bola de golfe, no Canadá. Graças à prótese que recebeu, pode retornar à vida selvagem, ainda que monitorada por especialistas.

Motala, a elefanta

A paquiderme havia perdido parte de uma das patas dianteiras, vítima da explosão de uma mina terrestre em uma floresta de sua terra natal, a Tailândia. Após o ocorrido, conseguiu voltar a andar, graças ao uso de sucessivas próteses, que são trocadas de acordo com o seu peso.

Beauty, a águia-americana

Vítima de um tiro disparado por caçadores no Alasca, nos EUA, uma águia-americana perdeu grande parte de seu bico. O acidente a impedia de beber água ou se alimentar. Uma prótese foi impressa em 3D e Beauty pode, finalmente, voltar à vida normal.

Chris, o porco

Menina com porquinho

O porquinho nasceu com má formação nas patas traseiras, o que o impedia de caminhar. Um veterinário da Flórida, nos EUA, o adotou e construiu uma cadeira de rodas utilizando partes de brinquedos.

Aqui está um vídeo para que você conheça um pouco mais sobre Chris, o porco.

Fuji, a golfinho

Um golfinho fêmea teve grande parte de sua calda amputada por causa de uma doença. Embora não possa utilizar a prótese construída para ela em tempo integral, Fuji consegue passar parte do dia nadando com os demais golfinhos que vivem com ela em um aquário de uma ilha japonesa.

E você, sabe de alguma história de animais que ganharam uma segunda chance na vida?