O que fazer ao atropelar um animal?

Se você costuma conduzir um veículo regularmente, é muito provável que enfrente a possibilidade de atropelar um animal. Por isso é importante que você conheça os cuidados necessário para tentar impedir que esses acidentes aconteçam e sabia como agir caso não o possa evitar. Em qualquer caso, o importante é zela pela vida, tanto humana como de outras espécies.

Atropelamento de animais, um problema em crescimento

As estatísticas apontam que esse tipo de acidente aumentam ano após ano no país. Javalis e cães são os principais envolvidos nessas fatalidades.

Por isso é imprescindível dirigir com muita atenção e reduzir a velocidade em áreas arborizadas e naquelas cuja sinalização indica a presença de animais soltos, sejam silvestres ou domésticos.

Algumas regiões parecem ser mais propensas a esse tipo de ocorrência:

 

cachorro corre atrás de carro

  • Galícia;
  • Castela e Leão;
  • Aragão;
  • Catalunha.

“Se acontecer de você atropelar um animal com seu veículo, o importante é que não perca a calma e aja com responsabilidade: pare para ajudar; talvez possa salvar a sua vida.”

Como agir ao atropelar um animal

Se você acaba de atropelar um animal, jamais passe direto. Pense que ele possa estar ferido e tente auxiliá-lo rapidamente. Talvez assim possa salvar a sua vida. Considere também que se ele não for retirado do meio da estrada poderá produzir novos acidentes, sobretudo se for um animal muito grande.

E embora existam casos de pessoas que nem sequer param quando atropelam um ser humana e se preocupam mais com os danos que o carro sofreu, lembre-se que é dever de todos proteger e respeitar todas as formas de vida.

Não perca tempo e aja com responsabilidade e sem perder a calma. Deixe as questões legais para o momento certo. Em seguida:

  • Pare o veículo.
  • Indique de forma correta o local do acidente (triângulo, luzes de emergência, coletes refletores etc).
  • Notifique urgentemente as autoridades competentes para que venham em auxílio do animal ou retirem o corpo da estrada.

Que precauções posso tomar para evitar atropelar um animal

Para reduzir a possibilidade de atropelar um animal, siga as recomendações abaixo:

  • Diminua a velocidade em áreas muito arborizadas, com pouca visibilidade ou quando encontrar sinalização de trânsito que indique a presença de animais soltos.
  • Toque a buzina para alertar o animal.
  • Dirija muito lentamente, já que o animal pode aparecer repentinamente e se assustarAlém disso, ele não tem condições de calcular a velocidade de seu veículo.
  • Continue bem devagar, já que muitos animais andam em grupos e é provável que você encontre com outros bichos pelo trajeto.
  • Se o animal é de grande porte (cava, cavalo, cervo etc) e não dê sinais de que irá se afastar da estrada, avise as autoridades.

Proteger a vida acima de tudo

Caso você, infelizmente, seja incapaz de dominar a situação ou o animal aparecer de repente em seu caminho, os especialistas dizem que é preferível ter um impacto controlado do que uma manobra incontrolável.

Uma manobra arriscada pode trazer consequências graves, ameaçando a vida do motorista e seus passageiros, além das pessoas que circulem no sentido contrário. Atitudes como essa podem provocar acidentes com outros veículos ou que o automóvel bata em uma árvore o caia em um buraco.

Recorde sempre que o importante em caso de acidentes não são os bens materiais, mas preservar a sua vida, das demais pessoas que transitam pelo lugar e dos animais que cruzam o seu caminho, alheios ao perigo que correm.