Body Dog, a primeira academia de ginástica para cachorros

Quantas vezes nós já dissemos que o nosso animal de estimação está com um pouco de excesso de peso ou que não temos tempo para levá-lo para dar um passeio pelo parque?

Felizmente, existe uma solução para esses problemas: a Body Dog, a primeira academia de ginástica para cachorros. Você gostaria de saber mais sobre ela? Neste artigo, vamos contar todos os detalhes.

Body Dog, a academia de ginástica para cachorros: só para animais de estimação obesos?

Se o seu cachorro deve emagrecer, talvez isso se deva a várias razões, entre elas, que não realiza exercício físico como deve. Claro que os bichinhos também devem praticar exercício! Não só a alimentação é crucial para que ele mantenha seu peso ideal. Uma rotina de atividades pode ajudar a baixar o peso dele e ajudar a mantê-lo saudável.

body-dog-768x768-1

Fonte: Facebook de Bodydog

Na cidade de Bogotá, na Colômbia, um grupo de especialistas fundou a primeira academia de ginástica para cachorros, chamada Body Dog, que tem como objetivo que os animais de estimação sejam saudáveis e baixem de peso. Mas, que, além disso, façam o exercício físico que muitas vezes não fazem, porque os donos deles estão ocupados demais (ou não gostam de atividade física).

Mas atenção, não se trata só de uma academia para emagrecer. Eles oferecem condicionamento físico, fortalecimento dos músculos e reabilitação para aqueles cães que tenham sofrido um acidente ou sofram de alguma doença.

As máquinas e elementos disponíveis nessa academia são escadas, obstáculos para saltar, bolas de diferentes tamanhos, esteiras, túneis, etc. Além de estabelecer uma rotina para eles, os cachorros recebem prêmios, escovação do pelo, hidromassagem e técnicas de relaxamento. Um serviço adicional que é oferecido na Body Dog é o adestramento e a educação para filhotes.

Fazer exercício físico com cachorro?

A academia de ginástica colombiana é completamente pensada para cachorros e os donos não estão “convidados” (só para ver, não para fazer exercício físico lá). O que acontece se eu não vivo em Bogotá, nem tenho dinheiro para enviar o meu animal de estimação para a academia de ginástica? Você pode malhar com ele! Algumas ideias mais que interessantes:

Trotar e correr

Comece com uma caminhada e, pouco a pouco, aumente a velocidade. Leve o seu amigo com a coleira para que ele possa ir acompanhando você. Em alguns casos, inclusive, o dono tem que aumentar a resistência para acompanhar o cachorro (sobretudo se ele é um filhote).

Nadar

Se você tem um cachorro daquelas raças que amam a água (como, por exemplo, os da raça Golden Retriever), você pode aproveitar para levá-lo à praia ou comprar para ele uma piscina especial (que pode ser para crianças). Coloque brinquedos na água para que ele os busque.

Obstáculos e cercas

No jardim de sua casa, você pode armar um circuito com cercas, paus, cones ou qualquer coisa que encontrar para fazer com que o animal salte, se esquive, se agache, corra, salte, etc.

Brincadeiras

body-dog-3-768x576

Fonte: Facebook de Body Dog

Uma bola ou um galho podem ser perfeitos para que o seu animal de estimação faça exercício físico. Ensine-o a buscar o objeto e que ele, logo, entregue na sua mão. Embora você ache que esse hábito só é adquirido pelos filhotes, os cachorros adultos aprendem também essa brincadeira, porque eles adoram.

De acordo com a raça, haverá uma brincadeira ou atividade que ele goste mais. Aproveite as características do seu cachorro para que ele malhe e faça exercício:

  • Ir atrás de objetos: Labrador, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Beagle, Mastim, Terra Nova.
  • Morder a corda ou agarrar as coisas: Fox Terrier, Yorkshire, Bull Terrier, Terrier Escocês, Jack Russell, West Highland White Terrier, Pit bull terrier.
  • Futebol: Collie, Corgi, Pastor Alemão, Pastor Belga, Pointer, Cão d’água espanhol.

Procure por uma atividade que o cachorro mais goste e trate de cumprir com uma certa rotina semanal. A boa notícia é que, além de ajudá-lo a ser mais saudável e evitar a obesidade, esses exercícios também servirão para você. Você estará ao ar livre, correrá, se divertirá… e compartilhará momentos com o seu amigo de quatro patas. Que melhor plano que esse?

Fonte das imagens: Facebook de Body Dog