Arrume sua casa e crie um espaço para seu gato

Arrume sua casa e crie um espaço para seu gato
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Para que seu felino seja muito feliz em seu lar, você tem que considerar arrumá-lo e criar um espaço para seu gato onde ele se sinta muito à vontade.

A curiosidade do bichano, um espaço para seu gato

gato-e-surdo

Os gatos, sobretudo quando filhotes, são curiosos por natureza e investigam sempre os objetos que lhes rodeiam. Fazem isso tocando, cheirando e provando.

Se trouxermos um novo gato para casa, devemos levar em conta que ele terá curiosidade por tudo. E, diferente das pessoas, ele não será capaz de discernir entre o que é perigoso e o que não é.

Se você não sabe muito bem como arrumar a casa de modo que ela seja à prova de bichanos, podemos fazer uma lista de coisas que são importantes e que devem ser consideradas. Assim, seu pet estará a todo momento fora de perigo e se encontrará à vontade no espaço reservado para ele.

À primeira vista, pode parecer que ter um gato é mais simples do que ter um cão. Eles são independentes, muito limpos e adequados para lugares pequenos. Além disso, são encantadores e certamente uma das melhores companhias no lar. Mas também são muito curiosos e podem se colocar facilmente em perigo.

Algumas precauções básicas

É importante que se tenha muito cuidado com alguns elementos pontiagudos. É o caso dos cantos das mesas.

Os cabos também são elementos muito perigosos e que exigem cuidado por parte dos donos. Eles têm que estar presos à parede, ou embutidos em um tubo. Dessa forma, evitaremos que o bichano os arranhe, morda e possa levar um choque elétrico.

As cortinas são um elemento atraente para os nossos amigos bichanos. A necessidade de subir pode ser muito grande e a destruição causada com isso também.

A caixa de areia tem uma função muito importante como recipiente para que o gatinho faça suas necessidades. Mas também pode ser uma fonte de sujeira muito grande.

O mais adequado é colocar esta caixa de areia em um cesto. Dessa forma, evitaremos que o conteúdo possa se espalhar com um esperneio de um gato inquieto.

Os conflitos que podem surgir entre felinos e cães pelo prato de comida, ou pelo espaço para seu gato, podem ser evitados colocando o recipiente do alimento do bichano em algum lugar alto. Dessa forma, o cão não poderá ter acesso.

Um espaço para seu gato, adaptando sua casa

Se chegar a hora de banhar o pequeno felino, o melhor é fazê-lo no banheiro. Assim, você evitará que ele se mova muito e que lhe arranhe enquanto você o enxagua.

Em geral, o gato é um animal selvagem, que precisa caçar. Por isso, ele simulará uma caça como uma brincadeira. Mas ele precisa marcar seu território e afiar suas unhas, como quando o fazem nas árvores.

A atividade de nosso amigo costuma ser mais noturna do que diurna. Além disso, ele é intolerante e territorial com outros gatos e sua relação com os humanos pode chegar a ser inexistente, simplesmente de aceitação mútua.

Para uma ideal adaptação do gato em nosso lar, temos que conhecer bem suas necessidades mínimas. Por exemplo, não podemos pretender que o felino seja um animal silencioso que viva em nosso lar e só fica lá parado, sem necessitar de nada.

A chegada do gato

Se acabar de chegar um gato em sua casa pela primeira vez, tenha ele a idade que tiver, devemos acomodá-lo em um único cômodo com a porta fechada. Para o bichano, será muito mais fácil se adaptar assim. Também será muito menos estressante para ele do que se o deixássemos solto pela casa logo de cara.

Se o nosso pequeno amigo se vir sozinho, o mais provável é que ele se esconda no primeiro lugar que encontrar. Além disso, passará vários dias escondido.

Um território próprio

arranhador-gato

Entre as razões que justificam este desejo territorial no gato está a necessidade de desenvolver os feromônios, que dão segurança ao bichano e a sensação de controle.

Passado alguns dias, o gato se adaptará a seu novo lar, tomando-o como referência segura. Se percebermos que ele está tranquilo e com vontade de bisbilhotar, abriremos a porta e o deixaremos sair para explorar o resto da casa.

Um lugar ou espaço seguro é muito importante para o gato, porque, diante de qualquer susto que ele tenha, sempre saberá para onde voltar para se sentir seguro, será seu ponto de partida e retorno.

Se não houver esse espaço seguro para seu gato, se ele se assustar, correrá sem rumo fixo até que encontre um lugar onde se esconder, que pode ser inacessível para nós.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.