Aparelhos ortodônticos para cães? É possível!

A ortodontia não é um procedimento médico mais conhecido entre os veterinários, mas uma revolução acaba de surgir no mundo dos aparelhos ortodônticos: os aparelhos para cães. É isso mesmo que você leu! Se o seu cão possui alguma deformidade nos dentes, já pode contar com uma solução.

Neste artigo, contamos por que esses aparelhos dentários foram criados, quando custam e como consegui-los. Dê uma olhada, nem que seja apenas por curiosidade.

O porque dos aparelhos ortodônticos

Os cães, assim como as pessoas, podem apresentar deformidades dentais causadas por diferentes fatores, como:

veterinário e cachorro

  • Lesões na boca
  • Doença periodontal
  • Defeitos nos tecidos bucais
  • Desgaste
  • Fraturas
  • Defeito congênito

Até pouco tempo não existia uma solução viável para tratar esse problema que, além da questão estética, afeta também a saúde do animal. Em caso de má-formação nos dentes, o cão pode apresentar dificuldade em mastigar alimentos, preferindo comer apenas pedaços grandes, ocasionando problemas de digestão.

Surgem os aparelhos ortodônticos para cães

Jim Moore é um dentista de cães que ficou famoso graças a fotos postadas em redes sociais de cachorros utilizando aparelhos dentais que ele mesmo havia colocado.

Existem diversos tipos de tratamento, de acordo com o tipo de má-formação dentária que o animal apresenta, como aparelhos de silicone ou metal. Em alguns casos, é possível dispensar o uso de aparelho ortodôntico e corrigir os defeitos de outras maneiras.

Enquanto a maior parte das pessoas que colocam aparelhos nos dentes o fazem por questões estéticas, Jim Moore salienta que, no caso de cães, o mais importante é a saúde.

Caninos superdesenvolvidos podem gerar lesões na boca do animal, chegando a formar fístulas. A malformação também pode causar problemas no sistema digestivo.

Como saber se meu cão precisa de aparelho ortodôntico?

Se você notou algum dente ou canino torto na boca de seu cão a melhor maneira de descobrir se ele precisa de aparelho para corrigir o problema é levá-lo ao veterinário. O especialista poderá orientar você ou redirecioná-lo para um dentista de cães.

Algumas das principais causas que levam ao uso de aparelho ortodôntico em cães são as seguintes:

  • Má-oclusão. Ocorre quando o cão não consegue, por defeito congênito ou trauma, não consegue encaixar as mandíbulas corretamente.
  • Linguoversão. Essa malformação ocorre quando os caninos inferiores crescem voltados para dentro.
  • Caninos em lança. É caracterizada pelos caninos superiores crescerem projetados para a frente.

Em todos os casos, será necessário o uso de aparelhos ortodônticos em seu bicho de estimação.

O tratamento com aparelhos dentais para cães é salgado e pode chegar a custar mais de dois mil dólares, preço simular aos aparelhos para pessoas.

É um problema de raças?

vínculo entre cachorros e humanos

Em alguns casos, sim. As raças com cabeça e focinho achatados costumam apresentar problemas ortodônticos, embora o uso de aparelho nem sempre seja necessário.

Você deve observar o seu animal de estimação e observar se houve mudanças ou a malformação é maior do que você pensava.

Também existem raças pequenas que trocam os dentes de leite mais tarde. Isso faz com que não haja espaço necessário para crescer, malformando os outros dentes.

É uma boa notícia saber que existe solução para problemas que antes pareciam inofensivos, mas que podem ser prejudiciais para a saúde de nossos amigos peludos. Muitas vezes acreditamos que nossos companheiros podem ter problemas parecidos com os nossos, mas que são inofensivos a eles. Essa grande invenção mostrou que existe uma solução. Então por que não usá-la?

O cãozinho que foi protagonistas nas redes sociais e que foi o primeiro (ao menos o primeiro conhecido publicamente) a usar os aparelhos ortodônticos para cães está apresentando grandes melhoras em seus dentes. Ele poderia ter desenvolvido sérios problemas de saúde caso não tivesse inciado o tratamento.

Sem dúvida, essa nova técnica aliviará muitas dores e ajudará a evitar problemas de saúde de milhares de cães ao redor do mundo.