Meu animal pode ser vegetariano?

Se você é vegetariano ou vegano, sabe que não se trata apenas de uma forma de alimentação, mas de um estilo de vida. Dessa forma, é muito provável que você queira que seu animal de estimação também seja. Sabemos que os animais são diferentes dos seres humanos e precisam de nutrientes específicos para estarem saudáveis. Por isso, você já deve ter se perguntado se é uma boa ideia querer que seu animal de estimação de estimação se torne vegetariano.

Acredite, você não é a primeira pessoa a ter essa ideia. Só no Reino Unido já são mais de 50 mil casos de cães vegetarianos e o dobro nos Estados Unidos.

Por que existem cães vegetarianos?

Cachorros

Autor: Miss Chien

O número de cachorros vegetarianos é diretamente proporcional ao número de donos que também não comem carne e produtos de origem animal.

Como o vegetarianismo é um estilo de vida baseado em princípios muito claros, é lógico que o proprietário também quer que essa tendência abarque o seu cão.

Os países com o maior número de pessoas vegetarianas estão na Europa, junto com os Estados Unidos, motivo pelo qual se encontra o maior número de bichos de estimação vegetarianos.

Agora, como conseguimos fazendo nossos amigos de quatro patas virarem vegetarianos? Conseguimos humanizá-los.

Podemos humanizar um animal com uma dieta vegetariana?

Muitos especialistas acreditam que, às vezes, os ideais dos proprietários os levam a mergulhar seus animais em um mundo que não satisfaz todas as suas necessidades. Roberto Élices, professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense, explica:

“No que se refere à alimentação dos animais de estimação, existe uma tendência de confundir os desejos e as filosofias de vida dos proprietários com as reais necessidades de nossos animais.”

Contudo, o professor acrescenta que muito curioso ver o proprietário decide o que o seu bicho de estimação deve comer sem levar em conta as demandas nutricionais do animal.

Considere as recomendações do veterinário

Antes de decidir se o seu cão deve ou não seguir uma dieta vegetariana, o recomendável é que consulte antes um veterinário.

Segundo especialistas, não existem provas de que seguir uma dieta vegetariana prejudique ou beneficie a saúde do cão. Eles também afirmam que é possível oferecer esse tipo de dieta ao animal pois são conhecidos casos de cachorros que não apresentaram problemas com essa dieta, o que significa que essa é a melhor opção para ele.

Todavia, se você escolher oferecer ao seu bicho de estimação uma dieta vegetariana, certifique-se de que ela seja a base de uma ração que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessários para que o animal tenha uma saúde excelente.

Como descobrir qual é a melhor dieta vegetariana para seu animal de estimação? Tenha sempre a orientação de um veterinário. Depois de selecionar o alimento adequado, o especialista fará uma planejamento para que a nova dieta seja introduzida aos poucos e o seu peludo não apresente mudanças bruscas na saúde, preservando o seu bem-estar.

 

cachorro labrador comida

Por sua vez, Alfonso de Las Heras, assessor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos Animais (ANFAAC), salienta que “um cão poderia receber uma dieta em harmonia com um estilo de vida vegetariano, desde que seja suplementada com aditivos que forneçam os nutrientes que são obtidos exclusivamente através de alimentos de origem animal”.

Como você viu neste artigo, sim, o seu cão pode ser vegetariano. Mas isso dependerá da saúde e da idade do animal, assim como de um acompanhamento constante de um veterinário, que cuidará para que a saúde dele esteja sempre em perfeito estado.

Não brinque com a vida de seu amigo de quatro patas. Peça orientação de profissionais e esteja disposto a gastar o necessário para proporcionar um alimento completo e de qualidade para ele.

E você, quer que seu cachorro seja vegetariano? Siga nossas dicas e seu cão será forte, saudável e feliz.