Até mesmo o menor dos poodles é um lobo de coração

Lobo

Observando os cães, você já notou alguma semelhança com alguma outra raça animal? Claro que você está pensando nos lobos! É isso mesmo, você acertou, os cães são descendentes dessa raça feroz. Há muitas atitudes que ainda mantêm cães e lobos e outros que quase desapareceram pela domesticação. Apesar de parecer tão diferente, porque você não pode estar perto de um lobo ou dar ordens para ele sentar, o fato é que os cães guardam muitas semelhanças com eles apesar das diferenças. Vamos conhecer um pouco sobre essas características parecidas.

Cães e lobos, tão semelhantes e diferentes

Lobo e filhote

Existem cães mais semelhantes aos lobos pela aparência física, mas outros com aparência completamente diferente, como é o caso dos poodles. No entanto, todos os cães têm características de lobo, mesmo os Poodles mais carinhosos e mansos. Essas semelhanças podem ser vistas na maneira como eles se comunicam e nos gestos para transmitir emoções.

 

Os cachorros menos domesticados, ou dito de outra forma, os que têm menos contato com as pessoas, guardam muito mais semelhanças com os lobos, porque eles são selvagens.

“Os cães domésticos, especialmente cães que vivem em apartamentos com contato próximo com seus donos, tendem a desenvolver comportamentos humanos mais adaptados, que se desviam das características dos lobos”

-Miguel Ibanez, especialista em comportamento animal

As diferenças entre cães e lobos

A diferença mais característica é que os lobos são desconfiados e descrentes com os seres humanos, por uma questão de sobrevivência. Os cães têm cérebro menor e habilidades sociais melhores, o que lhes permite adaptar aos seres humanos. Adicionado a isso, nós encontramos diferenças genéticas que permitem que os cães consigam digerir alimentos ricos em hidratos de carbono, ao contrário dos lobos que não têm essa capacidade, que torna mais fácil o convívio com seres humanos.

Semelhanças entre cães e lobos

  • Entre as semelhanças mais visíveis está o sentido da audição e do olfato, que ambos têm muito desenvolvido.
  • A capacidade de enxergar no escuro. Ambas as espécies têm uma grande capacidade de enxergar em ambientes sem ou com pouca iluminação, como resultado da necessidade de sobreviver e caçar, no caso dos lobos, mas a característica permanece nos cães.
  • Necessidade de companheirismo. Em ambos os casos, os animais precisam estar na companhia de outras pessoas, por lobos, outros congêneres, para cães, seres humanos.
  • Precisam de um líder na matilha. Os lobos são caracterizados por se encontrarem em matilha e ter sempre um líder que os dirija. Para os cães domésticos, o dono é o líder, sempre e quando este se demonstre como tal. Se o dono não demonstrar que é o líder,  o animal assumirá o papel.

Como os cães domésticos surgiram?

Lobo

Os cães domésticos apareceram cerca de 12 mil anos atrás, quando surgiu a agricultura. Os seres humanos se apropriaram de cães selvagens, muito parecidos com os lobos e os treinou para exercer um trabalho de  vigilância no campos e do gado. Em troca, ofereceram aos animais comida e alimentação humana.

Assim, surgiu um contato que foi transformado em amizade e que perdura ao longo dos séculos. Os cães evoluíram formando cerca de 400 raças diferentes e hoje são considerados os melhores amigos do homem. Seus antepassados, que tiveram contato com os seres humanos através da agricultura, transmitiram que os humanos ofereciam cuidado e alimento em troca de lealdade e trabalho duro.

O trabalho dos cães, com o passar do tempo, também tem vindo a tomar várias formas, porque atualmente eles não só exercem trabalhos como pastores e vigias, mas como terapeutas, cães de assistência, cães-guia, cães-farejadores, etc. Eles se adaptaram ao nosso ambiente, permanecem amigos e mostram toda lealdade. Cabe a nós responder e refletir se nós estamos oferecendo lealdade e companheirismo para os nossos amiguinhos de quatro patas.

Portanto, se a sua bola branca, fofinha e doce, sim, estamos falando do poodle, um dia mostrar os dentes e se torna agressivo com você, acalme-se, lembre-se de onde ele veio. Mas seu amor e lealdade pode desativar qualquer resquício de agressividade que seu animal tenha. Qualquer cão é um lobo de coração, porque essa é a origem deles.