As 10 raças de cachorros que vivem mais

Todos nós queremos que nossos cachorros possam compartilhar momentos conosco por muitos e muitos anos. Para que isso ocorra, há a necessidade de se levar em conta diversos fatores, como a nutrição, cuidados veterinários, proteção contra acidentes e, claro, a raça. Sem dúvidas, a genética tem um papel muito importante na longevidade do animal. 

A expectativa de vida é diferente para um Poodle Toy e para um Chihuahua. Por isso, a seguir, nós vamos lhe mostrar quais são as raças que vivem mais tempo.

Será que seu pequeno amigo de quatro patas está entre elas? Vamos descobrir.

Quais as raças de cachorro vivem mais tempo?

Cachorros da raça Chihuahua

Você sabia que a raça de cachorros que tem maior expectativa de vida é o Chihuahua? Sim, é verdade. Além de ser considerada a menor raça do mundo, também é a mais longeva.

Atrevidos e inteligentes, estes pequenos peludos podem chegar a viver até 20 anos.

O Chihuahua, apesar de ser pequeno no tamanho, conta com uma enorme personalidade. É capaz de competir em esportes demonstrando grande agilidade e obediência. Também se encontra entre os 10 melhores cães de guarda.

Por último, ainda precisamos mencionar que são apaixonados por seus donos.

 

Cachorros que vivem entre 12 e 18 anos

Longevidade dos cães

Dachshund. Essa raça pode chegar a viver entre 12 e 17 anos. Em alguns países, é conhecido como “cachorro salsicha” devido ao formato de seu corpo.

Pode ser encontrado em dois tamanhos: padrão e miniatura. E são três os tipos de pelagem: pelo longo, liso e duro.

Spitz Alemão Anão ou Lulu da Pomerânia. Esse cachorro de olhos brilhantes pode ser pequeno em estatura, porém, pensa grande. Valente e ativo, saúda seus adeptos com um sorriso de felicidade que lhes dá a certeza de que ele é a coisa mais linda que existe.

Essa raça pode chegar a viver até mais de 15 anos. Você sabia?

Lhasa Apso. Às vezes é difícil saber o que se pode esperar de um cachorro da raça Lhasa Apso. É curioso, travesso, sumamente encantador e, inclusive, pode chegar a te manipular.

São originários do Tibete e são muito longevos. Essa raça vive entre 12 e 15 anos. Ainda que alguns possam chegar aos 20 anos ou mais.

Poodle Toy. Esses cachorros são fonte de divertimento para muita gente. São inteligentes, elegantes e, para muitos donos que escolheram essa raça, tratam-se de animais bem bonitos.

Além disso, são fáceis para se treinar e normalmente têm uma vida bastante longa. Um cão Poodle Toy pode viver entre 14 e 18 anos e alguns, inclusive, atingem até 20.

Shih Tzu.  Criada para ser companheira de imperadores chineses, a raça Shih Tzu apenas quer amar e ser amada.

Pode esperar que esse tipo de cachorro seja um amigo fiel, apesar de ser travesso e brincalhão. Em alguns casos pode chegar a viver até os 18 anos.

Pastor Australiano. São os reis do pastoreio. Essa raça detém o recorde de longevidade segundo o livro Guinness. Bluey, um belo Pastor Australiano, viveu até os 29 anos. Assombroso.

Normalmente, esse tipo de raça pode chegar a viver entre 12 e 15 anos. E, como mencionamos no caso de Bluey, alguns podem chegar a quase três décadas.

Welsh Corgi Cardigan. Com origem no País de Gales, o Cardigan é um cachorro ativo e de bom temperamento, com forte desejo de trabalhar. Vivem de 12 a 14 anos, porém, alguns já chegaram até os 17.

Esta é uma das raças mais antigas para pastoreios. Esse tipo de cão gosta muito de brincar e normalmente é diferenciado por seu longo rabo, que é muito parecido com as mangas de um casaco.

Welsh Corgi Pembroke. Originária da Grã-Bretanha, essa raça de cachorros se caracteriza por ser um pouco pequena. Geralmente tem uma aparência mais astuta em relação a um cachorro que pertença a raça Welsh Corgi Cardigan.

Sua expectativa de vida fica entre os 12 e 14 anos ou até um pouco mais. É muito conhecido como cachorro de companhia por causa das lendas e dos contos de fadas de Gales.

E, na prática, se diz que é um cão para pastoreio, com muita energia, bastante inteligente e um brincalhão inveterado.

Podenco Canário. Esse pequeno cachorro português se adapta com facilidade, tem muita energia e é treinado com facilidade.

Gosta de fazer exercício e ama ficar com crianças e outros animais de estimação. A expectativa de vida do Podenco Canário é de 12 a 16 anos.