Brinsks, um cão que sorri desde que foi resgatado

Os pitbulls geram diferentes emoções nas pessoas. Diferentes episódios que foram divulgados nos meios de comunicação geraram verdadeira aversão a animais dessa raça. Mas, ao conhecer Brinsks, o cão que sorri, talvez muitas pessoas mudem essa imagem.

A história de Brinsks, o cão que sorri

Esse pitbull de rua perambulava pelo Brooklyn quando se chocou com um humano e seu cão. Tratava-se do humano Jon e seu cão Demo, e os três se conectaram naquele momento. Jon decidiu ficar com Brinsks, enquanto tentava encontrar o seu dono.

Passaram-se os meses e o dono de Brinsks não aparecia. Por isso, Jon decidiu que devia ficar com seu novo amigo. Naquele momento, o cão tinha apenas 11 meses. Mas, como você pode ver, continua sorrindo 12 anos depois.

Todos as pessoas que conhecem Brinsks, o cão que sorri, afirmam que qualquer pessoa que pense que os pitbulls dão medo, teria que conhecê-lo. O que é realmente surpreendente é que Brinsks sorri com frequência, como se fosse um ser humano, diante de situações que dão prazer.

Jon diz que Brinsks “sorri, se lhe dá guloseimas, quando o saúda pela manhã e quando ele está dormindo”. Seu sorriso pode ser visto em qualquer momento em que o animal esteja feliz, se anda de carro, se se deita no chão ou se está diante do fogo.

É normal encontrar um cão que sorri?

cao-que-sorri-2-e1483059163648

Fonte: www.actitudfem.com

Está comprovado que os cães têm a capacidade de emitir sons especiais e curvar a boca quando estão felizes, gestos que os cientistas identificam com a risada dos humanos.

Os especialistas garantem que a risada que alguns donos têm a sensação de perceberem em seus bichinhos amigos, enquanto brincam ou se relacionam com eles, é na verdade o sorriso de um animal feliz.

Emoções e gestos quase humanos

Não somos tão diferentes. Existem muitas emoções que sempre acreditamos que são exclusivas dos humanos, mas que têm sua equivalência nos animais. Existem muitas sensações, como o amor, a comunicação e a compreensão para com sentimentos alheios (empatia).

Esse gesto de sorriso no cão é muito semelhante ao que produz o rosto de uma pessoa feliz. O ângulo da boca fica mais pronunciado e se estica quase de orelha a orelha. A risada dos cães é fácil de visualizar, quando brincam, quando estão em uma companhia que lhes agrada, etc.

A risada do cachorro tem som?

Investigar se o cão que sorri também faz barulho chamou a atenção de numerosos pesquisadores. Entre eles, está a especialista em comportamento canino Patricia Simonet, da Universidade de Serra Nevada, nos Estados Unidos.

Essa etóloga se dirigiu aos parques onde se realizam reuniões desses animais, “armada” com potentes microfones. A finalidade do experimento era gravar a risada dos cães enquanto brincavam e se divertiam com outros de sua espécie.

Esses estudos chegaram a importantes conclusões. A respiração ofegante dos cães quando brincam não tem o mesmo som sempre. Na metade da diversão, é produzido um som diferente e mais entrecortado.

Esse som é contagioso para os outros cães, transmite-lhes alegria e vontade de se divertir. Dessa forma, seria gerada a risada canina. Essa respiração ofegante entrecortada; uma espécie de huh, huh.

A risada contagiosa

cao-que-sorri-3-e1483059163648

Fonte: www.actitudfem.com

Essas gravações da risada dos cães foram utilizadas em outro experimento. Foram escutadas por um grupo de 15 filhotes. A surpresa dos pesquisadores foi grande ao ver sua reação. Os pequenos explodiram de alegria só ao escutar os sons da risada de outros cães.

Esse impacto positivo das risadas de outros cães está sendo utilizado em abrigos e centros de adoção. Em tais lugares, os sons felizes de outros cães melhoram o estado de ânimo e reduzem o estresse dos cães que sofreram abandono e esperam por um lar.

O significado do gesto

Essa expressão sorridente não indica necessariamente felicidade. Quando a boca do animal se abre só um pouco, com uma aparência leve de sorriso, pode ser que, na verdade, esteja ansioso ou nervoso por alguma coisa. Os sinais de angústia que acompanham um sorriso rígido podem incluir uma pesada respiração ofegante com a língua, gemidos e ranger dos dentes.

Cabe aos futuros estudos determinar os casos em que esses tipos de gestos caninos significam felicidade ou algum outro tipo de sensação.

Fonte das fotos: www.actitudfem.com