As primeiras lições de comportamento do cão

O comportamento do cão dependerá das regras que forem transmitidas a ele quando você decidiu trazê-lo para fazer parte de seu lar. Seja um filhote ou um animal adulto, as primeiras lições são fundamentais para se conseguir uma boa convivência entre a família e o novo animal de estimação.

Como conseguir um bom comportamento de seu cão

A primeira coisa que você tem que fazer é deixar bem claro quem é o líder e o lugar que ele ocupa neste novo grupo, ao qual ele foi escolhido para fazer parte.

Depois, deve-se entrar em um acordo sobre as novas regras com o resto da família, para evitar confundir o cão com regras contraditórias. Todos deverão expressar as mesmas regras, ou comandos, com as mesmas palavras.

Algumas delas são básicas e você não deve deixar de transmiti-las ao seu cão desde o primeiro momento:

Onde fazer as necessidades

Filhote

Se você tem um quintal ou jardim, leve-o para a grama quando perceber que ele está com vontade de evacuar. Caso contrário, coloque alguns jornais no chão e indique o local ao cão quando ele quiser defecar ou urinar.

O importante é que ele aprenda que fazer suas necessidades diretamente no chão não é uma boa ideia.

Também, se você coordenar bem os horários, seu cão aprenderá que o momento do passeio é o ideal para esta finalidade.

Horários e locais para as refeições

É importante que lhe dê seu alimento sempre em um mesmo lugar e em uma faixa de horário similar. Isso permitirá a você a possibilidade de poder calcular os horários mais adequados para levar o seu cão para passear e que este coincida com o momento de seu cão fazer suas necessidades.

Também é importante que ele não se acostume a pedir comida enquanto os humanos da família estão almoçando ou jantando.

Qual é a área atribuída ao cão na casa?

Na área designada para o cão na casa, deverá estar a cama dele, os brinquedos, o comedouro e o bebedouro. É importante que seja um espaço confortável e onde ele se sinta seguro. E lembre-se de manter esta área sempre limpa e ventilada.

Outras regras que devem ser ensinadas para o seu animal de estimação

Espaços da moradia permitidos e restritos para ele

Você e sua família deverão entrar em um acordo sobre quais ambientes da casa o cão poderá andar livremente e quais ele não poderá acessar. Também, devem decidir sobre o que fazer a respeito das camas, poltronas, tapetes, etc.

Tão logo esteja tudo acordado entre a família, lembre-se de transmitir a informação de forma clara ao cão, evitando contradições para não confundir o animal.

Que se deixe manipular sem inconvenientes

Seja para ser higienizado ou examinado a procura de algum problema de saúde, é importante que você possa manipular o corpo de seu cão sem inconvenientes.

Acostume-o a:

  • Ter suas orelhas manipuladas suavemente, inclusive o interior;
  • Ter seus olhos e boca abertos e seus dentes e gengivas examinados;
  • Ter todo o seu corpo massageado, incluindo cauda, patas e pés.

Que ele se acostume com a coleira

O passeio é fundamental para os animais de estimação. E a coleira é fundamental para o passeio. Um passeio com o seu peludo sem coleira pode ter riscos que poderiam ser evitados, tais como acidentes e fuga.

Que brinque sem ser agressivo

O cão não tem que morder as mãos ou outras partes do corpo de nenhum dos membros da família. Também não deve saltar bruscamente em cima das pessoas. Considere seu tamanho em relação as crianças de sua casa.

Métodos para transmitir regras de comportamento aos cães

Cão sendo educado

Em diferentes situações, tanto em humanos como em animais, já foi provado que nada se aprende através de castigos e de broncas. Por esse motivo, o ideal é que, nos assuntos relacionados ao comportamento do cão, seja sempre utilizado o reforço positivo.

Os cães aprendem mais rápido e ficam mais felizes quando recebem um prêmio após fazerem algo corretamente. Por isso, ignore o mau comportamento e reforce os bons com carícias, brincadeiras ou algum alimento que seu cão particularmente goste mais.

Saiba também que só se deve repreendê-lo se o pegar “em flagrante” ou a ponto de cometer uma ação indevida. Um “NÃO”, ao mesmo tempo que você interrompe ou impede sua ação, é o mais indicado nestes casos.

Em seguida. Você deve indicar qual é a forma correta de se comportar e premiá-lo se ele obedecer a você.

Ordens básicas que seu cão deve aprender

Outras ordens ou comandos primordiais que você deveria ensinar o seu cão a obedecer são:

E, lembre-se que, com muita paciência e muito carinho, com firmeza, mas sem agressividade, certamente você conseguirá que seu cão, além de se comportar bem, seja um animal muito feliz.