As 5 raças de cachorros pelados

Cachorros pelados são aqueles cães que, por razões genéticas, não apresentam pelagem ou que possuem apenas algumas partes de seu corpo com pelo. Essa característica poderia ter sido muito prejudicial para a existência do cachorro, pois a pelagem permite uma série de benefícios, protegendo-o do clima e das doenças. E, por isso, é de suma importância para a sobrevivência.

No entanto, como isso acaba facilitando a convivência nas casas, uma vez que não existe a troca de pelagem, essa anomalia acabou se tornando uma característica muito apreciada nas culturas ocidentais.

As 5 raças de cachorro sem pelo são o Xoloitzcuintle, o Cão Pelado Peruano, o Pila Argentino, o American Staffordshire Terrier e o Cão de Crista Chinês.

O Xoloitzcuintle

Esse cachorro tem origem no México e seu nome complicado significa “cachorro do Deus Xolotl“, que era o deus Asteca dos espíritos, do fogo e da má sorte.

Os astecas o criavam para comê-lo, porém, outras culturas o utilizaram como cão curandeiro, no sentido em que o mantinham próximo para aliviar enfermidades.

Esse cachorro pertence a uma raça ativa, animada e carinhosa, com personalidade muito similar a do Fox Terrier, ainda que suas características físicas lembrem o Lebréu.

O cachorro sem pelo mexicano tem uma variação em miniatura, que é muito mais comum que o tamanho padrão e bem mais popular, tanto nos Estados Unidos quanto no México.

Essa versão, todavia, não é reconhecida pelos clubes de criadores e não pode participar das exposições caninas.

No entanto, esse cachorro é um excelente animal para acompanhamento e é utilizado nos programas de criação para garantir a saúde e o vigor da raça.

Sua pele requer uma atenção especial para manter-se flexível e saudável. Suas cores variam desde o carvão ardósia passando pelo bronze.

O Cão Pelado Peruano

cachorrosempelodoperu

Assim como o cachorro sem pelo do México que acabamos de conhecer, o Cão Pelado Peruano era criado originalmente para ser comido.

Era da mesma raça que o cachorro Inca, todavia, com uma cor de pele diferente. Com o tempo, deixou de ser alimento para ser o animal de estimação favorito da nobreza.

O Cão Pelado Peruano apresenta três variedades: pequeno, médio e grande, podendo pesar, dependendo de seu tamanho, entre 4 e 25 quilos.

O cachorro Pila Argentino

Sem sair da América Latina, encontramos outra raça também bastante parecida com as anteriores, mas originária da Argentina.

A particularidade do Pila Argentino é que as únicas regiões em que possui pelo são na cabeça e no rabo, e o pelo tem uma forma de crista.

Essa raça não é das maiores, assim como o Cão Pelado do Peru, e os cães podem ser encontrados em três tamanhos: pequenos, médios e grandes.

A raça tem um temperamento alegre, dinâmico e brincalhão, o que faz com que se tornem excelentes cachorros de companhia.

Esses cães ficam muito bem acomodados vivendo em uma casa e são ensinados com muita facilidade. Já estiveram em perigo de extinção, contudo, agora, está em acompanhamento para que não entre em extinção.

American Staffordshire Terrier

O American Starrodshire Terrier é uma raça pequena, com origem nos Estados Unidos e que não chega a pesar 7kg. É relativamente nova, dado que as primeiras ninhadas apareceram na década de 80.

Como não tem nenhum pelo e possui uma pele com manchas, é uma raça muito procurada e a sua adoção é muito difícil, uma vez que não há muita disponibilidade.

Por serem descendentes do Rat Terrier, os American Staffordshire Terrier são cachorros ativos, dinâmicos e brincalhões, que se dão muito bem com as crianças. Além do mais, são muito inteligentes e bons para famílias.

A desvantagem é que por ter a pele tão desprotegida, o cão desse tipo precisa de cuidados bem específicos para que não se machuque.

O Cão de Crista Chinês

crestadochinobr

O Cão de Crista Chinês é um cachorro pequeno que pesa entre 5kg e 7kg e apresenta duas variedades: uma com pelo (powderpuff) e outra sem (hairless), porque a calvície dessa raça é um gene dominante incompleto.

Isso significa que em sua variante sem pelo sua pele é suave e apresenta mechas de pelo nas patas, na cabeça e no rabo.

O Cão de Crista Chinês é um cachorro agradável, sensível e alegre. É bastante feliz, brincalhão e ágil, ainda que possa ser um pouquinho teimoso.

É muito leal com outros cães e se apega a uma pessoa em particular, se dá muito bem com os humanos, cachorros e outros animais de estimação, apesar de ser bem tímido.

Cães dessa raça são inteligentes, fáceis de treinar e perfeitos para companhia, ainda que necessitem da acompanhamento constante.