Benefícios dos animais de estimação para pessoas da terceira idade

Ter animais na terceira idade

Talvez você esteja pensando no que pode dar de presente de aniversário ou em alguma data comemorativa para seu pai/mãe, ou seu avô/avó. Nós temos uma ideia: um animal de estimação! Vários estudos científicos comprovaram os diversos benefícios que os animais de estimação podem proporcionar às pessoas na terceira idade. Vejamos quais são eles a seguir.

Por que ter animais de estimação na terceira idade

Homem na terceira idade com seu cão

Os benefícios dos animais de estimação para as pessoas mais velhas são muitos. Foi demonstrado que as pessoas na terceira idade que têm animais de estimação são mais alegres, otimistas, e possuem uma saúde melhor do que as que não têm animais em casa.

Quando os filhos vão embora, a solidão invade estas pessoas, que se sentem perdidas na vida e sem saber o que fazer. A situação piora se um dos cônjuges falece, deixando a outra pessoa totalmente sozinha. Os animais de estimação são uma excelente companhia com capacidade de preencher, de alguma forma, este vazio que fica nas pessoas mais velhas.

O fato de ter alguém que depende de você, alguém de quem é necessário cuidar e por quem deve-se estar bem, é sem dúvida o melhor remédio para a solidão.

Como se isso não fosse o bastante, foi feito um experimento em um hospital no qual eram mostrados vídeos de seus animais de estimação a pessoas da terceira idade. Aquelas com quem isso foi feito se recuperaram de forma mais rápida e favorável em relação a aquelas que, ainda que tivessem animais de estimação, não viram seus vídeos.

É triste dizer isso, mas é uma realidade que as pessoas da terceira idade às vezes se sentem como um estorvo, e gostariam de fazer muitas coisas que já não conseguem para se sentirem úteis. Apesar de nossas palavras consoladoras com as quais mostramos que as amamos e que elas não nos incomodam nem um pouco, ainda assim elas não se consolam. No entanto, um animal de estimação será dependente deles e fará com que se sintam muito mais úteis.

Que animal de estimação devemos escolher?

Certamente esta é a pergunta mais lógica a se fazer depois de decidir ter um animal de estimação. Já vimos os benefícios que eles podem oferecer a pessoas na terceira idade, mas há diferentes animais e cada um deles pode proporcionar coisas diferentes.

Também é importante levar em consideração o estado de saúde física da pessoa que irá receber o animal.  Por exemplo, se ela tem dificuldade para caminhar, não será muito inteligente dar a ela um cachorro que precisa sair para passear três vezes ao dia.

Vejamos também os benefícios dos animais de estimação nas pessoas da terceira idade, ou melhor dizendo, os benefícios que cada um deles pode oferecer.

Cães

Os cães podem oferecer tranquilidade e serenidade à pessoa. É claro que, para conseguir isso, é preciso escolher uma raça de cães tranquilos e que relaxe, e não uma que altere o nosso familiar e demande muita energia.

Os cães serão os companheiros ideais para aquelas pessoas com um certo grau de depressão que não querem sair para passear mesmo que o médico tenha recomendado que façam isso. A obrigação de levar seu novo animal de estimação para passear três vezes ao dia fará bem à sua saúde física e emocional, isso sem contar o amor incondicional e a lealdade que este animal pode oferecer a eles.

Gatos

Gato no colo de idosa

Os gatos são muito carinhosos e não requerem muita atenção. Eles farão suas necessidades em uma caixa com areia, e por isso não precisam sair para passear. Além disso, eles se limpam sozinhos. Os gatos não são barulhentos, e por isso transmitirão uma paz e uma tranquilidade especiais à pessoa. Também existe a lenda de que com o seu calor corporal os gatos conseguem acalmar dores musculares, ainda que isso não tenha sido comprovado cientificamente.

Pássaros

Apesar de não nos demonstrarem carinho de uma maneira tão evidente quanto um cão ou um gato, seu canto diário pode alegrar o coração de qualquer um. Além disso, eles devem ser bem alimentados todos os dias, ter água diariamente para beber e sua gaiola deve ser limpa com frequência, isso fará com que a pessoa se sinta útil ao ver que tem alguém que depende dela.

Seja qual animal de estimação você escolher, estamos certos de que ele poderá alegrar muito a vida desta pessoa que você tanto ama. E depois de ler este artigo, ainda há alguém que duvida dos benefícios que os animais de estimação podem trazer para as pessoas na terceira idade?