O Buldogue, um cão muito divertido

Buldogue

O Buldogue é uma das raças de cães mais famosas e apreciadas do mundo. Originalmente, esta raça era utilizada para o pastoreio de touros e competir em brigas de cães. Entretanto, na atualidade, são preguiçosos amigos e excelentes animais de estimação.

O Buldogue Inglês (British Bulldog) originou-se na Inglaterra sendo um descendente dos Mastins trazidos pelos exércitos romanos. Os buldogues atuais mudaram sua morfologia grandemente, comparados aos exemplares que iniciaram a raça, e a ferocidade que os caracterizou no início, virtualmente desapareceu.

Como animais de estimação, são animais carinhosos e especialmente pacientes com as crianças. Ainda que tendam a ser um pouco preguiçosos, podem chegar a ser cheios de energia durante as sessões de brincadeiras, tendo muita resistência, em especial para as brincadeiras mais brutas.

Características físicas

A aparência do Buldogue é inconfundível: são cães de tamanho médio, membros curtos e baixa estatura. Têm um corpo curto e robusto, com uma cabeça grande e larga em forma de quadrado. As mandíbulas deste cão são grandes e poderosas, especialmente desenhadas para agarrar e conter.

Têm uma caixa torácica grande e ombros largos, com membros robustos. A cauda é curta e se encontra localizada na parte baixa das nádegas. Entretanto, a características mais representativa desta raça encontram-se em seu rosto.

Suas bochechas se estendem para ambos os lados dos olhos, com amplas rugas penduradas. O lábio superior é caído, com a mandíbula inferior sobressalente e o focinho chato. Têm olhos escuros e redondos, com orelhas pequenas e dobradas, em forma de pétalas de rosa.

O corpo é musculoso e suas pernas rechonchudas, mais largas as dianteiras do que as traseiras, com ombros muito largos, tudo isso lhe dá um caminhar muito particular.

Buldogue

Personalidade

Apesar de seu passado sangrento, o buldogue moderno é um cão muito amável e amoroso. Porém, pode ser feroz no momento de defender os seus donos e ter atitudes muito valentes. Em fases mais adultas, os buldogues são muito mais tranquilos e calmos, embora nunca deixem de ser amáveis e brincalhões.

São cães muito sociáveis com as pessoas, embora possam chegar a ser territoriais com outros animais de estimação. Gostam de chamar a atenção e desfrutam muito da companhia de seus donos.

Saúde

Normalmente, os buldogues são cães conhecidos por terem uma expectativa de vida curta. Devido a estrutura física dos buldogues, eles são propensos a uma grande variedade de enfermidades.

A forma de sua mandíbula, nariz e paladar, favorece o desenvolvimento de dificuldades respiratórias e cardíacas, derivadas precisamente de uma má oxigenação.

Além disso, têm tendência a sofrerem de sobrepeso, o que deriva em problemas musculares e nas articulações. Portanto, é muito importante que se eles se exercitem de maneira adequada e levem uma dieta controlada, baixa em gorduras.

Igualmente, não toleram muito bem as altas temperaturas, portanto, você deve estar atento a insolação, em especial em ambientes externos, pois devido a não respirarem muito bem, podem chegar a asfixia se sofrerem uma insolação.

Entretanto, cuidados de maneira adequada, e monitorando o sistema respiratório deles, podem chegar a viver por muitos anos, muito além do esperado para a raça.

Buldogue

Como animais de estimação

Apesar de serem cães carinhosos e nobres, requerem um dono capaz de mantê-los ativos, pois o exercício é vital para sua saúde. Igualmente, é um cão pesado para o seu tamanho, por isso será necessária uma força extra caso seja necessário levantá-los, por exemplo para levá-los ao veterinário.

Em casa, costumam ser pouco ativos, por isso são bons para apartamentos ou espaços pequenos, além de não fazerem muito barulho. Apesar de gostarem de brincadeiras, não brincarão durante muito tempo e tampouco são resistentes a passeios muito longos.

Em geral costumam ter bom um comportamento, exceto em casos de estresse que lhes gere alguma classe de problema de comportamento. De modo que se você quiser um cão amistoso e calmo, o buldogue será uma excelente opção para você.