A beleza dos cães pretos

cães pretos

A Azabache é uma das pedras mais procuradas e valorizadas do mundo. A razão disso é sua imponente e brilhante cor: preta. Porém, apesar da beleza desta pedra estar na cor, este tom não é tão valorizado em outras espécies, o que inclui os seres vivos. Vejamos o caso dos cães pretos.

O Projeto dos cães pretos é uma compilação fotográfica que tenta realçar a beleza dos cães pretos. Embora para muitos isso possa parecer ridículo, a verdade é que tanto os cães como os gatos pretos têm mais dificuldades para encontrarem um lar.

A superstição de que o preto está ligado à má sorte e aos maus augúrios deveria ter sido levada embora da vida animal quando a natureza nos ensinou, como no caso do azabache ou do ônix, que o preto é um símbolo da beleza mais absoluta.

Devido a esta superstição que tem sido transmitida por gerações, muitos animais de cor preta são rejeitados e inclusive abandonados sem nenhum outro motivo a não a cor deles: a cor preta.

O Projeto dos cães pretos, uma beleza obscura

Cachorro preto

Preto, preto e mais preto é tudo o que se pode ver nessa iniciativa fotográfica realizada por Levy, que observou a situação discriminatória em que vivem os cães pretos.

É que, como já dissemos, está comprovado que os cães pretos demoram muito mais do que outros cães para encontrarem um lar e, portanto, passam mais tempo nos centros de adoção.

O Projeto cães pretos começou a nos despertar para o fato de que os cães pretos demoram mais para serem adotados em virtude de sua cor.

-Fred Levy-

Esse Projeto fotográfico retrata a beleza de cães pretos junto com seus donos, os quais se sentem orgulhosos da cor de seus animais de estimação.

As fotos têm um fundo escuro que permite ver o brilho e a beleza da pelagem e dos olhos destes maravilhosos cães pretos que contrastam com a cor da roupa de seus donos.

Gatos pretos e cães pretos

Infelizmente, muitas pessoas ainda discriminam cães e gatos pretos. Embora as associações protetoras e os abrigos para animais não tenham números exatos sobre os muitos animais que não são adotados por sua cor, pode-se ver claramente que são os gatos e os cães pretos os mais desfavorecidos na hora de encontrarem um novo lar.

Triste, mas isso é um fato. A cor de pele ou dos pelos não deveria influenciar as decisões que tomamos ao escolher um animal de estimação, pois a cor não é o que faz a personalidade e o comportamento do animal, mas o que determina isso é o coração destes nobres seres.

Eles não nos julgam por sermos gordos, altos, baixos ou feios, nos amam com toda a alma e assim que olham nos nossos olhos sabemos que eles nos amam. Por que então não deixamos de olhar a cor da pele, dos pelos e inclusive a beleza externa para tentarmos decifrar o que se esconde por trás do olhar desses lindos bichinhos?

Gato e filhote de cachorro

Stanley Coren fez uma experiência com relação ao impacto que a cor dos animais causa em nós, inclusive inconscientemente.

Ele quis demonstrar com um simples experimento que os sentimentos que um cão de cor preta provoca em diferentes pessoas não são os mesmos que os cães de outras cores.

Para esse experimento foram selecionadas 60 pessoas. Fotos de diferentes raças de cães e de diferentes cores foram mostradas para elas. Na maioria de casos, a ternura que despertava uma imagem de um Retriever amarelo, por exemplo, não era a mesma que surgia quando o Retriever era preto.

Até sendo da mesma raça, não houve os mesmos sentimentos. Incrível, mas foi isso o que aconteceu. Triste, mas cientificamente comprovado.

Sabemos que você é um grande amante dos animais e por isso está lendo a nossa página. Pedimos que se você for adotar um cão, que não lhe negue seu amor pelo simples fato de que você possa não gostar de sua cor. Ajude a derrubar o muro que foi erguido ao redor dos cães pretos. Defenda-os e os proteja com o mesmo amor.

As fotos podem ser vistas aqui.