Aumente a inteligência de seu cão através de jogos

jogos

Todos conhecemos as terapias com jogos, que são feitas com as pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja psíquica ou física. Por exemplo, em crianças com problemas de comportamento ou em idosos com Alzheimer. Os jogos demonstraram ser muito eficazes para melhorar a nossa qualidade de vida.

Através deles, os cães também podem se tornar mais felizes e melhorarem sua inteligência. Porque um cão com uma mente saudável, é um animal feliz. E é óbvio, você já sabe que nós nos preocupamos muito com a felicidade de seu pet. É por isso que hoje lhe trazemos uma proposta de 9 jogos que potencializarão a inteligência de seu peludo.

9 jogos que melhoram a inteligência de seu cão

Manter a mente de um cão ocupada é importante para evitar o estresse, a ansiedade e outros tipos de mal-estar comuns. Estes jogos que lhe propomos conseguirão isto e ainda mais.

O jogo do esconderijo

jogo-para-cao

Para jogar este jogo, pegaremos um brinquedo ou um objeto de nosso pet e passaremos alguma comida nele. Esconderemos em algum lugar do parque, do jardim ou da casa. Pode-se colocar obstáculos que o cão tenha que superar enquanto procura seu prêmio.

Também se pode pôr um pouco de comida pelo caminho para que o animal se sinta recompensado e com motivação para continuar o percurso.

Pega-pega

Esconda-se atrás da porta com uma corda amarrada numa vara e, na corda, amarre um dos brinquedos de seu animal. Mova a vara para atrair a atenção do animal e, quando estiver a ponto de agarrar a pelúcia, tire dele e volte a realizar o exercício quantas vezes quiser.

Um, dois, três

Os cães precisam estar ativos, e os jogos fazem isso. Um jogo no jardim ou em um longo corredor que faça o cão correr atrás de uma bola, ou sair correndo a seu encontro, fará com que o animal se mova, mas, para estimular sua mente, ele deve aprender a relacionar esse movimento com uma ordem sua, como, por exemplo; um, dois, três.

Cheiro

O olfato de um cão é realmente sensível e muito especial. Incentivá-lo para que ele o utilize melhorará e potencializará sua mente e sua inteligência. Para fazer isso, apresentaremos ao cão aromas novos, como aromatizadores ou frutas que ele nunca tenha visto antes. 

Daremos para ele cheirar e, em seguida, os escondemos e deixamos que o peludo os encontre. Sua mente se manterá ativa e ele receberá alguns agrados se o encontrar.

Música

Há muitos estudos sobre este tema, a música influi nos animais, assim como o faz nas pessoas. Este é um fato comprovado cientificamente.

Além disso, se o animal passar muito tempo só em casa, podemos deixar uma música suave de fundo que o ajudará a relaxar sua mente e a se sentir menos sozinho. Também servirá os sons da natureza, em que se pode ouvir outros animais, como lobos, aves ou leões.

Ordens

Nós adoramos quando o nosso cão obedece às nossas ordens, como solta, vem, senta e outras. Além diss, ensinar-lhe essas e outras não é apenas um benefício para nós, mas também para eles.

Aprender coisas novas é sempre um ativador da mente e, é óbvio da inteligência, por isso os jogos como este nos ajudarão a cumprir o nosso trabalho.

A caixa

Coloque uma caixa grande de papelão na sala e esconda nela brinquedos e demais objetos que seu cão adora. Permita que ele te veja enquanto você o faz. Encontrar uma forma de entrar e sair da caixa para pegar suas coisas, o fará enfrentar seus medos e procurar táticas que potencializarão sua inteligência.

Frisbee

um-brinquedo-para-o-meu-cao

Um disco voador para jogar a céu aberto, seja um parque, um bosque ou uma praia (a não ser que tenha um jardim gigantesco, não é uma boa ideia fazer isso em casa), é uma opção estupenda para que o animal pense em como agarrar o frisbee e para que esteja alerta a seus movimentos.

Este é um dos jogos que não só potencializará sua inteligência, mas também seus reflexos e seu aparelho motor.

Massagem

Sim, já sabemos que uma massagem não é um jogo, mas uma massagem craniana pode estimular muito o cérebro do animal e, com isso, sua mente. Além disso, depois de tantos jogos será uma recompensa muito prazerosa e bem merecida para o seu pet, você não acha?