Arranhador, o melhor brinquedo para gatos

São muitos os brinquedos disponíveis no mercado para os nossos felinos. Inclusive, quando vamos a uma loja especializada em animais de estimação para comprar um brinquedinho, muitas vezes nem sabemos qual escolher diante da infinidade de opções. 

E certamente já houve ocasião de adquirir um, levar para casa, presentear nosso peludinho e ter a frustração de vê-lo brincar apenas por alguns momentos e deixar o presente de lado.

Assim, antes de comprar um brinquedo que não seja indicado, é bom pensar um pouco mais para não fazer um investimento em algo que não vale o gasto.

Além do mais, em muitas oportunidades vemos que nossos felinos brincam com os objetos que menos esperamos e que não são necessariamente brinquedos; mas sim peças que ficam espalhadas pela casa.

Podem variar desde uma simples bolsa ou até mesmo ser parte dos móveis da casa, que nós bem sabemos que não são brinquedos, mas que para eles parecem encantadores, pois são ótimos para ser arranhados e fortalecer suas unhas.

Um investimento necessário

gatobrincando1

Por isso, o ideal é fazer o investimento em um brinquedo que é realmente necessário para seu animal de estimação e que ele realmente vá utilizar, como é o caso do arranhador.

Esse brinquedo, sem dúvida nenhuma, vai ajudá-lo muito.

Não é destinado apenas para aqueles bichanos que destroem os móveis, mas também para os que investem tempo e energia pulando e arranhando objetos como se fossem árvores.

Estes arranhadores servem para os gatos que não vão para as ruas, que são caseiros, já que os bichanos que costumam passear fora de casa fortalecem suas unhas nos troncos de árvores.

Porém, os que vivem em casas ou apartamentos precisam encontrar uma forma para suprir essa necessidade.

É por isso que os arranhadores vêm sendo usados como substitutos das árvores.

Muito mais que diversão

Os gatos não apenas fortalecem as suas unhas ao arranhar certas superfícies, mas também utilizam essa atitude como uma forma de comunicação.

Quando fazem isso, estão marcando seu território e deixam potentes sinais felinos para os demais habitantes de casa, que podem ser outros animais.

Na parte de baixo de suas patas, eles possuem glândulas de odor que emitem sinais olfativos para o resto dos habitantes da casa.

É por isso que eles necessitam afiar as suas unhas em superfícies determinadas.

Por essa razão, é importante contar com arranhadores na residência.

Ainda que eles possam tomar algum espaço, é necessário que você o tenha, pois seu amigo precisa de um canto para ele mesmo.

Onde podem ser encontrados?

Estes arranhadores podem ser encontrados nas lojas especializadas em animais de estimação, são vendidos pela Internet e também podem ser feitos em casa.

Existem muitos manuais disponíveis na Internet que explicam, passo a passo, como montar esses arranhadores com poucos instrumentos e de maneira bem fácil.

Eles são construídos com materiais que muitas vezes temos em casa.

Às vezes, as pessoas não gostam de comprar certos brinquedos, temendo que eles não vão agradar a seus bichinhos peludinhos, por isso, fazer seus próprios arranhadores pode ser bem melhor, além de economizar algum dinheiro.

Geralmente damos a ideia de oferecer um arranhador a seu felino antes que ele escolha um por conta própria, que bem pode ser o sofá.

E muitas vezes é bem mais difícil tirar um mau hábito.

Como fazer que ele o utilize?

gatomordendo2

É difícil, porém não é impossível, que ele deixe de arranhar os móveis e comece a utilizar o arranhador, seja o que compramos ou mesmo o que fizemos em casa.

É uma questão de tempo, mas eles vão acabarar usando o arranhador.

Apenas devemos ir movendo o arranhador para as zonas em que ele costuma arranhar.

Assim, se ele tem o hábito de passar suas patas em uma cadeira, devemos posicionar o arranhador próximo dessa cadeira, para que o bichinho vá percebendo que é ele que deve ser raspado.

Quando ele começar a utilizá-lo, irá deixar suas pegadas e cheiro e, por consequência, começará a fazer o uso do objeto com maior frequência.

Também existe uma erva, chamada de Catnip (Nepeta Cataria), conhecida como planta do gato ou erva do gato, que os gatos adoram.

Coloque essa erva no raspador e isso incentivará o gato a usar o objeto. 

Eles gostam de lugares que sejam mais tranquilos.

Assim, uma vez que tenham aprendido a usar o brinquedo, mesmo com a utilização do Catnip nesse objetivo, será possível movê-lo para uma região mais apropriada para nosso amiguinho.

Às vezes, pode ser que o problema de não usar o brinquedo seja não pelo fato de não gostarem do arranhador, mas sim do formato dele ou da posição em que foi colocado, seja vertical ou horizontal.

Dessa maneira, o jeito é ir testando diferentes arranhadores até encontrar o que for apropriado para seu animal de estimação.