As 5 raças de cães com mais rugas

Seja pelas manchas, pelo tamanho, pela forma do nariz ou da cauda, dentre outras características, os cães têm peculiaridades que nos surpreendem. Obviamente, o aspecto da pele faz parte destas particularidades, portanto contaremos a você um pouco das 5 raças de cães com mais rugas.

Ainda que as rugas nos cães sejam chamativas e bonitas, elas requerem cuidados específicos para que o cão não desenvolva problemas de pele.

As rugas na pele dos cães de determinadas raças, devem-se a uma condição genética que gera uma acumulação de ácido hialurônico, gerando uma pele mais grossa e pesada.

Vejamos a seguir algumas raças com estas características:

Shar Pei

Este lindo cão chinês é, possivelmente, a referência mais comum quando se fala de cães com rugas.

Apesar de ser um cão de média estatura, o Shar Pei é um excelente guardião e tem uma potente mordida. Outra característica dessa linda raça é a forma de sua cabeça e focinho.

O Shar Pei tem rugas ao longo de toda a sua cara e corpo.

As rugas do Shar Pei são mais evidentes quando eles são filhotes. Na medida em que eles vão se tornando adultos, vão perdendo um pouco as rugas, ainda que estas se mantenham na cara e no lombo.

Nos cães desta raça, é comum que se desenvolvam problemas de pele, portanto as rugas devem ser limpas para que não criem fungos, resultado da umidade, ou para que as bactérias não se proliferem devido, também, a umidade.

Mastin Napolitano

Apesar de não ser muito enrugado, o Mastin Napolitano apresenta rugas na região da papada e sobrancelhas, que lhe dão um aspecto peculiar muito característico.

Esta raça tem sua origem há mais de dois mil anos, quando os romanos os usavam como cães de guarda e de combate. No entanto, na medida em que foram sendo introduzidos nos lares e sendo afastados dos campos de batalha, os Mastins Napolitanos foram se tornando mais dóceis e afetuosos.

Atualmente, são bons cães de família, mas precisam de uma socialização precoce, pois costumam ser desconfiados com os desconhecidos e, ainda que não os ataque sem motivo, também não se mostrarão muito amigáveis.

Buldogue

Cão da raça Buldogue

O Buldogue é uma das raças favoritas de todo mundo. Com o seu corpo robusto e aspecto preguiçoso, tem rugas em sua cara, pescoço, patas e lombo. É um cão muito leal, pouco energético, mas amante de passar bons momentos com seu dono.

Como cão de família, é excepcional. Pode brincar um pouco bruscamente, pois não tem muita consciência do quão forte é, com seus 25kg. Porém, é um cão, em geral, tranquilo, um pouco preguiçoso, seguro e muito afetuoso.

Deve ser muito bem monitorado em seu aparelho respiratório, pois a forma de seu focinho o predispõe a desenvolver doenças respiratórias e cardíacas.

Bullmastiff

Esta raça tem um porte grande, as rugas concentram-se principalmente na cara e no pescoço, dando-lhes um aspecto terno, apesar de seu tamanho colossal (podem chegar facilmente a pesar 60kg).

Em alguns países, eles têm má fama, mas como sabemos, isso depende dos maus processos de criação ou de donos abusivos e irresponsáveis.

Os Bullmastiff são cães que precisam de uma boa educação em idade precoce, em especial porque a raça foi desenvolvida para derrubar e parar as presas (característica que conserva intacta).

Apesar disso, costumam ser excelentes cães domésticos que gozam de um caráter tranquilo e uma personalidade equilibrada, o que os faz excelentes para conviver com crianças.

Pug

Cão da raça Pug

O Pug é um cão de porte pequeno e robusto, que tem muita energia e personalidade. As rugas nos Pugs concentram-se em sua cara e lombo.

Apesar de serem muito vivazes, são cães perfeitos para viverem em espaços reduzidos, característica que tem feito do Pug uma raça muito popular.

Este cão tende a ser muito vocálico, portanto é indicado que ele receba treinamento para controlar o latido excessivo. Essa característica faz com que os Pugs sejam bons guardiães quando se trata de alertar aos donos sobre a presença de um estranho.

No que se refere de saúde, o Pug tem tendência a desenvolver problemas respiratórios devido à forma de seu palato. Se monitorado com regularidade, poderá viver uma vida longa, saudável e feliz.