Benefícios para crianças que crescem com animais de estimação

Existem pessoas que não acreditam ser uma boa ideia que crianças pequenas sejam criadas lado a lado com animais de estimação. Para estas pessoas, isso é um risco ou uma fonte desnecessária de bactérias. Porém não existe nada mais longe da realidade. Criar uma criança juntamente com um animal de estimação fará com que nossos filhos cresçam com mais humildade, empatia e respeito.

Vamos explicar os motivos de isso acontecer.

1. Esse olhar atento que cuida de mim e com quem eu me importo

O olhar das crianças pequeninas é faminto por estímulos. Busca coisas para ver, tocar e com as quais possa interagir. E se tiverem com eles, desde muito cedo, um animal de estimação, poderão obter os seguintes benefícios:

  • Contar com um estímulo contínuo, que é diferente do pai ou da mãe. Alguém que sempre se move ao seu redor, um amigo para acariciar e com quem ele pode brincar. Pequenas criaturas que estão sempre disponíveis para atendê-lo.
  • Os animais não são alheios à presença do pequeno membro da família, alguém mais frágil e delicado. São muitos os cachorros que agem como fiéis protetores. De fato, faz alguns dias que vimos uma notícia surpreendente; um gato havia protegido um bebê e evitou que ele morresse de frio na Rússia. Esse é apenas mais um exemplo de tudo o que eles podem fazer por nós e, em especial, pelos mais pequeninos. O que isso quer dizer? Que os animais sabem que esse ser indefeso precisa de ajuda. Sabe que deve tratá-lo de uma maneira diferente.
  • Os cachorros, os gatos, os pássaros, os coelhos… são reconhecidos pelas crianças como “membros” importantes dentro do grupo familiar. Alguém a quem observar, conhecer e respeitar.

2. Meu amigo me ensina a ser responsável

Benefícios

Existem pais ou mães que adotam um animal de estimação com a condição de que a criança seja responsável por ele. Depois, são os pais que ficam responsáveis pelo bichinho. Bem, isso não deveria acontecer dessa maneira e vamos explicar os motivos.

  • Ter um animal em casa é responsabilidade de todos. Nem somente dos filhos nem apenas dos pais. As crianças devem aprender desde muito cedo que o animal de estimação é um membro a mais da família e, como tal, tem suas necessidades e merece a mesma atenção que todos os demais.
  • Repartir a responsabilidade por esses animais é uma maneira de equilibrá-las entre todos. O cachorro ou o gato vai ser o primeiro ser vivo com que a criança irá se ocupar, irá vê-lo crescer junto com ele, sofrer doenças, saberá que sente frio e fome exatamente como ele… e que tudo isso requer assumir responsabilidades e obrigações.
  • Uma responsabilidade assumida muito cedo é um jeito de amadurecer. Porém, lembre-se, é algo que deve ser compartilhado entre todos. Assim, ensine seus filhos como o animal deve ser alimentado, quando levar o cachorro para passear, como limpar a caixa onde o gato fez suas necessidades ou como se responsabilizar pela arrumação do local onde o animal fica.

3. Ótimo desenvolvimento emocional

Desenvolvimento emocional para as crianças

Os animais são grandes magos das emoções. Quem coloca isso em dúvida? São fiéis companheiros capazes de nos dar um sorriso quando mais precisamos. Esse amigo fiel se sentará junto conosco quando estivermos nos sentindo sozinhos.

Os animais de estimação, sejam eles cachorros ou gatos… são peças essenciais que nos dão amor de forma gratuita. Sem esperar nada em troca.

Se as crianças crescerem junto com eles, desenvolverão suas habilidades emocionais com mais facilidade. Terão uma maior empatia para reconhecer se seu animal está tranquilo, alegre ou inquieto. Saberá o importante que é o respeitar e também os demais, a importância de cuidar, acariciar, acompanhar… serão amigos estupendos em qualquer etapa de suas vidas.

Não se esqueça que na hora de criar uma criança ao lado de um animal de estimação, é indispensável que o bichinho seja integrado na vida de seu filho desde muito cedo.

Se  o separar porque acha que isso possa causar algum tipo de dano, tanto o animal quanto a criança verão o outro com desconfiança. Permita que se relacionem com harmonia. Você descobrirá como essa experiência será muito bonita.