Brincar de bola, a brincadeira preferida do seu cão

Brincar de bola com os cães

Seu peludo é daqueles cães que fica louco se você jogar uma bola? Claro, brincar com uma bola parece ser o esporte favorito do seu cão. As razões estão no instinto de caça dos animais. Então, não prive seu cão da diversão e deixe ele praticar com a bola.

Questões de instinto canino

Embora nem todos os cães tenham desenvolvido o instinto de caça com a mesma intensidade, a maioria gosta de perseguir presas, mesmo que seja uma bola.

A herança genética dos antepassados, os lobos, é responsável pela instinto de caça e estão profundamente enraizados na psique dos cães.

Em seguida, o homem também ajudou a aproximar essa experiência e a refinar estes impulsos para que os cães pudessem acompanhar os homens em várias atividades de caça.

O instinto de caça que o cão herdou de seu ancestral – o lobo – faz com que os jogos com bolas seja um dos esportes favoritos desses animais. Aproveite esses momentos de relaxamento com o seu cão de modo que, além do necessário exercício, ele aprenda lições de obediência.

Jogar bola e aprender

Cão brincando e pulando

 

Mas, além de um bom momento para relaxar e queimar energia, o tempo gasto no jogo com nossos animais de estimação é uma excelente oportunidade de ensinar coisas diferentes a eles. Por exemplo:

Para que ele tenha paciência para esperar você jogar a bola;
Aprender a devolver a bola;
A sentar antes de começar a jogar a bola novamente;

Como fazer o cão nos devolver a bola?

Mas, como fazer para que seu peludo te devolva a bola?

A primeira coisa a fazer é esquecer de correr atrás dele implorando para ele te entregar a bola. Pois ele considera isso parte da brincadeira e sempre vai fazer o mesmo.

Então, mais uma vez, devemos recorrer ao reforço positivo. Trazer alguns pedaços de comida para oferecê-lo como recompensa.

A ideia é você mostrar ordem de alimentos como você soltar a bola para pegar o deleite. Quando eu faço, quero felicitá-lo. Então, você vai aprender que o fato de devolver a bola é parte do jogo e também gera recompensas de comida e carinho.

Escolhendo a bola para brincar com seu peludo

Uma questão que você não deve negligenciar é a escolha certa para jogar bola com seu cão. Note que a bola deve:

Ser de materiais que não sejam tóxicos para o seu animal de estimação;
Ser feita com um material resistente para evitar que o animal consiga comer um pedaço;
Tenha o tamanho certo para a boca de seu amigo de quatro patas;

Além disso, certifique-se de que o brinquedo não solte pedaços ou qualquer outro elemento que pode ser arriscado se for engolido.

Cuidado com bolas de tênis

Ainda que as bolas de tênis pareçam ideais em tamanho e consistência, evite-as. Especialmente, se o seu cão é aquele que morde e mastiga tudo o que encontra pela frente.

Estas bolas são revestidas com fibra de vidro, o que produz um efeito similar a uma lixa nos dentes de seu peludo.

O ideal é obter uma bola projetada especificamente para cães ou revestidas por bolas de borracha ou plástico atóxico e textura suave.

 

Alternativas para o esporte favorito do cão

 

Cão correndo com brinquedo

 

No entanto, por mais que brincar com bola seja o esporte favorito do seu cão, essa não deve ser a única maneira dele se divertir ou fazer exercício. Então não se esqueça:

  • Movimente-se com ele;
  • Leve-o para ele te acompanhar em seus passeios de bicicleta;
  • Leve-o para  lugares novos e diferentes;
  • Deixe que ele socialize com outros cães e pessoas;

As atividades essenciais para o seu animal

Não se esqueça que o exercício físico praticado diariamente é essencial para o seu cão para ele se manter saudável física e emocionalmente.

Portanto, você deve assumir a responsabilidade de levá-lo todos os dias para passear e gastar o tempo necessário para que ele se exercite e brinque.

Aliás, é uma ótima oportunidade para que se exercite e descarregue o estresse.

 

Créditods jimthompson.