Atendimento odontológico para gatos

Quando filhotes, os gatos têm 26 dentes. Quando adultos, têm 30 dentes. Para manter o seu gatinho saudável, você deve saber o que é necessário para tentar manter uma limpeza dentária adequada. Então, conheça agora quais são os cuidados dentários que você deve ter para com o seu bichano.

Dados importantes

Cuidados com a saúde dos gatos

As doenças periodontais são mais comuns em gatos que estão acima de três anos de vida. É muito difícil detectar a doença numa fase precoce, pois ela afeta a porção dos dentes sob a gengiva e acima das mesmas.

Esta condição começa quando bactérias se instalam na boca e uma fina película de placa é formada ao redor dos dentes.

Com o passar do tempo, esta película torna-se mineralizada e calcifica-se como uma placa: as bactérias se acumulam e causam uma inflamação nas gengivas e a perda dos dentes posteriores.

A melhor maneira de ajudar o seu animal de estimação a manter os dentes saudáveis é, acima de tudo, observar cuidadosamente o seu gato.

Geralmente, os gatos têm um hálito especial que pode ser considerado normal, mas se você notar que o hálito dele é muito forte, é muito provável que ele tenha algum problema na boca.

Se você não tratar, é possível que o problema piore, o que vai ser um sintoma inconfundível de bactérias nos dentes e também nas gengivas.

Quando você levar o seu gato para uma visita de rotina ao veterinário, peça a ele para verificar os dentes. O monitoramento frequente vai ajudar a detectar quaisquer problemas que você tenha negligenciado.

Se você notou o hálito dele muito forte ou que suas gengivas sangram um pouco quando ele come, não se assuste. Simplesmente peça ao seu veterinário para fazer uma limpeza nos dentes de seu bichano.

É importante que você estabeleça uma rotina de limpeza para com o seu animal de estimação e faça-a em idade precoce, os gatos, quando adultos, tornam-se mais resistentes.

Quando você quiser limpar os dentes do seu gatinho, você poderá usar uma gaze com uma pasta de dentes especial e, então, limpar suavemente os dentes dele. Quando ele crescer, você poderá seguir com esta técnica ou substituir a gaze por uma escova de dentes.

Talvez, no início, você note que o seu gato não aprecia o sabor do creme dental, mas em muito pouco tempo ele vai se acostumar.

Você pode comprar estes produtos específicos para gatos em lojas veterinárias, mas nunca tente limpar os dentes de seu gato com pasta de dentes para humanos. O flúor é especialmente perigoso para os animais.

A perda dos dentes ocorre, na maioria dos casos, por gengivas inflamadas ou irritadas. As gengivas devem ser cor de rosa.

Se você vê as observar um pouco avermelhadas ou se elas parecem irritadas, é provável que o seu gato esteja começando a ter um problema.

Tente limpar os dentes dele, e fazer uma leve massagem na gengiva. Isto irá melhorar a circulação sanguínea na área e tornará a gengiva mais forte e saudável, ajudando para que, no futuro, o seu gato sofra menos deste tipo de problemas.

Algumas dicas

Dicas para a saúde dos dentes dos gatos

Outro fator importante no cuidado dental do seu gato é ter uma dieta saudável.

Além disso, você pode combinar comida úmida com seca, também pode dar carne crua para ele mastigar e estimular a circulação do sangue na boca. Você pode dar diferentes tipos de carne, tais como: peixe, frango ou coelho.

Você deve ter notado que nas lojas veterinárias há alguns produtos para o controle do tártaro em animais de estimação. Se você quiser, utilize-os moderadamente.

Mas a verdade é que eles não são suficientes para manter os dentes do seu gato limpos e saudáveis. São uma boa adição junto com a limpeza dos dentes. Você poderá usá-los como uma recompensa para o seu amigo após a higiene oral.

Tenha em mente que estes produtos não existem na natureza. O gato mantém os dentes saudáveis por meios diferentes. Um deles é mastigando ossos.

Os gatos são predadores e morder seus ossos de rapina o ajudam a limpar a arcada dentária e a manter uma higiene bucal saudável. Se você quer dar um osso ao seu gato, evite os de peixe, frango ou os da carne de porco, como eles podem vir a se quebrar e machucá-lo. Um osso de carne crua é ideal.

É essencial que você tenha o hábito de procurar um atendimento odontológico para o seu gato. A perda de dentes, bem como o surgimento de doenças periodontais estão intimamente ligadas com doenças do coração, rins ou outras doenças crônicas.

Verifique periodicamente os dentes de seu gato para garantir que ele tenha sempre uma vida saudável e feliz.