Brinquedos antiestresse para cães

Brinquedos antiestresse para cães

Sabemos que os cães também ficam estressados. Seja porque estão mudando os dentes quando são filhotes ou porque sofrem ansiedade de separação dos donos quando estão sozinhos em casa, passando por muitos outros motivos que levam ao estresse, a irritação e até mesmo a agressividade. Entre os recursos que podemos utilizar para tentar acalmá-los está o de oferecer brinquedos.

Quais são os melhores brinquedos antiestresse para os cães?

Cachorro mordendo brinquedo

Morder distintos objetos tranquiliza os cães. Ainda que você não acredite, essa é a opção antiestrese ideal para eles. Mastigar e roer todo tipo de coisas são atividades naturais para seu cão.

Por esse motivo, antes que ele comece a morder os distintos objetos que achar espalhados pela casa, é melhor conseguir um grande leque de brinquedos para contribuir e aliviar suas tensões.

Isso também ajudará a manter a saúde bucal do seu animal, porque ao morder de forma constante, será produzida uma massagem para as gengivas, exercitará as mandíbulas e manterá a limpeza dos dentes.

Os brinquedos mais recomendados para acalmar o estresse do cão, sobretudo quando ele fica sozinho em casa, são os que a soltam alimentos. No mercado há várias empresas que vendem esses acessórios.

Você também pode montar os brinquedos do seu cão, prestando muita atenção nos materiais que serão utilizados para a elaboração, para que não impliquem um risco a saúde de seu cão, seja por serem tóxicos ou porque possam se romper facilmente e conter partes que também podem ser ingeridas e venha, a fazer mal ao seu animal.

Com estes objetos, com certeza, seu animal de estimação se manterá ocupado e entretido durante horas, brincando enquanto vai obtendo alimento enquanto morde, mexe ou faz rolar o brinquedo. Certifique-se também de que o brinquedo foi elaborado com um material resistente que não vai soltar peças ou machucar seu amiguinho.

Além de estar contribuindo para que ele esqueça da angústia de ficar sozinho, os brinquedos estimularão a mente do seu animal quando ele precisar procurar a forma ideal para que a comida saia do brinquedo. Esse tipo de objeto, geralmente, permite regular o grau de dificuldade para obtenção do prêmio, dependendo do tamanho do buraco por onde tem que sair a comida.

Outra opção para que ele se mantenha entretido e descarregue seus nervos são os chamados ossos comestíveis. Estes são feitos de materiais naturais que, de um modo geral, podem ser ingeridos sem problemas por seu animal de estimação.

De todas as formas, o ideal é dar ao animal uma variedade de brinquedos para que ele possa escolher o que ele mais vai gostar de morder. No entanto, você deve separar os que podem ser usados sozinho pelo cão e os que precisam de supervisão, para evitar algum acidente com alguma das peças do brinquedo. Se isso acontecer, tire o brinquedo quebrado imediatamente.

Dicas na hora de escolher brinquedos antiestresse para seu animal de estimação

Cachorro mordendo brinquedo

Sempre será conveniente pedir ao veterinário orientações sobre os brinquedos mais adequados para seu animal de estimação dependendo do tamanho, da idade e da raça. Com um mês, já pode começar a dar brinquedos para seu cachorro. As precauções serão as mesmas durante toda vida:

  • Devem ter um tamanho adequado para evitar que eles possam engolir alguma parte com as mordidas;
  • Não devem deteriorar ou fraccionar porque pode provocar obstrução intestinal;
  • Tenha certeza de que os materiais com que foram fabricados não sejam tóxicos e possam implicar em risco para a saúde de seu animal de estimação;
  • Evite que o animal se contamine e lave antes que eles coloquem na boca.

Muitas pessoas usam bichos de pelúcias como brinquedos para seus cães, mas eles não são recomendáveis. Não só pelas partes que podem ser desprendidas e ser engolidas pelo animal (olhos, orelhas, etc.), mas porque podem ser destruídos com facilidade e o cachorro pode comer o enchimento. E, há casos em que os animais animais podem morrer sufocados ou sofrer uma obstrução do intestino.

Em geral, os brinquedos que são vendidos em lojas veterinárias e nos pet shop são seguros. Mas fique atento aos que são comercializados em lojas fora do ramo específico, pois podem ser cópias dos originais e, inclusive, serem produzidos com materiais tóxicos.

Na hora de comprar brinquedos para seu cão, lembre-se que são eles que devem gostar e não você. Tente escolher com os “olhos do cão” e trate de assegurar que os brinquedos além de contribuir tirar o estresse, sirvam para estimulá-lo positivamente.