Bichinhos de estimação para crianças, a melhor companhia para brincar

Costuma-se dizer que o cão é o melhor amigo do homem, mas também das crianças, pois podem se tornar a melhor companhia para brincar com elas. Mas não acaba por aí, porque também podem ser benéficos para crianças que sofram de certas doenças. Em qualquer uma das situações, ter um bichinho de estimação é uma experiência gratificante.

Foi demonstrado que crianças que moram em lugares onde há algum animal, são mais sociáveis e tornam-se mais responsáveis.

Outro dos benefícios é que os animais podem prevenir doenças, sempre com o cuidado e a responsabilidade de que eles são seres vivos que devemos cuidar e dar muito carinho. Para eles isso é suficiente.

Caso você tenha decidido dar de presente aos seus filhos um bichinho de estimação, deverá ensinar a eles todas as necessidades e cuidados que o novo membro da família precisará.

Também é importante escolher o tipo de animal que quer e a raça. Por isso, para facilitar sua decisão, daremos a seguir algumas sugestões úteis.

O cachorro, uma das melhores escolhas para as crianças

Cachorros e crianças

Com certeza, se perguntarmos a alguma criança qual de todos os animais ela prefere, a resposta vai ser “um cãozinho”.

Isso se deve a que existe uma relação muito especial entre elas e os cachorros, porque são brincalhões e podemos lhes ensinar várias coisas, como sentar, dar a patinha, etc. Essas ações dão muita satisfação aos pequenos.

Os cães são muito carinhosos e agradecidos, além disso, brincar com eles é como um prêmio, pois adoram ir buscar bolas e inclusive amam brincar de esconde esconde.

Existe o caso de um Mastim que gostava muito quando sua dona colocava a coleira e pedia para ele puxá-la enquanto patinava, os dois curtiam muito essa atividade.

Existem muitos outros exercícios que os bichinhos de estimação podem fazer com seus pequenos donos como, por exemplo, esconder o brinquedo do animal e fazer com que ele o ache, parabenizando-o depois com algum biscoito.

Não é necessário comprar brinquedos para isto, pois seu próprio filho pode fazê-los, o que dará ainda mais satisfação. Uma boa ideia é enfiar uma bola de tênis dentro de uma meia e fazer um nó nos extremos, agora só falta que, tanto o cachorro como o pequeno, puxem de cada um dos lados.

Em relação à escolha da raça, sempre é conveniente consultar qual é a mais apropriada para famílias com crianças, dependendo das necessidades.

Segundo especialistas, a raça Labrador Retriever é muito recomendável para crianças, porque são carinhosos e aprendem rapidamente, além disso, é uma boa escolha para diferentes terapias.

Há outras raças muito dóceis e inteligentes, como o Beagle e o Mastim, que mesmo tendo um tamanho grande, gostam de crianças e de brincar.

Outras companhias para que seu filho possa brincar

Coelho de estimação

O gato é outra boa escolha de bichinho de estimação para seus filhos, pois costumam ser carinhosos e brincalhões, além de não demandar tanto cuidado e atenção, como acontece com os cães; que devemos levar para passear, entre outras coisas.

O gato pode ficar em casa e sair quando quiser, a única coisa a considerar é não perturbá-los quando não quiserem brincar ou ser acariciados, pois eles podem ficar bravos.

Cada vez mais os pais escolhem os coelhos como companhia para seus filhos, porque não ocupam espaço, são bastante limpos e quase não requerem cuidados, assim mesmo devemos ter atenção.

É muito fofo ver como estes animaizinhos pulam atrás das crianças e brincam com bolas. É uma opção super aconselhável!

Algumas recomendações

Temos que educar as crianças e fazer com que elas entendam que os bichinhos de estimação são seres vivos, que precisam de cuidados, atenção, carinho e que devemos nos responsabilizar por eles.

As crianças devem sentir que são os cuidadores de seus animais, mesmo que os adultos estejam sempre à disposição, e devem lhes fornecer alimento, água, levá-los para passear e brincar suavemente com eles.