Brincadeiras para estimular a audição do seu cão

Estimular a audição do seu cão

Brincar com o cão é uma boa forma de promover o seu desenvolvimento. A seguir, ensinaremos alguns truques para que você possa estimular a audição de seu cachorro.

A maioria das brincadeiras para os animais de estimação são especializadas no desenvolvimento da visão. No entanto, o ouvido é um órgão essencial para esses animais, uma vez que o utilizam em conjunto com o olfato para identificar o ambiente ao redor.

É por isso que é muito importante estimular apropriadamente esses sentidos. Assim, poderão usá-los da forma mais precisa e levar uma vida mais feliz, com uma melhor relação com o que os rodeia.

Brincadeiras que você pode fazer

Tato e audição

Uma boa atividade para o seu pet é aquela que envolve estímulos táteis e auditivos. Você pode, por exemplo, fazer diferentes sons enquanto o acaricia. Dessa forma, o cão começará a relacionar sons e sensações.

Se fizer esse exercício de forma contínua, com o tempo o cão vai aprender a responder ao seu chamado quando fizer o som, esperando uma carícia. Essa estratégia funciona como uma excelente pré-formação em modelos de adestramento com clicker.

Mulher abraçando cachorro

Sons e recompensas

Outra forma que você pode usar para desenvolver a audição de seu cachorro é através da mistura de sons e recompensas. Para isso, é melhor usar sons específicos que eles possam relacionar com algo.

As bolas que fazem sons os encantam, por exemplo. Além disso, elas também ajudam a melhorar sua capacidade auditiva e atenção enquanto o cão se diverte. Sempre que fizer barulho com a bola, seu pet irá relacionar o som com a atividade e estará pronto para brincar.

Esses brinquedos são muito bons para animais com catarata ou outro problema de visão, pois podem se orientar facilmente seguindo o som. Também é uma ótima forma de incentivá-los a se exercitarem em idades mais avançadas.

Música

Um bom exercício para que os pets aprendam a manter a calma e a reagirem bem aos sons desde pequenos é expô-los a diferentes tipos de música.

Porém tenha em mente que o ouvido de seu animal de estimação é muito sensível, portanto você não deve expô-lo a sons muito altos. Ele pode ficar atordoado e você terá o resultado oposto: um cão estressado e nervoso.

Expor seus cães à música fará com que prestem atenção aos sons e ajudará você a ver como eles reagem aos diferentes tipos de ruídos. Você será capaz de determinar aqueles que fazem seu animal de estimação se sentir confortável ou os que ele não gosta.

Você ainda será capaz de observar quais os sons que o deixam mais agitado e aqueles que o ajudam a relaxar. Isso será importante, por exemplo, quando detonarem fogos de artifício perto de sua casa ou durante tempestades.

Cachorro brincando com bola

Brinquedos com som

Assim como as bolas, os diferentes brinquedos que você pode conseguir no comércio são bons para estimular seu cão. Além de evitar o tédio, será mais divertido brincar com eles quando seu animal estiver sozinho.

Use a voz

Converse com seu animal de estimação. Essa é uma atividade muito saudável, tanto para ele quanto para você. Algo que os cães aprendem para se comunicar melhor com seus donos é identificar os tons de voz. Conversar frequentemente com ele irá ensiná-lo a reconhecer o seu tom de voz quando está calmo, quando você o parabeniza ou o repreende.

Isso também o ajudará a associar um maior número de palavras e facilitará consideravelmente o seu processo de aprendizagem.

Finalmente, uma vantagem para você é que falar com o seu cão o ajudará a relaxar quando estiver estressado ou quando tiver um dia ruim, pois poderá desabafar tendo a certeza de que tudo o que você disser não sairá da sala.