Antipulgas caseiro para o seu animal de estimação

Receita de antipulgas caseiro

Muitos donos de animais se preocupam ao ver o amado bichinho sendo atacado por dezenas de pulgas, que além de serem irritantes, podem trazer consequências prejudiciais para a saúde do animal. Entretanto, não se desespere; daremos aqui alguns truques para fazer um antipulgas caseiro para ajudar o seu animal de estimação.

Todos aqueles que já tiveram animais de estimação sabem como pode ser difícil se livrar destas incômodas pragas, em especial porque elas infestam nossos tapetes, móveis e demais peças da casa, fazendo com que se torne ainda mais complicado erradicá-las.

O que necessito para fazer o antipulgas caseiro?

Você irá se surpreender ao saber que fazer esse prático antipulgas será muito econômico, além de ser muito fácil, pois este antipulgas só contém 3 ingredientes e sua aplicação será em pó. Os ingredientes que precisará são:

  • Farinha;
  • Pó do Neem;
  • Pó da Milenrama.

Esse antipulgas caseiro tem a vantagem de ser seguro e de poder ser removido apenas com uma escovação, caso seja necessário. Devido aos ingredientes do composto, também evita-se a picada de outros tipos de insetos, o que dará paz ao seu animal de estimação.

Cão ao vento

Conheça os ingredientes

Farinha de diatomáceas

Este ingrediente é importante porque tem um alto conteúdo do Silício (ou diatomita), que tem como particularidade desidratar os organismos de sangue-frio, sem que isso implique em dano algum para animais de sangue quente.

Este ingrediente poderá prejudicar animais de sangue-frio (por exemplo os répteis). Entretanto, o uso da farinha em grau comestível é muito recomendado para animais com pelos, como os gatos ou os cães, e seu efeito contra os parasitas da pele está mais do que comprovado.

Pó da Milenrama

Este é um produto produzido a partir das ervas da Milenrama, que têm um efeito cicatrizante, anti-inflamatório e antimicrobiano. Este pó é perfeito para curar as feridas produzidas pelas picadas, em especial a irritação.

Pó do Neem

Este é um repelente de insetos natural proveniente da casca da árvore do Neem. Este produto natural é utilizado, em resumo, para inibir a metamorfose dos insetos e evitar a reprodução. Além disso, é utilizado como um hidratante para a pele.

Ingredientes para o antipulgas caseiro

  • 50 g de terra de diatomáceas;
  • 25 g de pó do Neem;
  • 25 g de pó da Milenrama;
  • 1 tigela grande;
  • 1 colher de pau;
  • 1 recipiente de plástico com tampa (preferivelmente, com furos).

Gato na grama

Preparação

  • Peneire cada um dos ingredientes e coloque-os em uma tigela.
  • Depois, misture-os bem usando a colher de pau, evitando que se formem grumos.
  • Depois, você só deverá colocá-lo no recipiente de plástico com tampa. Usar a tampa é fundamental para evitar que o pó se condense no interior, devido a umidade do ambiente.
  • Guarde em um local quente, sem umidade, para mantê-lo sempre em ótimas condições.

Modo de usar

Escove a pelagem de seu animal para remover qualquer sujeira que possa estar presente. Além disso, a escovação ajudará a desprender algumas das pulgas que não estejam muito presas ao pelo.

Pegue o antipulgas caseiro e polvilhe-o sobre a pelagem, começando pelo lombo até a cauda. Massageie a pelagem de seu animal de estimação para que o pó penetre bem nas camadas internas da pelagem, seja com sua mão ou com uma escova contra os pelos. Isso fará com que o produto se distribua melhor.

As zonas a evitar são os olhos, a boca, o nariz, a parte interna das orelhas, a zona pélvica e o ânus. O contato com as mucosas do animal poderá causar irritações. Portanto, você só deverá aplicá-lo no peito, no lombo, na barriga, nas patas, cauda e na parte inferior do pescoço.

Use o antipulgas uma vez ao mês ou depois do banho, de acordo com os hábitos de limpeza que você tenha com o seu animal de estimação. Porém, você deve saber que este produto deverá ser aplicado apenas com a pelagem bem seca.