Areia para gatos: escolha a mais adequada

Com tantos tipos e marcas de areia para gato, talvez escolher a melhor para o seu bichano pode não ser uma tarefa tão simples. Perfumada? De sílica? Aglutinante? Neste artigo compartilharemos alguns dados importantes para que você possa escolher qual é a areia mais apropriada para o seu pequeno peludo. 

Como é e qual é a melhor areia para gato?

Os gatos têm suas próprias preferências quando se trata da areia que colocamos em seu banheiro.

Isso pode ser porquê, talvez, as patas do seu animal de estimação sejam muito sensíveis, ou devido aos hábitos criados durante seus primeiros meses de vida ou, simplesmente, um capricho da parte dele.

O motivo do gato preferir um tipo de areia e não outra pode ser um enigma envolvido em mistério.

Na realidade, o que importa é que você proporcione ao seu bichano aquela areia a qual perceba que ele se sinte mais cômodo. Caso contrário, ele poderá recusar a caixa de areia por completo.

Aglutinante ou não aglutinante

Qual areia escolher?

A característica mais notável da areia para gatos é se, com a presença de líquido, ela se aglomera ou não.

A que se aglutina contém uma substância chamada bentonita que absorve a urina e cria um nodo sólido e compacto, deixando o resto seco e limpo.

Quando você a tira com pá, extrai um torrão endurecido de urina junto com as fezes.

A areia não aglutinante permite suavizar a absorção de alguns cheiros através de aditivos como o bicarbonato de sódio ou carvão.

Só podem ser tiradas as fezes. A única maneira de limpar a urina da caixa é trocando toda a areia, em geral, uma vez por semana.

Alguns tipos baseiam-se em cristais de sílica. Esses cristais de sílica são muito similares aos utilizados nos papéis secantes. Absorvem a urina com maior rapidez que os grãos de argila, permitindo que a água se evapore lentamente.

Para os gatos, produtos aglutinantes ou não aglutinantes é uma questão de preferência.Com frequência, os donos inclinam-se pela areia aglomerante, porque é mais fácil para limpar a caixa e não há necessidade de trocar todo o conteúdo.

Geralmente ela é mais cara, mas requer menos trabalho e é mais prática.

Uma das desvantagens deste tipo de produto que alguns donos encontram, é que a areia aglutinante tende a “colar” no gato.

Isso pode ser muito incomodo para aqueles bichanos que têm o pelo longo, já que são os mais propensos a atrair mais sujeira e, quando se limpam, correm o risco de ingeri-la.

Os gatos podem ingerir a areia, seja inalando seu pó ou lambendo acidentalmente grãos que costumam grudar na pelagem ou entre os dedos de suas patas.

Os fabricantes estão conscientes deste problema, portanto esse tipo de produto não é tóxico para os felinos.

Limpando a caixa de areia

Se o pó for uma preocupação para a saúde de seu felino, você poderá encontrar fórmulas que são livres ou baixas em pó.

Com ou sem cheiro

Outro ponto importante é o controle do cheiro. Provavelmente seja um dos pontos mais relevantes para os donos e, claro, para os gatos.

Existem alguns produtos que são perfumados. Talvez sejam uma boa opção para os humanos, mas não para os felinos.

Eles têm o sentido do olfato muito sensível e, às vezes, o aroma floral pode ser incomodo para eles. Portanto, para evitar a presença de cheiro, o melhor é limpar a caixa de areia com regularidade.

Troca da areia

Outro ponto que você deve levar em conta é o que se faz com a areia que acumulada. Esse tipo de produto costuma ter um impacto bastante significativo no ambiente.

Então, qual é a melhor forma de se desfazer deste produto? Há duas opções: uma delas é jogar na privada. A outra, colocá-la em sacos e, depois, jogar no lixo.

Outras considerações

  • Lembre-se de que alguns gatos costumam ter alergia a alguns produtos. Por isso é recomendável que você se concentre muito bem em quais são os ingredientes que tem o tipo de areia que você escolheu, para que não prejudique a saúde de seu animal de estimação.
  • Você deve considerar o custo do produto que escolhe, e quanto tempo ele pode ser utilizado. Também deve valorizar se é necessário trocar por completo a totalidade da areia da caixa.

Então, qual escolher? No geral, a areia aglomerante parece ser uma opção, mas também o é a de origem vegetal.

Na verdade, se está pensando em trocar de produto, lembre-se de que a transição deverá ser feita gradualmente.