Seu cachorro está sozinho? Aqui te damos a solução

Uma das situações mais delicadas para um cão é quando ele fica sozinho em casa, já que isso é algo que pode causar vários inconvenientes tanto para ele como para você.

É que nessa situação é muito comum que ele se sinta triste, ou até deprimido, já que na sua ausência o seu pequeno amigo sofre de ansiedade por separação, o que é algo que gera uma angústia tão forte que uma de suas válvulas de escape é destruir tudo o que encontra ao seu redor.

Se você quer fazer com que o seu cão não sofra e saiba como se comportar adequadamente quando está sozinho, aqui te deixamos alguns conselhos para você seguir.

Se seu cão está sozinho, projete calma e serenidade

cão-triste

 

A peculiaridade mais incrível da inteligência canina é que eles podem ser educados não apenas com palavras ou adestramento, mas também dando o exemplo.

Quando estiver em casa não é importante apenas dar carinho e mimos ao seu pequeno amigo, mas também projetar sempre uma atitude de tranquilidade, o que fará com que o seu pet se comporte da mesma forma dentro de casa no médio prazo. Assim, você ajuda ele a se sentir mais calmo e seguro quando você não estiver presente.

Se você alguma vez já escutou que os cães se parecem com os donos, não é mentira, já que é impossível ver alguém irracional e agressivo com um cão sereno e equilibrado mentalmente.

Não deixe que o seu cão se torne muito dependente de você

Ainda que possa parecer fofinho que o seu cachorro se sinta triste e sinta muita saudade quando você não está presente, isso apenas demonstra que ele não sabe ficar sozinho, o que é algo que pode ser prejudicial à saúde, além de demonstrar que existem algumas coisas que você não está fazendo bem como dono.

É que por mais severo que possa parecer, ensinar seu cão a ficar sozinho é algo que deve ser feito desde que seja filhote, não apenas para que ele não se sinta mal na sua ausência, mas também para que ele seja um pouco mais independente e desenvolva maior segurança com ele mesmo.

Para alcançar esse feito, você deve apenas fazer com que eles valorizem seu próprio espaço, bem como investir o tempo que estiver com eles para brincar, dar carinho, cuidados e alimentá-los.

Se por exemplo você já deu carinho e brincou com ele, e teu cão continua pedindo atenção, simplesmente o ignore, já que dessa maneira ele se acostumará desde pequeno a ver a solidão como algo completamente natural.

Você pensa que isso é algo cruel? Nada disso. Apenas é necessário lembrar que as mães dos cães não lhes dão atenção algumas vezes, logo depois que deixam de amamentá-los, tudo com o propósito de evitar que se tornem muito dependentes e que não possam cuidar de si mesmo.

Faça com que seu cão se sinta cômodo e entretido quando estiver sozinho

Se for muito difícil para você conseguir seguir o conselho anterior, o melhor a fazer é transformar sua solidão num momento em que ele possa se divertir e relaxar, já que dessa maneira não se sentirá triste nem ansioso.

Uma boa opção é comprar um brinquedo, tipo um mordedor, para que ele brinque na sua ausência, esses brinquedos duram bastante tempo e seu cãozinho passará muito bem.

Da mesma maneira, outra boa opção é ter um espaço confortável, quente e acolchoado, onde ele possa descansar, para que, uma vez que você esteja ausente, seu bichinho tenha um lugar especial para ter um sono tranquilo.

É importante destacar que um dos truques que muitos donos empregam é dar comida antes de sair de casa, já que dessa forma o cachorro ficará cheio e irá dormir, assim não haverá nenhum problema quando você estiver fora.

Mantenha uma atitude normal quando chegar e quando sair

cão-e-familia

 

Essa é a melhor atitude a se tomar, já que quando você é muito carinhoso com o seu cão quando chega em casa ou quando você tem que ir pra outro lugar, fará com que eles se sintam condicionados e, assim, sofrerão muito com a sua ausência.

É por isso que ao invés de agir dessa forma, é preferível não dar boas vindas e nem se despedir, já que dessa maneira eles verão tudo como algo muito normal.

Com esses truques, o seu pequeno amigo de quatro patas não terá qualquer problema. Quando seu cão estiver sozinho, não haverá condicionamento especial e ele vai enxergar tudo como algo comum e rotineiro.