Cachorro alerta sobre incêndio e salva sua família

Cachorro salva família de incêndio

O quanto devemos aprender com os cães! É que o cão não somente é o melhor amigo do homem, mas também é um ser único, um familiar especial, um companheiro fiel e um guardião incondicional que sempre vai estar presente para nos proteger de qualquer situação de perigo na que podemos estar imersos.

Quando nossa vida está em risco, a primeira opção de nosso amigo de quatro patas nunca é escapar para se salvar, mas sim fazer todo o possível para nos resgatar ou nos alertar sobre a situação que ocorre para que possamos tomar diferentes tipos de medidas com o fim de nos mantermos sãos e salvos.

Isto foi o que ocorreu nos Estados Unidos, quando graças ao alerta de um valente cachorro, 5 pessoas puderam se manter com vida.

Perigo iminente

Bulldog francês

A história se remonta a uma pacífica vizinhança de Miami Dade, na qual uma família feliz vivia tranquilamente com seu cachorro Brown, um lindo e amigável bulldog que sempre foi um dos vizinhos mais queridos, por seu amor com as crianças e seu respeito por todas as outras pessoas da comunidade em questão.

Os qualificativos que pesavam sobre este doce cão se intensificariam e se transformariam em termos heroicos a madrugada do dia 27 de dezembro, dois dias depois de uma celebração de noite de Natal, onde não poderia brincar muito tempo com os menores, devido ao medo que lhe produziam os fogos artificiais.

Nessas primeiras horas de domingo, Brown não poderia dormir tranquilo ao sentir um cheiro muito particular. Ao seguir seu olfato para averiguar do que se tratava, Brown se deu conta de que estava se produzindo um incêndio em sua casa, e sua família se encontrava em grave perigo.

Alerta sobre as chamas

Ao não poder ter acesso aos quartos de seus familiares, o bulldog de 40kg saira para alertar a seu vizinho Ángel Suárez, quem comentou que ao momento que escutava os latidos do cão, sabia que algo estava ocorrendo, já que este não costumava latir a essas horas da madrugada.

Quando saiu para atender ao chamado do cão, observou aterrorizado como as chamas começavam a se reproduzir na casa, situação diante da qual começaria a gritar junto com Brown com todas as suas forças para despertar os moradores do lugar, que se encontravam dormindo profundamente e não sabiam o que estava acontecendo.

Felizmente, conseguiram acordar e, ao se darem conta do incêndio, os 5 membros da família sairiam correndo para finalmente ficarem ilesos e não sofrerem nenhum tipo de dano.

Se tivessem ficado lá dentro por mais alguns minutos, o fato teria se transformado em um tragédia terrível, já que as chamas terminariam envolvendo grande parte do lar, principalmente os quartos.

Brown, o herói de Miami Dade

Uma vez que as autoridades fizeram presença no lugar do ocorrido, permaneceram investigando todos os detalhes por várias horas, sem conseguir determinar concretamente a causa do incêndio, ainda que se presume que este havia se originado por algum problema elétrico.

A única certeza foi que essa madrugada o cão Brown se transformou em uma autêntica celebridade ao resgatar sua família de uma situação extremamente perigosa e delicada.

“Este bulldog segue sendo o amor das crianças e o cidadão mais respeitoso com os habitantes desta vizinhança de Miami Dade, agora é também um herói que todos reconhecem e veneram.”

 

Cachorro bombeiro

Pastor belga

Casos como o de Brown são o máximo exemplo de como os cães, além de qualquer obstáculo, podem proteger ao homem mesmo em situações de perigo extremo.

Não é casualidade que em todo esquadrão de bombeiros seja comum a presença de um cão que lhes ajuda a resgatar as pessoas que continuam dentro do lugar da ocorrência, já que seu olfato e habilidades físicas lhes tornam aptos para este tipo de missões.

Os cães selecionados para estas tarefas devem ser muitos ativos e não ter agressividade. Também devem ser de um tamanho médio, é por isso que as raças mais usadas para estas atividades são:

  • Dálmata;
  • Pastor Belga;
  • Labrador Retriever;
  • Shar Pei;
  • Pastor Alemão.

Sem dúvida alguma, os cães não são somente o melhor amigo do homem, mas também são heróis de quatro patas com quem devemos aprender todos os dias.