As dez características da raça Schnauzer

Schnauzer

O tamanho dos cachorros da raça schnauzer pode ser de três tipos: o miniatura, que pesa entra 6 e 7 quilos, o chamado standard, cujo peso está em torno de 14-15 quilos, e o gigante, que pesa mais de 30 kg.

Nos primórdios, essa raça surgiu como um cão de granja. Também teve suas funções como cão militar nas guerras mundiais, e agora, em muitas ocasiões, exerce a atividade de cão policial. Trata-se de um animal ideal para todo tipo de função, entre outras coisas graças a seu corpo robusto e sua pelagem resistente ao frio e as adversidades.

Características da raça

schnauzer

  • Seu corpo é bastante quadrado e muito robusto;
  • Seus olhos são escuros e ovais;
  • Suas orelhas têm a forma de um “V”;
  • Trata-se de um animal muito amigável, fácil para dividir o lar com crianças, idosos e outros animais que existam na casa;
  • Por terem um corpo muito musculoso, precisam de algumas caminhadas por dia, bem como um bom treinamento mental, com a finalidade de gastar a energia que sobra, que no seu caso é muita.

Etimologia do nome e características do Schnauzer

A tradução do seu nome, que é um termo alemão, é “cachorro de focinho barbudo”. Essa raça tem índices de inteligência superiores à média.

Acolher um cão schnauzer em nosso lar  é um verdadeiro desafio, pois eles são muito inteligentes. As consequências diárias de educar e interagir com essa inteligência de nosso amigo podem ser deliciosas.

Protegendo e vigilando recintos, a residência de seu dono, quintais, fazendas, etc., esses cães são uma ferramenta muito valiosa. Sua natureza é protetora e eles latem insistentemente ao perceber a aproximação de um perigo. Para não incomodar os vizinhos, será necessário ir moldando essa capacidade de forma progressiva.

O caráter territorial e protetor do que eles consideram seu, faz com que seja mais que conveniente a convivência com outros cães desde filhotes, para que se habituem a dividir os espaços que os rodeiam.

Quanto aos cuidados necessários, é preciso fazer uma referência ao seu pelo, que deve ser escovado e limpado com muita frequência, para evitar a formação de nós. Eles possuem duas capas de pelos, uma mais exterior, que serve como proteção, e outra interna que é muito mais suave.

Um dos aspectos que devem ser controlados no schnauzer é o estômago. Eles são propensos a comer mais do que deveriam, e é preciso controlá-los e administrar uma dieta equilibrada para evitar o excesso de peso. O ideal é ministrar uma dieta natural, mas dessa maneira é mais difícil controlar a qualidade da alimentação.

Existe a crença de que esses animais não toleram bem o leite de vaca que nós tomamos, e ela é verdadeira. Se precisarem tomar mais cálcio é melhor dar-lhes queijo fresco ao invés de lácteos. Caso tenha um filhote dessa raça e ele precise tomar leite, o melhor é utilizar algum produto em pó especial para cães.

Se convivem com cães menores e outros animais, é importante ter um cuidado especial, pois eles têm um extinto caçador bem desenvolvido. Por isso, devem conviver desde pequenos com outras espécies de animais para que se habituem.

Cão com caráter

Grande schnauzer

Seu tamanho pequeno costuma confundir e parece que eles têm pouco caráter e personalidade. No entanto, isso não é verdade. Os schnauzer são cães conhecidos pelos seus latidos fortes e firmes, inclusive com os uivos que os caracterizam. Com eles, dão mostras da sua inteligência e caráter decidido e enérgico.

Ainda que seu nome tenha outras origens etimológicas, um schnauzer miniatura é considerado pertencente ao grupo dos terriers, ou seja, ao grupo de cães que foram criados para trabalharem no campo, assim como para a caça de pequenos roedores, como ratos e ratazanas.

O schnauzer é um animal elegante, ágil e robusto, conhecido por sua  grande inteligência e enorme lealdade. Em muitas ocasiões, também são chamados de schnauzer standard, ainda que essa não seja a denominação oficial da raça.

Créditos da imagem: Dave Fayram.