Benefícios de passear com seu cachorro

Quem tem um cachorro em casa sabe que levar o bichinho para passear está envolvido com algo mais do que levar o animal para fazer suas necessidades. Sabemos que é uma grande responsabilidade, porque temos de satisfazer as suas necessidades básicas, como alimentação, saúde, brincadeira e, pelo menos, uma caminhada diária. Você tem que ter em mente que existem raças que necessitam de passeios maiores ou saídas mais frequentes ao longo do dia.

Pois bem, no seguinte artigo vamos abordar os múltiplos benefícios que existem em sair com o cachorro para passear, mas os benefícios não ficam restritos ao seu animal, você e sua família podem ser muito beneficiados com essa rotina. Vamos conhecê-los?

Os benefícios do passeio para o animal

pastor-alemao3

O primeiro benefício e o mais fundamental de todos é que o seu cachorro deve fazer suas necessidades na rua, assim sua casa permanecerá limpa e livre de odores. É por isso que, desde filhote, você deve ensiná-lo que na rua é o local onde ele deve se aliviar.

Outra razão pela qual é bom para passear com o animal de estimação, é porque que o animal mantém a forma, pois os exercícios queimam calorias e evitam que ele sofra obesidade, uma doença que ataca muitos cães. Desta forma serão animais que se manterão mais ativos e exercitarão suas articulações, algo que será muito útil durante a velhice.

Se você levar o seu cão várias vezes ao dia para sair, além de promover a saúde física do cão e melhorar o emocional, irá reforçar a atividade mental. Se você passear com o seu cachorro, você poderá notar que a ligação entre ele e você vai estar reforçada. As atividades pelas quais os animais são mais agradecidos são: alimentação e passeios; assim, aproveite essas saídas parbrincar com ele e para fortalecer os laços entre vocês.

Como sabem, o olfato é o sentido mais agudo de cães, eles precisam exercitá-lo porque se não há um risco deles atrofiarem. Se o seu cão sai para uma caminhada, pode aproveitar para farejar, conhecendo melhor o seu entorno.

Tem-se demonstrado que os cães que saem para uma caminhada com os donos, tornam-se mais sociáveis com os seres humanos e com outros cães. É muito bom ver o seu pet no parque com outros da mesma espécie. Assim, o seu fiel amigo não será agressivo ou sofrerá depressão.

Quando o animal volta de seu passeio é provável que esteja um pouco cansado e disposto a dormir por um tempo, desta forma você vai evitar que ele sofra de hiperatividade, ansiedade ou estresse e você terá mais tempo para fazer outras coisas, já que ele vai permanecer tranquilo.

Se você acostumar seu cão a ir para a rua, desde pequeno, ele vai se acostumar com todos os tipos de ruídos, cheiros, pessoas e até mesmo outros animais. Então, quando de repente ouvir um barulho, ele não sentirá medo, porque será familiar.

Benefícios de passear com um cachorro para você

cachorro-passeando

 

Quem lhe disse que passear com o cachorro só tem vantagens para o animal? A verdade é que tem sido demonstrado que, se você passear com o animal de estimação, também terá benefícios.

Hoje vivemos em uma sociedade totalmente sedentária, sem quase nenhum tempo para se dedicar a nós mesmos, muito menos para fazer exercícios. É por isso que ir para um passeio com seu cão, não só é bom para que o animal se exercite, mas para você também. Você deve aproveitar estes minutos para sair com ele. Assim terá menos risco de diabetes e será muito benéfico para seu coração.

Como mencionado anteriormente nos benefícios para o seu cachorro, as ligações entre o seu animal de estimação e você são estreitadas, para aprender a interpretar o comportamento de seu cachorro é melhor atender todos os seus movimentos.

É também uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas, especialmente pessoas que gostem de sair com seus animais de estimação, e você terá sempre um tema de conversa, troca de pontos vistas com seus amigos, etc.

Estas saídas com seu cão promovem sua autoestima e você não correrá o risco de desenvolver uma depressão, aliás, muito pelo contrário.

Muitas pessoas não têm tempo para passear com o animal de estimação e contratam alguém para fazê-lo em seu lugar. Isso é bom porque ele tem que ir para uma caminhada por uma necessidade básica. Mas lembre-se que você perde um contato muito importante entre você e seu animal de estimação.