As rações que damos aos nossos cães

Cão comendo sua ração

As rações representam uma das opções mais populares do mundo para alimentar os cães. Elas são fáceis de conseguir, de armazenar, e inclusive de medir no prato em que a comida do animal será servida. As rações constituem a melhor alimentação que você pode oferecer ao seu pequeno amigo de quatro patas.

Apesar do fato de que elas são cuidadosamente desenhadas para que sejam consumidas por cães, as rações também podem ser prejudiciais para a saúde do seu animal por contarem, em muitas ocasiões, com ingredientes inapropriados, e também pela forma desenfreada como alguns dos nossos companheiros costumam comer.

Por isso, você deve prestar muita atenção ao que dá ao seu amigo de quatro patas. Se você conhece pouco sobre este famoso alimento para os cães, a seguir iremos esclarecer algumas das perguntas mais comuns sobre este tema.

Do que são feitas as rações?

Ração para cachorros

Até pouco tempo atrás, a grande maioria das rações vendidas eram compostas principalmente de diferentes tipos de grãos como a soja, o milho e o trigo.

Estes componentes não asseguravam uma boa alimentação nos cães e geravam fortes casos de alergias, já que estes ingredientes costumam ser muito difíceis de digerir em seu estômago.

Por causa deste fato preocupante, a grande maioria das rações que são encontradas atualmente vêm com grãos muito mais fáceis de assimilar, como o arroz, a aveia e a cevada.

Além disso, é importante ressaltar que embora cada empresa trabalhe com ingredientes diferentes, a grande maioria delas conta com alguns que são muito recorrentes. Estes estão entre os principais na maior parte dos casos:

  • Farinha de carne;
  • Farinha de cereais;
  • Farinha de frango;
  • Farinha de peixe;
  • Centeio;
  • Agregados minerais.

Todas as marcas de rações são confiáveis?

Assim como ocorre com qualquer outro tipo de produto, existem marcas que apresentam uma qualidade tão boa que ganharam a confiança absoluta de seus consumidores, já que geram os resultados que oferecem.

As empresas de rações para cães contam com algumas marcas muito boas e conhecidas, e também com outras muito ruins que podem ser graves para a saúde do seu pequeno amigo.

Inclusive, algumas delas nem sequer têm como finalidade o fato de nutrir o seu cão, mas de simplesmente tirar a fome que eles sentem, pois não contam com as proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos necessários para a sua alimentação, fato que pode causar uma diversidade de doenças.

Estas marcas são, no geral, as mais baratas e se caracterizam pelo seguinte:

  • Garantem ter leite de vaca em pó, quando na realidade usam fórmula láctea
  • Afirmam oferecer uma grande quantidade de benefícios para os seus cães, como uma ótima digestão, fezes firmes ou mais energia. No entanto, quase nunca é possível ver estes resultados.
  • Dizem ter beterraba entre seus ingredientes mas não a utilizam na realidade.

Pode-se agregar algum tipo de suplemento às rações?

Não apenas se pode, mas esta é uma das melhores coisas que você pode fazer se deseja fazer com que seu cão se alimente de uma maneira mais saudável e saborosa, já que existem alguns suplementos que dão um sabor melhor às razões.

Estes são alguns deles:

  • Vinagre de maçã: além de ser uma delícia para o paladar dos cães, o vinagre de maçã é muito eficaz para combater e prevenir as pulgas. Além disso, ele melhora a saúde dental e embeleza a pele.
  • Azeite de oliva: com um pouco deste delicioso suplemento nas razões de seu pequeno amigo, ele poderá desfrutar de um sabor delicioso e uma séria de benefícios para a sua saúde, já que o azeite de oliva, por ser rico em antioxidantes, ômega 4 e vitamina E, irá ajudá-lo a reforçar seu sistema imunológico, perder peso e melhorar a aparência da sua pele.
  • Óleo de coco: ele não apenas oferece um sabor doce, mas o óleo de coco também é muito eficaz para combater e prevenir os parasitas intestinais, graças a suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas.

Lembre-se!

Cão esperando sua ração

Mesmo existindo muitas marcas de rações com as quais você pode alimentar o seu cão sem nenhum inconveniente, é necessário consultar primeiro um veterinário para que ele possa indicar qual é a melhor.

Deve-se ter em conta que existem diferentes tipos de rações dependendo da idade, raça ou tamanho do cão, por isso é preciso escolher aquela que mais se assemelhe às suas características e particularidades.

Nunca se esqueça se que a nutrição é um dos aspectos mais importantes para a boa saúde do seu companheiro canino.