As 5 raças de cães que mais babam

Raças de cães que mais babam

As pessoas que têm cachorro se preocupam quando ele baba em excesso. Isso porque a baba dos cães não é nada agradável, por isso, quando um cão baba demais, pensamos logo que talvez há algo no animal que não está funcionando como deveria. Portanto, mesmo que o artigo trate dos cachorros que babam mais, vamos explicar primeiro o que é a baba do cão e por que existem cães que babam tanto.

As causas da baba dos cães

Existem várias situações que facilitam a aparição da baba dos cães.

Excitação

São Bernardo

Quando o cão vai sair para passear, quando está sob estressequando se alegra ao ver um “amiguinho” seu ou inclusive, quando quer agredir outro cachorro, são as causas mais comuns de excitação, e que provocam a baba dos cães.

A baba dos cães não é nada além de um excesso de salivação na boca, por isso, não há por que se preocupar mesmo que pareça uma espuma. Essa salivação se produz devido ao estresse que a excitação diante das situações anteriormente citadas provocam.

Calor

Quando um cão sente calor em excesso, ele coloca a língua para fora enquanto ofega. Isso faz com que a boca se encha de saliva e que provoque a baba dos cães.

Mesmo que nessa situação, assim como acontece em quase todas, a baba não seja perigosa, é importante que quando o seu cão esteja exposto ao sol, você o hidrate com frequência, evitando também o problema da baba dos cachorros.

Ansiedade

Pode ser ansiedade pela comida, por simples tédio, pela chegada de outro animal de estimação na família ou outras situações. A ansiedade irá gerar dificuldades para respirar e um nervosismo que irá provocar a aparição da baba nos cães.

Quando você deve se preocupar com a baba dos cães?

Você pode achar que o seu cão baba em excesso e que isso não é normal. Realmente há ocasiões em que a baba dos cães pode denotar alguma coisa que não anda bem no organismo do animal. Se você notar alguma das seguintes situações que podem provocar a baba do seu cão, leve-o ao veterinário:

  • Se ele possui algum objeto (por menor que seja) preso na boca;
  • Se ele tem algum dente se movimentando;
  • Se ele baba depois de uma viagem (ele pode ter sofrido um transtorno estomacal);
  • Se ele baba sem estar sob estresse, ele pode ter sofrido um transtorno estomacal.

No entanto, se você notar que o seu cão só baba quando ele quer comer algo da sua comida, ao sair para passear, quando está calor ou quando houve mudanças em seu ambiente, não se preocupe, não é nada grave. Se não, faça uma consulta no veterinário.

Quais são as raças de cachorro que babam mais?

A baba dos cães não é igual em todas as raças. Uns babam mais e outros babam menos, inclusive alguns nem chegam a babar. Vamos te contar quais são as raças que babam mais para que, caso você tenha um cão dessa raça, saiba que pode ser algo normal; ou se você pensa em adquirir um cão, possa se decidir se quer passar vários anos limpando a baba só porque tem uma raça que você gosta.

bulldogue

  • São Bernardo. Esse é um dos cães que mais babam. Todos nós lembramos dessa raça quando pensamos naquele cãozinho com um barril de um filme chamado “Beethoven”.
  • Basset Hound. Esse cão de orelhas grandes e caídas tem outra característica: seus lábios grossos. O peso deles faz com que estejam sempre com o corpo para baixo e isso faz com que eles não consigam manter a saliva na boca.
  • Buldogue. Como ele possui um focinho pequeno, é obrigado a respirar pela boca, criando um excesso de baba.
  • Labrador. Esse é um cão muito brincalhão quando não o adestram para exercer um trabalho especial. A brincadeira o deixa excitado com muita facilidade e faz com que ele babe muito.
  • Dogue Alemão. Sendo ele um dos maiores cães do mundo, tudo que ele produz é em excesso, inclusive a sua baba

Esses são somente alguns exemplos, mas se o seu cão baba muito e você acha que não é normal, vá ao veterinário.