As melhores raças de cães de guarda

Cães de guarda

Os cães de guarda devem ser intimidadores, ágeis e fortes. A seguir, deixaremos uma lista com as raças que melhor desempenham este papel.

Pastor alemão, um dos melhores cães de guarda

Os Pastores alemães encabeçam geralmente a lista dos melhores cães de guarda da família, devido a seus instintos naturais para escutar, aprender e obedecer. São ameaçadores em sua aparência, e amorosos por natureza, mas responderão a uma ordem e estarão vigiando se notarem algo estranho, sempre com o intuito de defender a sua família.

Têm uma pele grossa, o que faz com que eles respondam bem a temperaturas mais frias. Também, são muito compreensivos com os membros de seus lares, e são desconfiados com os desconhecidos. Além disso, têm um tamanho grande e por isso podem enfrentar pessoas de qualquer estatura sem muitos problemas.

Rottweiler

O Rottweiler é um grande cão de guarda, amoroso e cheio de energia. Porém, por ser muito territorial, poderá desenvolver agressividade se não for bem treinado.

Já o contrário, se ele for treinado adequadamente, ele é sem dúvida uma das melhores opções para proteger a sua família e o seu lar. São conhecidos por serem uma das raças de cães mais inteligentes do mundo, e podem ser ensinados para serem fantásticos cães de guarda. Sua inteligência poderá fazê-los muito obedientes e, apesar de seu grunhido agressivo, estes cães são muito carinhosos e sempre estão dispostos a ajudar a quem necessite.

Bullmastiff

O Bullmastiff tem excelentes instintos. Este cão se desenvolve melhor em ambientes familiares e quando se dá conta de que sua família é um tesouro; fará todo o possível para protegê-la. Eles são muito conscientes de tudo o que acontece ao redor e seu aspecto intimidador faz deles uma grande opção para defender os lares contra intrusos, sem pôr seus filhos em risco.

Enquanto alguns cães de guarda só grunhem e latem ante uma ameaça, o Bullmastiff mostrará grandes qualidades de ataque e poderá tomar facilmente um homem e jogá-lo no chão.

Para tirar o máximo de proveito desta raça, ele deverá estar envolvido em idade ainda precoce com a família e deverá ser treinado constantemente através de todas as suas etapas de crescimento. Apesar de sua aparência, uma vez habituado à sua família, esta raça será calma e amorosa.

Dobermman

Dobermann

Os Dobermanns são extremamente leais, inteligentes e respondem muito bem às ordens de seus donos se forem treinados adequadamente. Os dobermanns têm um bom tamanho, sendo além disso muito ágeis e atléticos.

A raça permanece alerta e cautelosa com as pessoas que não conhece, mas respeitará as ordens de seus donos, e isto os faz ideais para a proteção familiar. Seu grunhido e aparência são de intimidar, e os intrusos, sem dúvida, pensarão duas vezes antes de entrar em sua casa.

Great Dane

Também conhecido como mastim alemão, o Great Dane é intimidador em estatura, mas calmo em sua natureza. São surpreendentemente grandes comparados com a estatura das crianças e têm um temperamento tranquilo para com outras raças de cães, embora sejam territoriais e por isso requerem treinamento.

Sua força está bem equilibrada, já que não são brutos e geralmente têm noção de seu tamanho e usam este conhecimento ao se moverem pela casa.

Entretanto, como um cão de guarda ele não seria muito bom se não fosse por seu imponente tamanho. Sua aparência é bastante intimidadora, e será suficiente para dissuadir a um intruso de invadir seu lar.

Mas o Great Dane, apesar de seu tamanho, é em realidade uma raça muito tímida e foge de enfrentamentos.

Boxer

Boxer

O Boxer é uma raça cheia de energia que faz um surpreendente trabalho na leitura das intenções das pessoas.

Os boxers são muito menores que alguns dos outros cães desta lista, mas podem chegar a pesar quase 50 quilos. Igual ao Great Dane, parecem mais ameaçadores do que realmente são, o que é bom se quiser um cão de guarda que seja intimidador sem que tenha um comportamento violento.

Esta raça é muito astuta e está sempre em alerta. Colocam entusiasmo em tudo o que fazem, desejam afeto tanto dos adultos quanto das crianças, querendo chamar a atenção desesperadamente. Mas quando se trata de proteção, os boxers são muito conscientes do que está acontecendo e utilizarão sua capacidade atlética para proteger a sua família, por isso é uma grande opção para as famílias que procuram ter uma proteção confiável.