Árvore: um parque de diversões para o seu gato

Se você tem um gato como animal de estimação, certamente já conhece suas preferências por investigar tudo e trepar em diferentes estruturas.  Se você não permite que o seu animal abandone os limites de sua casa – ou ao menos você tenta persuadi-lo para que ele não o faça – o ideal é que lhe ofereça diferentes opções para o seu entretenimento, que sejam seguras e que não impliquem o risco de que ele venha a sofrer um acidente.

Talvez ambos, você e seu gato, tenham a sorte de que sua moradia conte com um quintal ou um jardim com uma árvore incluída.

Se assim for, seguramente seu gato já deve ter se mostrado atraído para ela e, você, tomando precauções e o vigiando, lhe permitiu subir nela, se divertir por um momento e lixar suas unhas em seu tronco.

No entanto, se você vive em um apartamento, o ideal é que pense em substituir a árvore natural por um de mentira, mas concebida para estimular sua capacidade de brincar, se esconder em algum buraco, tirar uma boa soneca e também para que ele a utilize como um arranhador.

No mercado há vários modelos destes “parques de diversões” para os bichanos.

No entanto, se você quer poupar algum dinheiro e ainda assim proporcionar a ele um momento de diversão segura, poderá deixar fluir o seu lado criativo e construir você mesmo uma árvore, de acordo com os gostos e necessidades do integrante escalador da família.

Passos para a construção de um parque de diversões para o seu gato

Gato brincando em arranhador

Para fazer uma árvore para o seu bichano, você tem que criar uma estrutura alta com diferentes níveis para que o animal possa subir.

Antes de começar, você pode ver diferentes modelos em algumas páginas de internet, ou em casas de acessórios para animais, para que sirvam de inspiração para você criar o seu próprio desenho.

Depois, siga os seguintes passos:

  • Escolha o lugar da casa onde você irá colocar a árvore e faça um esquema segundo o espaço disponível.
  • Faça uma lista dos materiais e ferramentas que vai precisar e assegure-se de tê-los a mão na hora de começar o seu projeto de construção.
  • Certifique-se que nenhum dos elementos que irá utilizar possa ser tóxico para o seu gato.
  • Selecione uma base firme de madeira ou de aglomerado, onde possa dispor pilares ou mastros de diferentes tamanhos (barras ou canos de PVC), que, por sua vez, servirão como sustentação das bases menores.
  • Cubra as diferentes bases com alguma tela leve e cômoda. As telas para tapete ou para estofados podem ser boas opções. Utilize cola para fixá-las à madeira.
  • Os mastros podem ser cobertos com corda, para que se transformem nos melhores lugares para lixarem suas unhas. Seus móveis agradecerão!
  • Você pode incorporar canos de cofragem para que eles utilizem como túneis e se escondam. Ou, poderá também, cortar o cano ao meio e fazer uma linda cama côncava para o seu bichano.
  • Nas partes mais elevadas da árvore, pendure alguns brinquedos de sua preferência, para que ele trepe para alcançá-los.

Dicas que devemos levar em conta para a construção da árvore

Dicas

Antes de permitir que seu bichano se aventure em sua obra de arte, certifique-se muito bem de que não tenha nenhum cabo solto que possa ser perigoso para ele.

  • Assegure-se de que a estrutura esteja bem firme.
  • Não deixe pregos, parafusos ou rebites à vista ou salientes nas madeiras.
  • Não use telas que se possam vir a desfiar com facilidade e nem telas que o seu bichano possa enroscar suas unhas.
  • Verifique muito bem se não existe o risco de que as cordas se desprendam.

Outra opção é utilizar uma velha escada de madeira, das que se abrem em v (ao contrário), e reciclá-la como uma árvore para o seu gato.

A escada não deve ser muito alta, para que não perca a estabilidade. Também, você poderá agregar a ela diferentes bases, fazer arranhadores e incorporar diferentes brinquedos.

Inclusive, poderá pendurar uma “rede cama” de tela entre os dois degraus inferiores. Assegure-se de que a tela seja suficientemente resistente para suportar o peso do gato e a ajuste bem aos degraus da escada.

Além disto, para que o seu gato nunca se entedie, você poderá ir variando os brinquedos ou ir ampliando a árvore, ou trocando algumas de suas partes.

Tudo pela felicidade de seu amigo felino.