Benefícios de compartilhar a vida com um animal de estimação

Animal de estimação

Uma das decisões mais importantes que podemos tomar é quando escolhemos compartilhar nossa vida. Uma boa escolha nos trará felicidade, enquanto que, caso contrário, sabemos quais são as consequências que teremos.

Na hora de dar este passo, pensamos no que temos para oferecer para esta pessoa, mas também o que ela tem a nos oferecer. Algo semelhante acontece quando pensamos em adotar um animal.

Você pode dar-lhe muito, mas neste artigo vamos ver os benefícios que você recebe se compartilhar sua vida com um animal de estimação.

Passar a vida com um animal de estimação é uma grande decisão

Criança abraçando cachorro

Os cães são, sem dúvidas, a primeira escolha quando se trata de compartilhar a vida com um animal de estimação, por causa da facilidade que eles têm de se adaptar à convivência e pela fidelidade que demonstram pelos seus donos.

Outro animal que ocupa um lugar de destaque é o gato, um ser mais independente e que não requer tantos cuidados como os cães.

Mas o mundo de animais de estimação é infinito e, nos lares, podemos encontrar peixes, papagaios, canários e periquitos, algum tipo de réptil como as tartarugas, roedores tais como o coelho ou hamster e, por fim, quase qualquer tipo de animal.

Deixando uma margem a mais, não há dúvida de que será uma grande decisão, como comprovaremos nos parágrafos seguintes.

Benefícios que você conseguirá se compartilhar a sua vida com o seu animal de estimação:

A seguir mostraremos 5 benefícios de viver com um animal de estimação:

1. Estado de ânimo

Está comprovado que, quando compartilhamos nossas vidas com um animal de estimação, a ansiedade que sentimos pode diminuir. Além disso, os sintomas da depressão também reduzem. Cuidar de alguém nos faz sentir melhor, porque nos ajuda a combater sentimentos de inutilidade.

Está claro que, para aqueles que se sentem sozinhos, a companhia de um animal de estimação será um apoio fundamental.

Inclusive, existem estudos que mostram que acariciar durante alguns minutos um animal, especialmente se for um filhote de cachorro, faz com que nosso corpo produza endorfinas, o chamado hormônio da felicidade.

2 . Melhora a saúde física

Não só beneficiam a nossa saúde emocional, mas também a física. As pessoas que convivem com algum tipo de animal de estimação têm colesterol mais baixo e sofrem menos de obesidade.

Além disso, algumas pesquisas afirmam que aqueles que têm um animal em casa desde crianças desenvolvem um sistema imunológico mais forte, o que acarretará que, tanto na infância quanto na idade adulta, estas pessoas sofram menos com problemas de alergia.

3. Trazem mais responsabilidades para as crianças

 

Criança beijando gato

Quando uma criança ou adolescente assume, na medida de suas possibilidades, o cuidado de um animal de estimação, essa responsabilidade vai ajudá-lo a amadurecer.

Eles aprendem a importância de não esquecer as coisas, os ajuda a colocar os sentimentos dos outros antes dos seus e aprendem que há limites dentro da convivência. Eles também aprendem a aceitar as responsabilidades e cumprir com os compromissos previamente estabelecidos.

Para que isso aconteça, antes da chegada do animal à família, é necessário estabelecer quais são as tarefas que cada um ficará encarregadoEm todo caso, não caia na tentação de, diante da sua recusa ou aceitação, ficarmos encarregados de cuidar nós mesmos. Nosso filho deve cumprir o acordo.

4 . Cuidam de você

Embora seja verdade o que foi dito até agora, os animais exigem uma grande responsabilidade, não é menos verdade que eles também se preocupam com você. Você encontrará poucos amigos que protejam e cuidem de você como um cão, por exemplo.

Não se esqueça de que estes tipos de animais de estimação podem ser treinados para conviver com pessoas que têm uma necessidade especial e para ajudá-las. Em caso de pessoas que estão doentes, eles podem até mesmo detectar um agravamento da doença.

Lembre-se da grande quantidade destes amigos leais que têm alertado seus donos de algum tipo de perigo, como um incêndio.

5 . Mais diversão

Se colocarmos um animal de estimação em nossas vidas, os dias serão mais divertidos. Teremos um excelente companheiro de brincadeiras.

Ele nos ajudará a sermos pessoas mais sociáveis, já que conheceremos outros donos de animais e também teremos um tema em comum para conversar. Mas o mais importante: estar com ele produz endorfinas e, logo, seremos pessoas mais felizes.

Como vimos, se você compartilhar sua vida com um animal de estimação, você terá muitos benefícios.