Benefícios de ter um animal de estimação em casa

Os animais de estimação oferecem inúmeros benefícios aos seres humanos. Um cachorro, um gato, ou até um peixinho colorido, são capazes de proporcionar vantagens terapêuticas para a saúde de seus donos. Nossos pequenos amigos podem aliviar a solidão, o estresse e promover a interação social. O cuidado de um animal pode, inclusive, ajudar a viver mais tempo.

Vantagens de ter um animal de estimação em casa

Vantagens de ter um animal de estimação

Ainda que a maioria dos donos de animais de estimação tenham muito claro quais são as alegrias imediatas que recebem por compartilhar a vida com seus animais, muitos seguem sem ter consciência dos benefícios que eles oferecem para a saúde física e mental.

Estudos recentes vincularam a propriedade de animais domésticos, principalmente os cachorros, com um menor risco de ter doenças cardíacas.

Outro dado relevante é que possuir um animal promove uma maior longevidade entre seus donos. Mas isso não é tudo.

As investigações também demonstraram que, se você tem um animal em casa, provavelmente não vai sofrer de depressão, terá menores níveis de estresse e poderá reduzir significativamente a pressão arterial.

Por outro lado, se você brinca com seu animal, você certamente irá se sentir mais relaxado e seus níveis de serotonina irão se elevar. Além disso, o colesterol e os triglicérides irão diminuir.

Ter animais melhora o ânimo das pessoas e faz com que adotemos alguns hábitos que são muito saudáveis, como sair para caminhar. Eles também oferecem um grande alívio para pessoas que sofrem com algum transtorno de bipolaridade, estresse pós-traumático, depressão ou ansiedade.

Cuidar de um animal faz com que sua vida seja muito mais ativa, já que somos obrigados a fazer algum tipo de exercício. Você deve sair com seu cão para passear no mínimo uma vez ao dia.

Além disso, os animais também são grandes companheiros. Você está sempre a par de suas necessidades, e eles também podem lhe ajudar a ser mais sociável, já que ao sair para passear, irá se distrair e estabelecer diálogos com outras pessoas.

Os animais de estimação são excelentes companheiros para pessoas idosas. Eles permitem passar pelo envelhecimento de forma saudável.

Eles alegram a vida dos idosos, costumam ser sempre ativos, contribuindo para que a memória das pessoas se mantenha sempre ágil. Eles também impulsionam a vitalidade e os mantêm conectados com a sociedade.

Ter um animal de estimação é uma ótima opção se você tem filhos; pois faz com que eles sejam mais companheiros, ativos, sensíveis e responsáveis. Estudos mostram que os animais são um excelente complemento para diferentes terapias para crianças autistas ou hiperativas.

Se você quer um animal de estimação…

Crianças e animais de estimação

Se você decidiu trazer um animal de estimação para a sua casa, é muito importante que tenha em mente algumas considerações. Se você se decidir por um cachorro, lembre-se de que ele precisa passar algumas horas ao ar livre.

Se você não passa a maior parte do tempo em casa, o melhor é que você escolha um animal que não tenha esse tipo de necessidade, como um gato, um peixe ou um pássaro.

Se você é uma pessoa muito ativa e que desfruta de atividades diárias fora da sua casa, especialmente se você gosta de sair para caminhar ou correr, um cachorro enérgico pode ser o mais adequado para você. Companheiros caninos prosperam fazendo exercício ao ar livre e também ajudam a te manter em movimento.

As famílias com crianças pequenas ou idosos que vivam em sua casa, devem levar em conta o tamanho e o nível de energia do animal. Os cachorros e gatos costumam ser bem ativos. Os cães grandes ou travessos poderiam machucar ou derrubar acidentalmente uma criança pequena ou um adulto.

Se você já tem animais em casa, talvez as pessoas que vivem com você possam estar encantados com a ideia de ter um novo membro. No entanto, se um animal de estimação sempre teve acesso exclusivo a sua atenção, provavelmente irá resistir a conviver com outro animal.

Por último, é muito importante que você tenha em mente que ter um animal implica certos compromissos e responsabilidades.

São companheiros que te acompanham por um período entre 10 e até 30 anos, no caso de um pássaro. Os animais precisam de cuidados.

Se você não pode se responsabilizar pelas necessidades de seu pequeno amigo, o melhor é que você não tenha um.

E não se esqueça, se você está pensando em adotar um animal de estimação, lembre-se de que muitos cães e gatos adultos estão buscando uma casa. Talvez você possa lhes proporcionar um lar cheio de amor para que passem ali seus anos de velhice.