Asseio, o ritual preferido dos gatos

asseio

Asseio certamente é o ritual preferido dos gatos. Fiéis a sua condição misteriosa e metódica, a limpeza e o asseio dos gatos conta com uma ordem que eles costumam cumprir invariavelmente, por isso, uma vez que você conheça todo o processo, será fácil para você entender a ordem e o porquê dele estar lambendo determinada parte de seu corpo.

Se alguma vez você já se perguntou que ordem é essa, a seguir você saberá desse e de outros detalhes curiosos do asseio dos gatos, esses animais adoráveis e peculiares.

O asseio dos gatos segue uma ordem

asseio

Em primeiro lugar, o felino começa pelas patinhas dianteiras, as quais começa a lamber por vários minutos até que estas estejam na condição apta. Há uma crença popular, em certos países da Europa, que diz que se você deseja que o seu bichano nunca escape, você deverá molhar as patas dianteiras dele com azeite.

Uma vez que eles tenham terminado com suas patas dianteiras, passam para a região dos flancos, os quais estão localizados um pouco mais acima de suas virilhas, na parte lateral que está debaixo do abdômen. Assim segue o asseio dos gatos.

O terceiro lugar é a cauda, a qual lambem com muito cuidado dada suas condições e características, por isso não somente é normal que dediquem mais tempo nesta parte, mas também porque a posição que eles adotam para fazê-lo é um pouco mais incômoda do que com o resto de seu corpo.

Logo depois de terminarem com sua cauda, o felino limpa suas patas traseiras, cuja limpeza para eles é fundamental, já que estas partes são as extremidades que atuam como pedra angular de sua agilidade, já que são com elas que estes animais podem saltar e se moverem rapidamente de um lugar para outro.

O último lugar que os gatos costumam limpar é o rosto, onde eles irão demorar mais do que em qualquer outra parte, não somente pela dificuldade que representa limpar o rosto de maneira adequada, mas também porque não podem fazê-lo com a língua, e o fazem então com suas patinhas, lambendo-a primeiro para depois esfregá-la na carinha.

Por que os gatos se asseiam tanto?

Naturalmente esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, já que poucos animais veem o asseio de uma forma tão peculiar e rigorosa quanto os gatos, os que nos faz entender que eles não suportam ter uma parte de seu corpo suja.

A razão pela qual os felinos se asseiam tanto não é unicamente por questões de higiene, ainda que possamos vê-los até um terço de seu tempo diário limpando cada parte de seu corpo.

Acontece que quando os gatos fazem isto, eles mantêm a pele e a pelagem em muito boas condições, deixando os pelos brilhantes, macios e impermeáveis graças às glândulas de sua língua.

Por outro lado, lamber representa uma saborosa massagem antiestresse que lhes ajuda a manter um equilíbrio mental e emocional e, assim, eles podem cumprir sua rotina sem nenhum tipo de inconvenientes, já que quando um gato está deprimido, isto é algo que poderá lhe causar inúmeros problemas de saúde.

Da mesma forma, e isto é algo que muitas pessoas não sabem, a razão pela qual vemos os gatos se asseando constantemente, é para que eles possam manter seu próprio cheiro e, desta forma, marcar seu território.

Alguma vez você já acariciou o seu gato e ele lambeu a parte do corpo dele onde você tocou? Longe de ser má educação ou uma maneira de te rejeitar, isto se deve ao fato que qualquer contato que tenha o corpo de seu gato com um algo externo, altera o cheiro do seu felino, por isso eles se lambem para recuperá-lo, quer dizer, para recuperar a identidade deles.

É necessário dar banho no gato?

asseio

A menos que seja em situações excepcionais, nas quais o seu gato se encontre extremamente sujo por ter estado no barro, ou algo parecido, o mais recomendável é não os banhar, já que quando se dá banho em um gato, estamos removendo uma série de óleos que são fundamentais para que eles tenham uma pelagem bela e brilhante.

O que é extremamente recomendável é escová-los de vez em quando, sobretudo quando se trata de um gato com muitos pelos, já que os gatos não podem fazer isso por eles mesmos, algumas vezes podem se formar nós que impedem a mobilidade dos bichanos, além dos pelos reterem uma certa quantidade de poeira do ambiente que poderá dificultar a respiração dos felinos.

Em resumo, embora os gatos saibam se assear adequadamente, nunca seria demais que, de vez em quando, você desse uma mãozinha a eles.